quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Só uma dúvidazinha: na Constituição Portuguesa não está lá escrito que o Estado é laico?

Vi hoje no telejornal algo que me deixou a alminha parva!
Então não é que a Igreja acedeu a eliminar 2 feriados sempre e quando o Estado elimine 2 feriados civis?
Ora vamos lá a raciocinar, meu povo: desde quando é que a Igreja manda alguma coisa num país?!?
O Estado é laico! Pelo menos em papel… Mas enfim, isso é tema para outro post. Mas continuando, Portugal é uma democracia e é laico. Laico há muito tempo. Por isso não entendo esta negociação. O Estado não tem nada que se adaptar às vontades do Catolicismo! O Estado deve ser a força maior do país.
Os cidadãos não têm a obrigação de ser católicos. Não têm a obrigação de negociar os seus feriados nacionais e patrióticos em prol de uma crença que não é compartida por todos.

4 comentários:

  1. Raven, tanto Portugal como España son países de cultura y tradición católica. Las fiestas religiosas han sido siempre aceptadas por todos (Navidad, Semana santa, etc...) Es normal que la iglesia tenga algo que decir, si bien es cierto que Portugal es un país laico pero no renuncies a la tradición positiva que, al fin y al cabo, forma parte de tu cultura, de tu civilización, de la tuya y de tus antepasados.

    Raven, me gusta mucho tu blog.
    Un saludo
    L.

    ResponderEliminar
  2. Laberinto:
    Comprendes lo que escrivo? Entiendes Portugues? Que bien! Gracias por tu visita ;)
    Tienes razon sobre lo que has dicho pero aun asi... no estoy de acuerdo! La tradicion no es argumento para todo. Soy a favor del avance, del pensamiento y creo que las creencias religiosas son personales, individuales y para tratarse en casa o en el templo.
    ps: perdona si cometo errores en mi castellano escrito.

    ResponderEliminar
  3. Basta compreender que um país se funda com bases religiosas, caso contrário não existiam tantos feriados católicos, portanto faz todo o sentido que se procure uma coerência com a igreja antes de se tomar uma decisão mais definitiva. A democracia é exactamente isso.

    ResponderEliminar
  4. Ramalhete:
    Também a Época Moderna teve por base a expansão e a escravatura e nem por isso tenho um negro aqui no quintal.
    Os países evoluem. E o país é democrático, como bem disseste, mas também é laico. Se bem que só em papel, o que é uma vergonha. O Humberto Delgado deverá estar a dar 3 cambalhotas no túmulo, já que foi ele o que mais batalhou por isso.
    O Papa vem a Portugal e o Estado paga metade da visita. Vem cá o Dalai Lama e tem de ser a comunidade budista a pagar tudo. É democracia? É que se for deveria funcionar igualitariamente para todo e qualquer culto. Pelo menos é o que diz a constituição (estudei História na Universidade e o meu tema de preferencia sempre foi a religião, tenho uma implicancia de estimação pelos dogmas, além de um professor me ter obrigado a ler a constituição). Tenho a minha opinião e sei porque a tenho.

    ResponderEliminar