quinta-feira, 21 de março de 2013

Parabéns Princesa



Lembram-se de eu vos ter dito há uns meses que a minha melhor amiga tinha um tumor? Falei-vos disso em Outubro… e estamos já em Março e as coisas vão de mal a pior. Os médicos ignoram o tumor, dizem que apesar de estar na cabeça, é pequeno e que para já não representa grande perigo.
Ela treme, desmaia várias vezes por dia sem motivo, tem enxaquecas terríveis que a fazem deixar de ver e ouvir, não consegue estar em certos ambientes, teve já de pôr baixa no trabalho. Ela trabalha a 23km daqui. Se desmaia ao volante, como é? Ela não diz nada em casa para não afligir os pais, mas a mim já me confessou que quase desmaiou ao volante incontáveis vezes.
Os médicos já acharam que ela tivesse cancro do pâncreas (coisinha leve de se ouvir na juventude, sobretudo sendo enfermeira e conhecendo demasiado bem o desfecho caso o prognostico fosse mesmo este), depois deduziram que ela teria um tipo de diabetes raro (também falharam), talvez fosse a tiróide (sem provas conclusivas), certamente será a hipófise (ainda em exames) e etc…
Sendo ela enfermeira e fazendo e refazendo os seus próprios diagnósticos, está a entrar em depressão. Diz que sente que tem algo grave que lhe roubará a vida. E eu sinto-me impotente de ver a minha melhor amiga, esta irmã, neste desespero e eu sem poder ajudar.
Mas guerreira como só ela, fintando a depressão e a doença anónima, vai dentro e 2 semanas concretizar um sonho: vai-se juntar com o namorado. Ela sempre foi a romântica e maternal do grupo, a maternidade é a sua missão na vida. O primeiro passo está dado. Mas com este passo vem o medo dela e da família: será que vai chegar a usufruir da sua casinha em pleno?
Este medo está a consumir-nos a todos mas eu tenho esperança e prefiro ignorar estas sombras futuras e ficar para já feliz, feliz porque ela tem um homem incrível do lado dela, feliz porque qualquer dia ela me dirá que está grávida, feliz por vê-la a tentar erguer-se no meio do caos, feliz por ter o privilégio de ser amiga dela e poder relembrá-la a cada dia do quão forte ela é.

Hoje ela faz 24 anos.
Ela que sempre adorou festas e maquilhagem e estética, este ano fechou-se em casa. Nem o telefone atende. Acha que este pode ser o seu último ano de vida e, como tal, não vale a pena comemorar tristezas. Diz que não tem ânimo para enfrentar este aniversário.
Eu, Raven da Aparição, poderia aceitar a decisão dela e ter pena. Mas os amigos não servem para ter pena e sim para dar a mão e levantar. Portanto, hoje às 20h, quando ela for jantar na casinha dela, eventualmente de pijama, com os pais e namorado, terá uma surpresa. Eu, mais 2 amigas e os tios e primos dela vamos lá aparecer com bolo e prendas!
Ou me mata ou chora de emoção. Aposto mais na segunda.
Andei a semana toda a fazer telefonemas, a chatear parentes dela, a combinar sigilosamente tudo com a mãe e o namorado dela e hoje vou-lhe mostrar que jamais a deixarei cair.

12 comentários:

  1. Que história comovente...espero que ela fique bem e que descubram o que é que ela tem! Parabéns para ela e a ti por a fazeres mais feliz no dia de hoje!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns a ti por seres essa amiga !

    ResponderEliminar
  3. Toda a força do mundo para ela e para ti que estás ao lado dela! *

    ResponderEliminar
  4. Eu também desmaio do nada, tenho dores de cabeça horriveis que me obrigam a fechar sozinha no quarto as escuras, perco o ar e a sensibilidade das mãos.. Tenho apenas 19 anos e nunca descobriram nada. Acham que é ansiedade, no entanto, isto já acontece à pelo menos 5 anos. Os médicos ignoram as queixas dos mais novos..gostava de saber porquê!

    ResponderEliminar
  5. Essa situação não deve ser nada fácil =/

    Acho que fazes muito bem :) os amigos não desistem!

    ResponderEliminar
  6. Já andava a algum tempo para te perguntar por ela. Desejo sinceramente que descubram o que é e que comecem a dar a importância devida à situação. Parabéns a ela pelo aniversário e por ter amigas assim como tu!

    ResponderEliminar
  7. No inicio deste ano, perdi alguém com um tumor no cerebro, em 1ano e 6meses descobriu, lutou e faleceu. Era o namorado da minha melhor amiga, com a qual já namorava há 13\14anos.

    Acho que ela deve procurar outros médicos, se ainda não o fez!

    ResponderEliminar
  8. Sara: Mas ignorarem um tumor na cabeça por acharem que os sintomas dela são demasiado graves para serem causados por ele parece-me excessivo! Enquanto andam à procura nem sabem do quê, o tumor cresce.

    Ritinha: Ela vai tentar o privado.

    ResponderEliminar
  9. O quê? ignoram porque acham que os sintomas são excessivos para o tumor? Eu não sou médica, mas toda a gente sabe que o cerebro comanda o corpo, e se o tumor estiver a crescer, pode apanhar essas zonas. O meu amigo, também teve desmaios, e dores de cabeça, aliás foi assim que descobriu. E depois de descobrir, começou a ter problemas de visão e de sensibilidade e foi tudo devido ao tumor, e ele chegou a ser operado, mas não conseguiram remover tudo.

    Ele andou num privado, acho que ela faz bem em pedir uma nova opinião, porque se for tratado a tempo, pode ter cura.. Eu conheci uma rapariga que também teve no cerebro, esteve muito mal mesmo, ninguém pensou que ela se safava, porque físicamente estava muito debilitada e ela conseguiu, levou muitos anos, mas conseguiu!

    ResponderEliminar
  10. Ritinha: Exactamente isso. Achas normal? Dizem que o tumor é benigno e pequeno e logo não causará nada de especial. Receitam-lhe aspirinas e pronto. Achas normal?!?!? O certo é que todas as suspeitas e diagnosticos são descartados pelos respectivos exames e o tumor continua lá... E porra, se fosse comigo, bem podia eu morrer que nem sabia de onde ia. Mas a minha amiga é enfermeira, ela entende, imagina, avalia... ela deve fazer 30 diagnosticos por dia e disseca-os até à axaustão. Ela acredita que tudo parte daquela massa na cabeça porque, como bem disseste, o cérebro é tudo. Não sei onde raio andam estes médicos a estudar!

    ResponderEliminar
  11. Que gesto tão bonito :) Espero sinceramente que ela melhore, mesmo que as previsões apontem em sentido contrário.

    ResponderEliminar
  12. Só agora li este texto. Isto sim, é amizade.

    ResponderEliminar