sexta-feira, 22 de março de 2013

Educar um bichano



Ontem o gatão decidiu trepar pelos meus cobertores e dormir comigo. Gostei muito de o ter encostado ao meu rosto, quentinho e a ronronar. Mas não é que ele decidiu fazer xixi na almofada e no meu cabelo, bem como coco no edredão?!?
Então hoje já não houve cá mimos! Meti-o no chão e obriguei-o a dormir na caminha dele. Ele trepava, eu punha-o no chão e assim sucessivamente até ele desistir. Também lhe dei palmadinhas no rabo e obriguei-o a ver o coco na caixa de areia a ver se percebe de uma vez por todas que a areia não se come, tem outros propósitos.
O pior é que ele afastou-se de mim. Se normalmente encostava o nariz dele no meu e dormia no meu colo aninhado na minha mão, esta manhã ficou retraído, fugiu de mim, não me deixou acaricia-lo e quando eu o convidei para vir para a minha cama 5min antes de me levantar, não quis.
Ora bolas! Se para educa-lo tenho de ser dura e faze-lo dormir longe de mim e dar-lhe palmadinhas e isso originar um afastamento entre nós, não sei se quero ser dura. Quero criar laços fortes com ele, de amor e mimo. Não acho piada que ele me despreze.

8 comentários:

  1. o gatão é amuado. olha 1 coisa q eu faço. qd dou 1 palmada nos meus, dou de maneira a q eles n vejam q fui eu. lolol
    n sei se me fiz entender e qd eram pequenitos pegava neles pelo cachaço e soprava-lhes...como fazem as maes deles

    ResponderEliminar
  2. Bombocaa: essa do soprar não sabia... boa ideia! Quero realmente que ele me veja como mãe.

    ResponderEliminar
  3. Opah isso nos cães(de fazer xixi em qualquer lado) é normal, mas nos gatos não sabia... Eu já tive muitos gatos, bebes e adultos, e nunca nenhum fez xixi nem coco sem ser no sitio certo e nunca os ensinei... aliás sempre ouvi dizer que essa era a única vantagem em ter um gato e não um cão, dão muito menos trabalho a ensinar, porqe eles só fazem necessidades onde podem esgravatar para esconder!

    ResponderEliminar
  4. mas ele ainda é mt pequenino e está a habituar-se à sua nova casa e aos (que pensam ser os) donos.

    ResponderEliminar
  5. Ritinha: O meu acha mais giro esgravatar no meio da minha peruca e adornar o meu edredão. Tinha de me calhar um revolucionário!

    ResponderEliminar
  6. Eu percebo que queiras criar laços fortes com ele, mas não te esqueças de que é um animal de estimação e tem de lhe mostrar que a casa é tua e as regras és tu que as defines. Há donas cujas vidas são completamente regidas pelos animais, não conseguem sentar-se onde querem porque os bichos recusam-se a sair dos sofás e assim.
    Além de que se queres ser como uma mãe, então terás mesmo de ser: quer na parte dos mimos quer na parte da educação. :) Uma criança também amua quando é castigada, mas vê lá se não cria fortes laços com os pais na mesma. :)

    ResponderEliminar
  7. Vais perder essa guerra!
    coloca uma caixinha de areia no quarto enquanto ele ]e pequenino. Ajuda mesmo!

    ResponderEliminar