domingo, 6 de dezembro de 2020

Circulo Circadiano

 Já ouviram falar?

Houve até quem já tivesse ganho o prémio Nobel por investigações sobre ele.
Basicamente, é o nosso relógio interno. Nosso e de todos os seres vivos: animais e plantas.
Explica como deveriamos ouvir o nosso corpo e adaptar a nossa rotina, sem o danificarmos.
Por exemplo, eu sou uma completa noctivaga! Durmo muito perto das 4h da manhã é acordo as 13h. Faço muito isto!
Resultado: fiz análises ao sangue que demonstram um elevado nivel de cortisol (que é a "hormona" do stress e também aquela que deve surgir naturalmente em nós no nascer do sol. Mas claro, eu estimulo e engano o meu corpo com luzes artificiais, ecrãs, até quase ao amanhecer, adormecendo-o depois em periodos solares.
Isto também explica que muita gente se esforce e não consiga emagrecer (poderão estar a comer em periodos em que o vosso corpo não tem tanta força para processar alimentos). 

Neste sentido e pegando no famoso "Clube das 5am" (mais info AQUI), ando muito empenhada em alterar rotinas. Vou no 6º dia.
Não acordo as 5h, é certo. Mas para já tenho conseguido acordar entre as 6h e as 7h. 
Tomo um chá em jejum, um café e um sumo verde (espaçando minimo 30min entre eles), medito (estou a fazer um curso de meditação de 3 meses), faço alongamentos e vou para o quintal ler com os meus gatos. Resultado: reduzi as horas em frente à TV (esta decisão tomei já em Março) e aumentei o meu tempo de leitura e estudo de coisas novas. Inscrevi-me em imensos cursos de áreas que sempre me interessaram e eu achava que não tinha tempo (desperdiçava-o!). E agora estou a tentar otimizar as minhas noites. Reduzir a TV (já só vejo 1h de tv diária e é a noite), e trocá-la por mais leitura.
A ideia é quando morar só, não ter qualquer objecto de tecnologia com luz artifical dentro do quarto.
Proximo passo: ter plantas, mexer na terra, tentar compreender a fauna. E ter um difusor de oleos essenciais e verificar se isso ajuda no meu sono.

2 comentários:

  1. Eu adoro estar acordada a noite, aquele silêncio e calma ♥
    Mas quando trabalhava e treinava acordava às 06h e também adorava até porque aproveita-se mais o dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso. O silencio... eu até noto que sou mais produtiva de noite.
      Mas quero mesmo alterar isso. Noto que a vida está a passar por mim. Porque depois, nas folgas, durmo o dia todo.

      Eliminar