segunda-feira, 14 de março de 2011

Ain...



Estou tão farta desta gripe!!!
Há uma semana assim? Fogo… Nunca tomo nada e passa-me logo tudo em dois dias. Desta vez, cedi à medicação e dá nisto…
Raios partam os vírus!

terça-feira, 8 de março de 2011

Somos sempre Belas! Mesmo que tenhamos o Monstro ao lado…

Pena que só tenhamos um dia oficialmente dedicado a nós durante o ano inteiro.
Mas enfim, de todos os modos, todos sabem que os 365 dias do ano são nossos!
Sim, porque nós somos a engrenagem do Mundo, nós damos vida, nós arrancamos sorrisos, temos graciosidade, somos sempre belas e elegantes (nada de piadinhas sobre senhoras maiores! A elegância não se consegue com uma cintura 34, vem de berço!), temos roupas deslumbrantes (não andamos sempre feitas pinguins), temos a maestria de correr em saltos altos, somos giras até quando fazemos caretas, dominamos os homens com muito jeitinho… enfim, somos criaturas maravilhosas!!
Portanto, um feliz dia a nós, MULHERES, que carregamos o Mundo às costas, sendo capazes de um estofo e dureza inacreditáveis e sempre sem perder a doçura.

segunda-feira, 7 de março de 2011

Adoro!



Num país que se diz laico, mas onde 99% dos seus feriados e festividades são de cariz católico, sabe bem sair à rua e ter um espírito diferente.
Adoro o Carnaval!
Devia ser todos os meses.
Com ou sem máscara, o ar que se respira nesta época é inigualável.

quinta-feira, 3 de março de 2011

As ironias da vida são f******!



Há mais de 1 ano atrás:

Ela: Amiga, tendo em conta os estragos que tu fazes, claramente o homem da tua vida, se existir, será um sacana da pior espécie, que irá virar-te de cabeça para baixo!
Eu: Ai credo! Achas? O homem da minha vida não existe! A única forma de eu cair de quatro por alguém é se ele me fascinar. Se ele for inteligente, tiver bom gosto, for criativo e talentoso e com grande capacidade de me surpreender. Ah! E que não seja meloso nem romântico…
Ela: Pois então ele aparecerá! Acabaste de descrever 90% dos sacanas que andam por aí!


Ora pois nem mais! A minha amiga tinha razão.
Conheci á quase 2 anos um “sacana da pior espécie”, que é portador de uma eloquência confusa e fascinante, com uma pitada de ambições na carreira política, escritor de mão cheia, muito no rumo de Pessoa e que ainda pinta nas horas vagas (tem telas interessantes…).
Como se não bastasse, ainda traz de oferta um cabelo negro despenteado, uma barba (como eu adoro barbas!!!), um brinquinho na orelha e 3 pequenas tatuagens (Deus!! Como eu aprecio estas coisas!).
É um camaleão! Adapta-se a tudo, gere bem as circunstâncias, reinventa-se e escreve o seu próprio destino.
É o homem da minha vida? Provavelmente!
Qual o problema, então? Gere uma dezena de mulheres por dia e mete a pila em todas elas!
Mas de facto, ele deveria ter contrato de trabalho! É um cabrão profissional, dificílimo de apanhar em falso, com um doutoramento nota 20 na cabrice.
Admiro-o.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Parabéns a mim!



Pois é, hoje faço anos!
E não gosto nem um bocadinho!
Não lido muito bem com a ideia do passar do tempo, da evolução do corpo humano, de envelhecer…
Sei que são apenas 22 mas ainda assim, acho chato ser aniversariante.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Ainda tenho uma réstia de esperança na juventude…


Sempre fui um pouco negativa quanto ao futuro da humanidade.
Creio que as pessoas não percebem do que se trata a vida. Esperam que o tempo passe, esperam algo da vida, esperam, olham… e ali ficam!
Uma vez, uma professora disse-me: “ Se não encontram oportunidades, criem-nas!”.
Este deveria ser o lema desta geração que se diz “à rasca”.
Como jovem, vejo cada vez menos saídas e torno-me cada vez mais passiva. Mas isto não está certo! A vida não é desculpa, é incentivo! Portanto, toca a criar! Vamos ser todos descobridores, aventureiros de bússola na mão, adentrando pelo mato da vida.

Neste sentido, fiquei feliz ao encontrar-me agora nestas mini-férias que tive, com alguns amigos que não via a algum tempo e ficar a saber que:
- A minha amiga Isabel cancelou a matrícula no ensino superior (esperta!) e vai abrir dentro de 2 semanas uma loja de roupa para crianças (corra bem, corra mal, ao menos teve garra e impulso empreendedor).
- A minha amiga Marta vai para o Porto tirar um curso de fotografia, gosto e talento que descobriu o ano passado (e tem talento mesmo, que eu vi!).
- O meu amigo Filipe anda todo entusiasmado a fazer voluntariado na APPCDM da nossa cidade e anda a recolher vários tipos de coisas para enviar para Moçambique.
- A minha amiga Raquel anda a escrever poesia, na esperança de um dia publicar um livro.
- O meu amigo Jaime iniciou-se agora na pintura (é o homem das artes! Ele é eloquente, ele escreve que nem Pessoa, ele pinta…).
- O meu amigo Ricardo assumiu a presidência da empresa de família e tem-se saído muito bem, dando um novo impulso ao negócio.
- A minha amiga Maria está a pensar fazer um retiro espiritual numa antiga quinta, pertencente a um grupo de frades.
- A minha amiga Joana vai começar a compor músicas para uma banda.

