sábado, 18 de fevereiro de 2012

Estarei a ver pelo prisma errado?

O João disse-me hoje algo deste género:


Não foi tão bonito e metafórico mas percebem a ideia, certo?
Basicamente, ele acha que eu sou uma eterna miúda que não tento compreender o lado dele, o lado de homem de 30 anos com outra postura.
Isto fez-me pensar já que é exactamente disso que eu também o acuso, de não respeitar o meu espaço jovem, liberal e com necessidades a anos-luz das dele.
Ambos usamos as mesmas palavras: falta de respeito.
Para mim a conclusão é óbvia! Queremos o mesmo mas em quantidades e situações diferentes. E lá venho comprovar que eu tenho razão, a chave de todo o problema é a idade! Mas será que há algo que se possa fazer? Porque o João não pode regredir, não pode andar a fazer coisas de 20 anos que já fez e já deixaram de fazer sentido para ele. Tal como eu não posso saltar etapas próprias na minha idade e comportar-me como se fosse mais velha, porque não sou.
Ora bolas! Em que ficamos?
Aceitam-se urgentemente conselhos.

Ps: e não me venham com o conselho do “conversem e encontrem um meio-termo”. É que isso já nós tentámos uma dezena de vezes e surge sempre algo que nos demonstra que não conseguimos.

10 comentários:

  1. "e surge sempre algo que nos demonstra que não conseguimos."

    para quê insistir então?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo: porque acho que uma coisa é uma relação acabar por agressões, traições, faltas de respeito, etc. Outra coisa muito triste é abrirmos mão de uma relação onde exite muito, imenso amor, simplesmente porque não estamos a conseguir conciliar as diferenças. E tenho sempre esperança que um dia se faça Clic e um de nós descubra a fórmula para conjugar tudo.

    ResponderEliminar
  3. 1 Não conheces ninguém da tua idade, ou até mais novo, que esteja junto com alguém bastante mais velho?
    2 Tens noção que ele descarrega em ti as inseguranças dele, mas será que sabes se estás a descarregar as tuas nele?
    3 Ambos dizem que se amam muito, mas algum de vós está disposto a ceder em alguma coisa em favor do outro?
    4 Se tivesses só mais 1 ano de vida, o que fazias?

    ResponderEliminar
  4. Duality: cada vez gosto mais de ti, obrigas-me a pensar. Vou-te responder por ordem.
    1- Conhecer, conheço... a irmã do João! lol
    Tem a minha idade, está com um homem com mais 13 anos que ela e casou com 20 aninhos. Um crime na minha opinião. Portanto ela não me poderá nunca aconselhar já que ela gosta do seu mundinho de mulher casada e perdeu todo o contacto com amigos. Vive para a família e já anda desesperada por um bebé.
    2- Tenho completa noção. Daí o meu último post de ontem. Tenho de superar o meu passado porque ele é uma explicação mas não uma justificação. E só eu o posso resolver.
    3- Aqui está o problema... há coisas que não dá mesmo, são uma questão geracional, de mentalidade. Resulta quase como uma ofensa para o outro. Mas no geral, o João cede muitas vezes. Eu tenho muito mais dificuldade em largar o orgulho... ando a treinar isso mas...
    4- Só um ano?? Deixava já de me preocupar com o "juntar dinheiro". Agarrava em mim e ia fazer o meu voluntariado de 6 meses em Africa.

    já sei o que estás a pensar... teria apenas 1 ano de vida e quereria fazer algo que não inclui o namorado? Acho que bem dividido em dois semestres, poderia viver experiencias a vários niveis.

    ResponderEliminar
  5. Acho sinceramente que deviam dar um tempo para cada um ter o seu espaço, perceber se realmente vale a pena estarem juntos e cada um abdicar um pouco daquilo que quer, ou se o que vos une não merece tudo isso. Raven, se esse for o homem da tua vida, eu sei que vai chegar uma altura que tu vais querer o mesmo que ele quer agora, talvez este não seja o momento certo, tens muito para viver ainda e é isso que tu queres. O que eu te pergunto é se isso vale a pena? Vale a pena abdicares de um amor para teres as tuas experiencias e maluqueiras? Sabes que um dia tudo o que viveres não passará de recordação, mas esse homem que está ao teu lado, pode ficar para sempre...
    Mas lá está, não sabes se ele ficará ou não. Por isso o que te aconselho é descobrires o que te fará mais feliz, e fazeres a tua escolha.
    Boa sorte com isso, tudo vai correr bem!

    ResponderEliminar
  6. Kim: Mas não são maluqueiras. Eu não quero andar aí a comer gajos e em saídas e borga. Eu quero e sempre irei querer viver. Viajar, entrar em projectos, conhecer gente. E acho que um namoro não invalida nada disso. Um namoro inclui espaço para sermos nós próprios. Pelo menos um namoro saudável. E acredita que eu adoraria querer o que o João quer, mas não me parece. Casamento está fora de questão. Sou mesmo contra. Agora criancinhas... sei lá, talvez daqui por 10 anos queira mas sinceramente, até à data nunca gostei de crianças. Nãoas acho fofinhas, nem amorosas nem nada.
    E Kim, pensa bem... um dia, velhinha, morres. O que levas desta vida? "Fui mae, esposa e uma óptima dona de casa". Credo, eu não quero isso!! Eu quero olhar pra trás e dizer "Ih viajei pra caraças! Tenho amigos na China, na Lapónia...".
    É que eu tive uma educação liberal, eu viajo sozinha desde os 17 anos. Sempre andei metida em projectos, em aventuras. Sempre meti os cabelos brancos à minha mãe! loool
    E não me arrependo, tenho bastante orgulho da história de vida que já construí em apenas 22 aninhos de existencia.

    ResponderEliminar
  7. Tu és livre, amas tudo o que é liberdade e conhecer outros sítios e lugares. E ele está noutra onda. Como disse a um colega no outro dia. Às vezes temos tempo e oportunidade, outras vezes temos amor só nos falta o tempo e a oportunidade certa.

    Muito sinceramente acho que deves pensar bem porque o que tens demora muito a conseguir e a construir. Imagina aquilo que te faz verdadeiramente feliz e aquilo que não passas sem ter na tua vida. E, acho que essa liberdade que também tanto falas está muito relacionada de teres ao teu lado uma mãe que casou cedo e que se arrependeu disso e de por isso não quereres isso para ti. E acho que com um jogo de cintura de ambas as partes, cedências e dialogo conseguem ir em frente. Têm é de querer muito e deixar algumas coisas em função de outras. (:

    ResponderEliminar
  8. Paula: Obrigada pelo conselho! Tens total razão mas a parte das cedencias e das conciliações é que não têm resultado. E nem imaginas quantas vezes já tentamos... =(

    ResponderEliminar
  9. isso é uma decisão que tens de ser tu a tomar e por muito que digam e ajudem só tu podes decidir e escolher o que queres fazer...mais ninguem te sabe e te sente como tu ainda que te compreendam e te conheçam bem.

    Coragem. (:

    ResponderEliminar
  10. Ando para aqui a "cuscar" porque identifico-me imenso com o que escreves. Porque também tenho um João, trintão. E tenho quase a tua idade. E este fosso às vezes é fundo demais e parece que nada resulta.

    Vou continuar a seguir-te ;)

    ResponderEliminar