terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Balanço de fim de ano

Sei que ainda não é dia 31, não comemos as passas trancafiados em casa nem ouvimos o fogo de artificio nem a Teresa Guilherme no fim de ano do Big Brother mas...
Decidi pensar neste 2020. Que sendo dificil, desafiador, tendo puxado o tapete a muitos, a verdade é que só me trouxe coisas boas.

- Fiquei efetiva pela 1a vez na vida
- Estou em processo de compra de casa
- Consegui colocar-me em 1o lugar e ser corajosa, deixando um emprego que não me fazia feliz, no meio de uma crise mundial (económica mais, até).
- Readaptei rotinas
- Voltei a ter tempo para mim
- Auto-critiquei-me como nunca e percebi cada ponto em que me vitimizava (ainda estou em processo de me encarar a sério e decidir o que quero desenvolver ou eliminar)
- Desenvolvi mais do que nunca hábitos de gratidão
- Aprendi a ouvir-me mais (também ainda em desenvolvimento)
- Conectei-me à natureza e aprendi o quanto a Flora é importante para mim
- Aprendi muito sobre os meus defeitos

Na verdade, 2020 foi o meu retorno há segurança e prosperidade. Comecei o ano com uma vida económica bem baixa, como nunca tinha tido; com emprego na minha área mas precário e mal pago e eis que a crise me abriu uma excelente porta e me catapultou para um plano superior que há muito não tinha. Só tenho a agradecer a 2020.
Agora vem o desafio: sendo grata por toda a qualidade de vida que este ano me trouxe... e os outros? Sei que é irracional mas cada vez me sinto mais culpada de me ver bem e os outros a "cair".
Neste sentido um dos meus desafios para o próximo ano é dar mais. Doar. Dar-me à sociedade. Só ainda não consegui entender como. Como posso ter alguma ideia, projecto, que melhore o que aí vem?

2 comentários:

  1. Talvez apoiando algum projecto que já exista e faça trabalho nesse âmbito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensei nisso :)
      Mas como estou aqui enrolada num processo de compra de casa, pensei 1o decidir em que zona vou viver e depois a partir daí pesquisar o que há e onde posso ser útil.

      Eliminar