quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Marrocos Road Trip I

Ainda não vos tinha falado da minha viagem de fim de ano a Marrocos. Chegou o momento.
Fomos 10 dias, completamente por nossa conta.
Alugamos hotel ou casa através do airbnb ou Booking.
Alugamos carro, também. O aluguer é barato, a gasolina idem. O conduzir em Marrocos não é de todo complicado. Eles respeitam muito as regras excepto nos centros mais urbanos. Ou seja, encontramos algum caos no centro de Marraquexe e Fez. De resto, tudo muito tranquilo. Fomos até multados! Houve um dia, em plena autoestrada, que o limite era de 120km/h e nós iamos a 144km/h. Fomos parados pela policia, explicaram-nos a infração, fomos multados no equivalente a 15€ e deram-nos um recibo com o dito pagamento e uma declaração que especificava tudo o que tinha acontecido, em inglês. Muito eficazes, de facto!
Claro, convém alertar-vos que as duas linguas oficiais são o árabe e o francês, portanto não é assim tão comum encontrar quem fale inglês. Neste caso tivemos "azar". Porque houve outros dois momentos em que fomos mandados parar, mas ao verem que não entendiamos o francês, faziam um gesto de impotencia com os braços e mandavam-nos seguir.
Sobre o itinerário, fomos nós que fizemos, recorrendo à pesquisa do google e a algumas sugestões num grupo de viagens no Facebook.
Decidimos o que queriamos ver, que experiencias queriamos ter e assim planificamos a nossa rota. Em nenhum momento contratamos guia, excepto para nos levar ao Deserto do Sahara. Aí sim, não há outra hipótese: só com tour. Cada empresa tem o seu acampamento no deserto e há de diversos tipos, mais económicos ou mais luxuosos. Mas para adentrar no Sahara só mesmo com um tour que te leva em Jipe ou de Camelo.
De resto, andamos sempre por nossa conta, seguinto as sugestões da internet.



  • MARRAQUEXE
Foi a cidade mais agressiva que encontramos, onde as pessoas conduzem pior, são menos simpáticas e onde vivemos alguma tensão. Foi a que menos gostamos, com toda a certeza!
Mas foi o nosso primeiro contacto com Marrocos; voamos directo a este aeroporto. Eu mais tarde, e quando lá cheguei, já o Marido me esperava como um bom principe:

 
Como eu adoro Rafaellos !!


Estima-se que existam cerca de 10mil fontes

Nós já muito ambientados às vestimentas locais


     Mother of cats





Sem comentários:

Enviar um comentário