terça-feira, 27 de março de 2012

Sogras ( Take II )



PUTA DA VELHAAAAA!!!
HAVIA DE SER ABALRROADA POR UM COMBÓIO!!!
VAIS ARDER NO QUINTO DOS INFERNOS!!
SE MORDERES A LÍNGUA, NÃO DURAS NEM MEIO MINUTO!!!

Ok, respira… 1, 2, 3… 10!
Calma…
Desculpem o desabafo, minha gente.
Mas estou que não me aguento!
Acreditam que a irmã do João, que parecia ser uma cunhada tão fofinha, também não vale a bosta de uma vaca??
Ontem, estava eu sossegadita no meu trabalho, quando recebo uma sms da minha linda e fofa cunhada a dizer “Sei que não tenho nada a ver com isso, mas o João é meu irmão e ele e a nossa mãe andam a brigar por tua causa. Estou muito preocupada. Que se passa entre vocês?”.
Parvinha e inocente que sou, como já tinha desabafado com ela noutras ocasiões, toca de me pôr a contar tudo, todas as ofensas que a mãezinha deles já me tinha feito, o mal tratada que me sentia e ainda acrescentei que a mãe deles parecia uma “louca histérica” e que tinha de entender que eu não lhe sou nada para aturar a amargura dela.
Fui bastante exacta e directa, parece-me.
Pois então, a minha querida cunhada achou por bem ir mostrar as sms todas à mãe. Agora estão a ver o filme, né? O João chega a casa e vai a mãezinha dele aos berros, que a Raven é estúpida, que a chamou histérica, que ela tem o feitio dela, azar o meu, tenho mais é que aceitar (então não?), que na vida todos engolimos sapos (sim, pois…), bla, bla, bla…
Estava eu calmamente ao serão, a ver TV, aparece-me o João todo furioso, que eu tinha ofendido a mãe dele, que tinha sido uma infantil e irresponsável ao mandar aquelas sms, que a irmã dele é que fez bem, que não quer dizer que ela seja falsa comigo (ya, claro que não! É só impressão minha!), ela é mas é muito amiga da sua mãe, que está arrependido de me ter posto em primeiro lugar na outra discussão, porque agora perdi toda a razão e coiso e tal.

Pois bem, atingimos o limite!
Acabou-se! Se eu ia a casa desta gente de mês a mês, e ainda assim acharam-se no direito de apanhar estas confianças todas comigo, agora corta-se o mal pela raíz.
Nem que passem 20 anos, não volto a pôr os pés na casa nem dos pais nem dos irmãos do João. Acabou-se a palhaçada! Mesmo antes de estalar o verniz, eu já lá ia raramente e ficava por lá caladinha, uma vez que nunca senti afinidade com ninguém. Assim acabam-se os fretes sociais. Não gosto, não vou. Sempre ouvi dizer que quem está mal, muda-se. Pois eu mudo.
Terei de aprender a dividir o João.

15 comentários:

  1. Raven, bem- vinda ao contexto familiar.
    Eu sou de uma família muito grande em que conflitos entre sogras-cunhadas-filhos-mães é o prato do dia. As famílias são sempre assim, e embora entenda a tua versão dos factos, também entendo o que a rapariga fez.
    A questão é: a tua sogra é mal - educada e pouco afável, tu não fizeste nada para merecer a sua hostilidade, mas ela não deixa de ser a mãe do teu namorado, é normal ele numa hora estar contra ela e noutra hora estar contra ti. A rapariga é que também se era para ir enfiar no cu da senhora o que tu tinhas dito, mais valia não te perguntar nada. Foi mesquinha ao ter a iniciativa, mas não condeno totalmente que tenha contado à mãe dela porque é a mãe dela.
    Enfim... vais ver que com o tempo te habituas a esses enredos, já que um afastamento total da família dele pode levar-te a afastares-te dele, e isso tu não queres :s

    ResponderEliminar
  2. Como a minha avó costuma dizer, 'não confies nem na própria sombra', e pessoas em quem não se pode confiar há por aí aos pontapés.

    Agora é o João perceberes que tens a tua versão da história, e que independentemente de ser mãe dele, tem de saber separar as coisas.

    Forçinha ai nisso, respira fundo :p*

    ResponderEliminar
  3. Kim: Ainda é tudo recente e confesso que estou de cabeça quente. Mas preferia um afastamento total. O que não mudaria muito a relação mantida até à data. Quando ia lá a casa, entrava muda, saia calada. Nunca me identifiquei com aquela familia e sempre preferi manter as distancias. Mas tenho consciencia que a minha decisão será menos boa para a minha relação. Mas também não quero ser mais uma daquelas mulheres infelizes que, por um homem, aturam gentalha idiota. Isto não é uma promoção, pague 1, leve 5.

    ResponderEliminar
  4. Lamento mas foste muito crente. A tua cunhada até pode gostar de ti mas mãe é mãe. Chamar louca histérica à mulher não foi boa ideia... ainda por cima em sms, que fica registado. Entende isto: podes ter TODA a razão, mas insultar alguém nunca é a solução... mas vá, também já insultei algumas pessoas (:P), agora achar que a irmã do teu namorado não ia ficar do lado da mãe... é de muita inocência. Por mais motivos que tenhas, mãe é mãe.

    ResponderEliminar
  5. S*: Tens total razão! baaah! Eu é que tenho a mania de ser simpática e paciente, e ingenua e parva... Tenho de aprender com uma colega de trabalho que é casada há 8 anos e logo no 1º dia que conheceu os sogros começou logo a tratá-los por tu e a demonstrar muito carácter, sem deixar margem de manobra. E sempre que se tentam meter, ela corta-os logo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ahahah Mas é que tem de ser mesmo assim.

