domingo, 22 de dezembro de 2019

Das coisas que não compreendo

Esta polémica toda em redor do especial de Natal do Porta dos Fundos.
Para quem não conhece, é um colectivo de humoristas brasileiros que fazem videos sobre diferentes temas, todos divertidos e alguns sobre temas bíblicos.
Como todos os anos, fizeram um Especial de Natal. Só que este ano, o tema passa por um Jesus Gay, uma disputa parental entre José e Deus e uma Maria indecisa no seu amor.
E pronto, no Brasil lançaram um abaixo assinado que já conta com meio milhão de asinaturas onde exigem a punição do Porta dos Fundos legalmente pelo crime de "Vilipêndio da Fé".
Vocês não sei mas eu cá tive dir pesquisar que raio é isso e na verdade é um crime de profanação de artigos / imagens religiosas (vale relembrar que em estados laicos este crime não existe, não consta de nenhuma constituição). E após maior pesquisa, vi que desde 2013 não houve um ano que os brasileiros não se ofendessem e metessem o Porta em tribunal. Igualmente, desde 2013 que o tribunal explica anualmente o conceito de liberdade de expressão, Estado Laico e ainda assim esta gente não compreende.
Este ano não foi excepção como se pode ler AQUI

O que mais me irrita é ver portugueses a patilhar e assinar esta petição.
No Brasil até entendo, vendo em quem votaram e a ascensão irracional do poder evangélico, aliado aos baixos niveis educacionais. Mas nós? A sério, malta?
E irrita-me ainda mais ver amigos próximos com estas conversas de merda. Faz-me pensar se devemos amar os amigos acima de tudo ou se devo antes começar a seleccionar melhor os cérebros com que me dou.
E ainda cai no erro de começar um debate com um deles sobre o tema.
Óbvio, desisti. Que gente tão irracional. Quando usam como argumento o "Não se pode gozar com a fé católica porque é a única, a verdadeira, a supratudo"... acho que não há espaço para mais conversa.
E menos quando um me diz "Ok, se não podem ser punidos legalmente que o sejam fisicamente".
Ahhh a caridade cristã! Tão bom!

Ainda assim, fico contente ao ler ISTO
Apesar de um amigo ter comentado a noticia dizendo "A festa ainda não acabou".
Enfim...!

E para finalizar, deixo-vos o fantástico texto do Guilherme Duarte sobre esta parvoíce!

AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário