sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Do México X

Cenotes

Das coisas que sempre fizeram parte do meu ideário desde miúda, era nadar num cenote no México. Sendo que em pequena, era algo que me parecia assustador e duvidava se seria capaz. A primeira vez que vi um, foi num livro infantil sobre tesouros da arqueologia, onde aparecia o cenote de Chichen Itzá e explicava para que era usado. Lembro-me de achar a foto por si só assustadora e parecer que o livro me ia engolir.
Nunca pensei sequer que algum dia estaria frente a frente com ele.
Muito menos pensei que nadaria nuns quantos.
Nadei em 8.

- Kankirixche (o meu primeiro e inesquécivel)
- Il Kil
- Agua Dulce
- Palomita
- Xkeken
- Samula
- Zaci
- Suytun

A primeira vez é a mais estranha. Tudo é meio assustador, ainda vamos com aquela informação em mente (aqui atiravam os corpos sacrificados, estamos a nadar sobre ossadas). E a temperatura da água dá-nos ali um choquezito inicial. Contudo, depois só queremos é ver mais e de varios tipos e nadar em todos!





















Sem comentários:

Enviar um comentário