      Quando fui viver junta, durante o meu horário de trabalho, os sogros foram visitar o namorado a nossa casa. E a minha sogra - que eu adoro - achou por bem mudar TODA a decoração da sala sem sequer perguntar/consultar. Não gostei, claro. Como tiver vergonha não lhe disse nada mas queixei-me ao namorado... voltamos a pôr tudo como estava. Aprendeu logo a lição.

      Eliminar
    2. Wooooow! A tua sogra passou-se!
      Pois, somos educadas e boazinhas e pronto... somos parvas, é o que é! O sogro da minha colega de trabalho, uma vez meteu-se numa discussão dela e do marido, e ela simplesmente disse-lhe "Olha, mete o teu filho no olho do cu e faz bom proveito". Eu seria incapaz de dizer tal coisa! Mas reconheço que ela é que está certa. Foi uma resposta sem nível, mas que resolveu logo o assunto. Palpita-me que terei de me desinibir e começar a ser mais assim. Mandar pessoas à merda ajuda muito. Acho que a nossa educação e bom feitio acabam por prolongar as situações e dar demasiado espaço a quem não queremos.

      Eliminar
  6. pelo menos já aprendeste com este erro. era evidente que ela vinha tentar "colher" alguma informação... Um afastamento total pode não ser a melhor opção, mas já viste que não podes confiar e o melhor é ignorar.
    dizemos sempre "eu namoro com ele e não com a família dele", mas essa divisão não é assim tão simples...

    ResponderEliminar
  7. Ui, eu concordo com tudo o que foi aqui dito Raven, foste muito inocente, e mete-te no lugar da irmã dele, não defenderias também a tua mãe?! Eu adoro a namorada do meu irmão, mas se eu achasse que ela andava a "destruir" a relação da minha mãe com o meu irmão, provavelmente também lhe ia perguntar o que é que se estava a passar, e se ela chamasse a minha mãe de histérica, provavelmente iria-me passar com a gaja, e no entanto adoro a miúda!
    Tens de te pôr dos dois lados, é claro que lá porque namoras com ele não tens de levar com a família dele, maaaas a família dele faz parte dele também!

    Bem, é complicado, mas esfria lá a cabeça... a rapariga não se devia ter metido, mas tu também não devias ter sido tão ingénua, mãe é mãe e tu és só a namorada do irmão, era quase óbvio que ela ia espetar tudo no rabo da mãe!

    ResponderEliminar
  8. Poison: a divisão poderia ser bastante simples. Não é porque as mães têm sempre a mania que os filhos são eternamente seus e que as outras mulheres são inimigas mortais que os vão roubar e passam a vida a meter-se onde não são chamadas.

    Ritinha: Acredita que não o faria. A sério. Se eu realmente estivesse preocupada com o clima em minha casa, não iria fazer uma coisa infantil como mostrar sms e arranjar mais fogo. Falaria com a rapariga e só. Bem ou mal, seria uma conversa nossa. Nunca aumentaria o conflicto para algo irreversivel. Mas pronto, eu tenho de perder a mania de achar que os outros fariam as mesmas coisas que eu.

    ResponderEliminar
  9. Como te sentias se o João chamasse "louca histéria" À tua mãe? Well, na minha opinião essa foi demasiado arrogante. Eu entendo que a tua sogra passa demasiado o limite contigo (que passa) mas tu hoje também passaste...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo: Sempre fui uma pessoa extremamente racional, até acima da média. Se o João chamasse louca histérica à minha mãe, tendo eu presenciado a cena (como ele presenciou), teria de lhe dar razão. Não é por ser minha mãe que deixa de ter defeitos.

    ResponderEliminar
  11. Estúpida e mal intencionada foi a irmã dele. Mostrar os sms à mãe e fazer queixinhas ao irmão só demonstra a pessoa medíocre que é. Por outro lado, se fossem famílias de bem decerto que não te poriam numa situação destas e muito menos ao próprio filho. A mãe faz birra para vos separar e isso é medíocre. muito medíocre. Eu sei o que passas. Das últimas vezes que fui a casa dos meus sogros não abri a boca porque nunca senti afinidades com ninguém. Tentei a aproximação mas aquela gente tinha um tipo de conversa muito diferente do meu e pior do que isso é meterem-se na minha vida e darem ordens ao meu marido. Pede ao João que compreenda o teu afastamento da família dele tendo em conta a gravidade da situação. E não falem mais no assunto. É um conselho. ;)

    P.S. Respondeste muito bem ao anónimo.

    ResponderEliminar
  12. a questão é, diz a boa educação não chamar nomes ofensivos ás sogras, digo eu filha

    ResponderEliminar
  13. Cuca: Por mais que o João me diga o contrário, também acho que a irmã dele fez tudo com muita maldade. Muita mesmo! E tocaste num ponto interessante: afinidades. Aquela familia é a típica familia simples e com pouca ou nenhuma cultura, cujas conversas se resumem à vida das vizinhas. Uma vez, a minha sogra até ficou irritada porque me estava a fazer perguntas sobre a vida de uma mulher que vive no meu prédio e da qual eu nem o nome sabia. Querem falar comigo? Tentem conhecer-me. Larguem a vida dos outros. Acho que isto só demonstra falta de carácter e ocupação.

    Anónimo: sei que tem razão, mas quando andamos há 1 ano a engolir sapos e a paciencia rebenta, sai de um tudo.

    ResponderEliminar