domingo, 8 de julho de 2012

Hoje, um jovem de 18 anos disse-me que detestava Fernando Pessoa, que o achava chato, maluco e entediante.
Sorri e fiquei feliz.
Já é quase uma moda, um bem parecer dizer-se que se aprecia o grande Pessoa. É bom ver que alguns não o entendem. Faz-me sentir inteligente e sensível. Pessoa não é para todos. E muito menos serve para modas tontas.

7 comentários:

  1. Concordo! Se por um lado me entristece ouvir alguém chamar-lhe maluco, porque é sinal que não o compreende de todo.. por outro já chega de vulgarizar um dos tesouros mais preciosos que Portugal já teve e algum dia terá..

    ResponderEliminar
  2. Não é fácil entender Pessoa. Nem Pessoa homónimo nem os seus heterónimos e cada vez mais é "moda" gostar de escritores difíceis, verdadeiros anciãos da escrita.

    É como Eça... hoje em dia oiço muita gente dizer que gosta d'"Os Maias" mas, se puxares um pouquinho pelo assunto, pouco ou nada sabem dizer sobre a magnífica história!

    Ou ainda "A Relíquia", de Vergílio Ferreira, obra de que gosto imenso! Poucos a entendem!

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu nunca reparei em alguma moda relacionada com o Pessoa. Mas é normal que a imagem dele se mantenha bem viva pelo menos entre os alunos do 12º ano, que levam com eles à força toda. Ele foi-me introduzido dessa forma, enquanto matéria de português. Confesso que tivemos uma relação um tanto atribulada de início, eu dizia que ele era louco, estúpido, aborrecido, deprimente e tudo mais. Coisas que não deixo de achar diga-se. Mas depois fui-me familiarizando depois de um ano inteiro a estudá-lo e bem, gosto de alguns trabalhos dele, outros digo-te já: faço poemas melhores que aquilo xD

    ResponderEliminar
  4. Rita: sinceramente, acho-o bastante fácil pelo simples facto de me identificar com cada palavra. Torna-se fácil "lermo-nos" em outro. Já Eça, admito que é bom mas não aprecio. Tanta descrição aborrece-me! Perdoem-me os fãs! É um óptimo escritor com histórias girissimas, a Relíquia (do Eça) é leve e divertido. Mas as looooongas descrições... God!
    E Virgilio Ferreira (PERDOA ESTA MÍSERA JOVEM), nunca li. Na minha época já não era leccionado nas escolas e eu, individualmente, ainda nunca tive interesse em averiguar o estilo dele.

    Kim: Dá uma vista de olhos no Livro do Desassossego.

    ResponderEliminar
  5. Bom, dei um erro estúpido que dói mas tens de perdoar esta jovem ao fim de um dia de trabalho! Falava do livro "A Aparição", do Vergílio Ferreira. Empolguei-me com o Eça, está visto =P

    ResponderEliminar
  6. Gosto de poesia e gosto de Fernando Pessoa, tem uns belos poemas no entanto não gostei nada que me tivesse saído no exame o ano passado!! :P

    ResponderEliminar
  7. Ler Fernando Pessoa não é para todos, porque não se entende à primeira leitura...

    ResponderEliminar