Posto isto, só posso dizer: viva a juventude!
Porque quando queremos, podemos tudo. E A juventude é o maior e melhor impulsionador que conheço. Que fique claro que me refiro a todos os tipos de juventude, sobretudo a de espírito. A minha amiga Maria é já mais velha, tem 46 anos e contínua com força para procurar a sua paz.
Abrindo os olhos a esta realidade, só me resta ser mais positiva e ver mais luz na escuridão. E resta-me também ganhar força e ímpeto para iniciar o meu caminho, seja ele qual for.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Será um sinal de Deus como nos filmes?

Então não é que desde ontem estou com uma vontade enorme e inexplicável de ir a Barcelona?!?
Adoro Gaudí, mas Barcelona nunca me despertou a atenção. Agora de repente, uma manhã, acordo assim.
É parvo… Não é bem uma vontade, é um pressentimento. É como se eu tivesse a certeza que algo está à minha espera em Barcelona. Não consigo explicar melhor, até porque nunca senti isto, nunca tive pressentimentos.
É uma vontade tão grande que quase me sufoca. SINTO MESMO que preciso ir lá, preciso ficar lá uns dias. Algo me chama, algo me aguarda.
Ou isso ou sofro de esquizofrenia, o tempo dirá.






quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A serpente sibilou...


… e a Raven mordeu a maçã e foi expulsa do Paraíso…


Não, não fui!
Mais ou menos…
Explico: desisti dos 2 últimos exames.
Já estava tão exausta de não dormir que na terça-feira de manhã tive um colapso e precisei ir ao hospital. Diagnóstico: cansaço e má alimentação.
Pois… Olha que novidade…!

Eu disse que cancelava a matrícula, não foi?
E, de facto, queria muito fazê-lo mas… eu já demasiadas coisas em aberto na minha vida, não quero deixar mais uma etapa incompleta. Vou-me manter por aqui, estudando um pouco, trabalhando bastante…
Surpreendentemente, a ideia de ficar mais um ano na Universidade agradou-me. Só um semestre para fazer?!? Isso significa que posso trabalhar muito, juntar dinheiro, terminar a licenciatura e viajar. Como eu quero viajar!

Esperemos que as coisas não se compliquem e tudo corra como estou a idealizar. Seria tão bom…
Aqui fico, nesta paragem da Vida, aguardando o primeiro autocarro que passar e logo vejo onde ele me deixará.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

4!!!!



Eu tenho 4 exames esta semana!
Um por dia!
Um hoje (já está… ufa!), um amanhã, outro quarta e por fim, um na quinta… É óptimo, não é? Vou deixar de dormir, de comer, quiçá de respirar!
O pior de tudo?

- de várias cadeiras que já tive com a Prof. de manhã, NUNCA consegui passar com ela a nenhuma!
- o exame de quinta feira é SÓ de história da arte (da pré-história ao renascimento, com tudo incluído: pintura, escultura, arquitectura).
- só tenho uma noite para me dedicar a cada exame.

E a cereja no topo do bolo…


...eu prometi que se chumbasse em algum destes exames cancelava a matrícula…




PS: regresso ao blog no fim da semana e, já agora, se forem religiosos, rezem por mim!!

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Viver é um capricho?



Estou perdida!
Mais do que nunca.
Não quero parecer mimada ou ingrata, sei que não o sou. Eu já tive tudo; dinheiro, status, um futuro “promissor”.
Contudo, não me sentia bem. Tudo o que tinha eram correntes, amarras para me manter boa filha, boa rapariga.
Esforcei-me para vir para a Universidade. Eu queria tanto…! Consegui. Aqui estou.
Nestes 4 anos tudo mudou.
Percebi que o que me trouxe até aqui foram valores errados, sonhos que não nasceram em mim.
Uma licenciatura não vale de nada! Muito menos hoje em dia.
Fartei-me de ser a menina-princesa, acatando as disposições de um Pai que pode muito bem ser a reencarnação do Hitler.
Um dia alguém me disse: “Olha-te no espelho e vê se gostas da pessoa que está do outro lado”.
Eu olhei e não gostei. A mulher que me olhou desde o espelho era fria, uma máquina programada e triste.
Sempre me disseram, desde criança, que eu tinha um olhar muito triste. Pensei nisso… Eu era uma princesa triste! Que história tão clichet!
Percebi então que não há nada mais perigoso do que uma pessoa que não tem nada a perder. E eu não tinha. Dinheiro? Status? Não… Eu não tinha nada REAL a perder.
Cortei as amarras, arranjei um part-time, mantenho-me sozinha na Universidade.
Mas ainda não é o suficiente… Sei que este não é o meu caminho. Sinto-o.
Queria cancelar a matrícula e ir VIVER. Talvez fazer um voluntariado em África…
Hoje o meu melhor amigo disse-me que eu estava a querer largar uma boa vida por causa de um capricho.
Boa vida? Um futuro incerto, sem dinheiro para pagar propinas e podendo estar na rua a morrer à fome amanhã mesmo? Aturar uma mãe comodista que vive do rendimento mínimo sem nem se esforçar por procurar um emprego?
Capricho? Tentar contrariar esta loucura capitalista do século XXI e procurar o meu caminho é um capricho?
Viver é um capricho?
Só podemos e devemos existir?
NÃO!!! Eu não morrerei a existir.
O ser humano precisa de VIDA nas suas veias.
Os mortos devem estar no cemitério, não nas ruas.