segunda-feira, 5 de março de 2012

“Se Tourada é tradição, Canibalismo é gastronomia”

Ainda dizem que há crise! Há crise mas é para mim!
No meu local de trabalho andamos agora a vender bilhetes para uma Tourada. Há 40min vendi 7 bilhetes a um reformado que pagou no total a módica quantia de 105€. Disse-me que ia levar os netos, um com 9 anos, outro com 11. Que giro, a incutir o amor à “tradição” já às novas gerações…
105€??? Really??? Para ver um bichinho a ser espetado?? Para ver um cavalo a fugir dos perigosos cornos?? Não entendo! Não dá! Não consigo!
Sim, sou contra! Lamento se algum dos leitores adora e acha o máximo. Eu acho uma crueldade. Não assisto a uma Tourada nem que me paguem.
Mas qual é o prazer de estar ali a ver um tipo parvo em cima de um cavalo (lindo, a única coisa bonita deste espectáculo), a fugir do touro, a cansar o animal, a fazê-lo andar ali às voltas em frente a uma plateia barulhenta e vai na volta, espeta-o, fá-la sangrar e, em sítios mais drásticos, matam-no ou cortam uma orelha. Isso não é mutilação? Faz-me lembrar a cultura muçulmana em que a um ladrão lhe é cortada a mão em praça pública. Acho piada aos ocidentais que acham desumano isso mas adoram Touradas. Só porque se trata de um animal? Animais também sentem dor, também sofrem, também têm sentimentos. Sim, os animais têm sentimentos! Basta ver o olhar de um cãozinho quando é abandonado. Não vêm lá tristeza, solidão?
Como historiadora, digo-vos que é através das Touradas que percebo como é que os Romanos adoravam ir ao Coliseu ver os Gladiadores a massacrarem-se. A estupidez humana é algo incrível...

8 comentários:

  1. Odeio touradas, odeio toureiros e envergonho-me com as pessoas que dão dinheiro a ganhar a essa gente! Por mim, metiam-se os toureiros no lugar do touro e mantinha-se o espectáculo!

    ResponderEliminar
  2. além da Tourada, neste caso choca-me mais a tenra idade dos netos que ela vai levar para a chacina!!!

    ResponderEliminar
  3. Eu sou suspeita para falar do assunto, porque gosto e costumo ir. Mas sou completamente contra as farpas, e tudo o que faça sofrer o animal.. Gosto é da tradição dos forcados.

    ResponderEliminar
  4. Também odeio tudo o que tenha a ver com touradas. Aliás quando há aquelas largadas na rua fico sempre a rezar para que o touro dê uma valente cornada naqueles anormais que lá andam!

    ResponderEliminar
  5. Jude: bem pensado! Vamos lançar a moda! eheh

    Kim: Costumo pensar exactamente o mesmo, sobretudo quando vejo aqueles otários com uns cabos que dão choques para atiçar o animal. Chega uma altura que cheira a couro queimado... =(

    ResponderEliminar
  6. Que horror, ia ter de torcer bem o nariz.

    ResponderEliminar
  7. "não podemos negar que é um espectáculo, a partir do momento que que move multidões, as arenas ficam cheias de pessoas, as pessoas pagam bilhete e no fim de cada acto batem palmas de pé e ainda atiram boinas e flores para o meio da arena em vez de tomates podres, não posso negar que é um espectáculo, no entanto à uns séculos atrás, bem pouquinhos, também se enforcavam pessoas em praça pública, o povo adorava, no entanto acabaram com esse espectáculo, a meu ver erradamente, porque nos dias de hoje a forca ou a guilhotina davam um jeitão para acabar com a raça dos quantos pedófiloszitos!

    Resumindo: Sim senhor é um espectáculo, sim senhor faz parte da nossa cultura, mas também tortura seres vivos!

    Teatro, música, pintura,literatura, escultura e etc, é cultura, maioria das vezes paga-se menos do que se paga num bilhete de tourada e aprende-se muito, mas muito mais!"

    Escrevi isto bem no inicio do meu blog, porque aqui na minha santa terrinha as touradas são adoradas, e eu não as suporto!

    ResponderEliminar
  8. Ritinha: Ora aí está uma bela observação! Realmente, a maioria das vezes paga-se mais por uma tourada que para ver uma peça de teatro. Esta gente anda com os valores muuuuito trocados!

    ResponderEliminar