terça-feira, 5 de maio de 2020

Do ego

Coisas que me irritam: a página de Facebook do Projecto Caixas Solidárias.
Ou seja, a ideia está incrivel! Admiro o seu fundador e idealismo, deve ser um ser humano lindo.
Mas a página que deveria ser só para as pessoas irem informando onde meteram caixas e assim actualizar um mapa que lá anda a circular que permite a quem precisa saber onde pode encontrar uma caixa à mão, acaba por se tornar no movimento "Eu sou mais altruista que tu porque fui já lá 4x hoje e tu só uma!".
É que parece um diário de WC!! É o dia inteiro, egos e mais egos, a actualizarem quantas vezes vão à caixa solidária lá do bairro e quantas latas de atum levam. Há algum prémio para quem doa mais? Além do peito inflamado e da estupidez brilhante?
A acção é linda, a ideia está incrivel. Tão incrivel que seria maravilhosa que continuasse no mundo Pós-Covid. Mas seria mais bonito ainda se as pessoas fossem cuidando as caixas e quem delas usufrui com descrição, amabilidade, empatia e respeito. Porque isto de expôr quem doa (algumas vezes até já dizem a quem) e estarem sempre a colocar holofotes em si, já roça o mesquinho, o palhaço e a humilhação ao próximo.

5 comentários:

  1. Pior ainda, para mim (que não sigo a página mas já vi umas quantas publicações) é fotografarem quem vai lá servir-se. Não sei se é habitual mas vi pelo menos uma publicação deste tipo, a mostrarem um idoso a ir buscar comida, comentando que pelo tamanho do saco, não teria tirado muitas coisas. Achei uma enorme invasão de privacidade e dignidade, não há-de ser fácil ter de nos socorrermos destas caixas para podermos comer, não precisamos de ter a cara estampada na net. Tal como tu, acho a ideia do projecto fantástica mas tem de haver alguns limites nas publicações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não vi! O que só me dá mais razão... que nojo de atitude! Tenho visto sim esses comentários à quantidade de bens que as pessoas retiram!
      Incrivel como até o altruismo é moda e competitividade.

      Eliminar

  2. Sim, excelente iniciativa mas como tudo precisa do respeito e o pôr-se no lugar do outro coisa que muita gente lhe falta... Vamos voltar a ter um pico da chamada pobreza envergonhada e só o facto de vir a descobrir o seu nome numa rede social pode tornar as coisas ainda mais complicadas para quem precisa a nível psicológico e social.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro! A exposição, a vergonha... esta gente ajuda humilhando!

      Eliminar
  3. Infelizmente as pessoas ainda não perceberam que a verdadeira solidariedade é aquela feita pela calada, que não necessita de agradecimentos nem de palmadinhas nas costas. Há muito quem devesse estar preocupado em encher o coração e não o ego...

    ResponderEliminar