terça-feira, 17 de abril de 2012

Abril, lágrimas mil


Olho em volta e tenho medo. Muito medo.
Medo de um dia acordar e ver que já não tenho o meu sofá, a tv, a minha cama quentinha, um frigorifico para me satisfazer, a comodidade material.
O processo de partilhas dos meus pais continua a rastejar. Nem anda nem desanda.
Este mês, eu e a minha mãe, devido a uma mesquinhez do meu progenitor, temos 200€ para pagar às finanças.
Na semana que vem, será o último dia de trabalho da minha mãe. Isto de ser colocada em qualquer sítio pelo Centro de Emprego, é no que dá. Ao fim de 1 ano, põem as pessoas a andar.
Ainda para mais a minha mãe tem talento. A sério que sim! Trabalha numa APPACDM. Tem mais experiencia que qualquer empregada dali. Afinal, um filho, saído do seu próprio ventre como todos os seus problemas, dão muita bagagem, certo? Além de que, já tendo sido mãe de uma criança especial, é mais sensível e trata-os bem melhor.
Mas não, à entidade patronal dá-lhe muito mais jeito andar sempre a buscar pessoal ao Centro de Emprego. Pesa-lhes menos no bolso.
Que interessam as crianças? Que interessa que convenha elas adaptarem-se a alguém, ganhar confiança e não lhes mudarem sempre o ambiente? O que conta são os gastos.
Enfim… para o mês que vem teremos de aprender a viver com o meu ordenado de part-time (250€) e alguma ajuda que a segurança social nos dê.
Merda de vida!
Já me imagino a volta às insónias e aos ataques de ansiedade.

14 comentários:

  1. O meu pai também está no desemprego. Agora a junta de freguesia propôs-lhe uma ocupação e ele trabalha todos os dias por lá, vai fazendo os biscates que são precisos. Continua 'desempregado' porque continua a receber ofertas e a procurar, mas enquanto está lá recebe mais um suplemento no subsidio. Talvez a tua mãe se possa informar sobre qualquer coisa do género?
    Estes tempos estão mesmo muito difíceis, e quando a isso se junta desequilíbrio familiar ainda é pior, sei bem o que isso é... Mas não te deixes vencer pelo desânimo, só ia complicar ainda mais! É difícil, sei que é, mas têm de ser fortes!

    ResponderEliminar
  2. No nosso país infelizmente ligam mais ao dinheiro do que às pessoas. Acredito que ela os trate muito bem e sei que não é qualquer pessoa que tem a capacidade de o fazer. Há verdadeiros anormais a cuidar de crianças deficientes... E uma das coisas mais importantes para eles, é sem dúvida a estabilidade. Estarem em constante mudança não lhes traz nada de bom. Espero que lhe arranjem outro emprego rapidamente.
    Eu sei que é difícil, mas tenta manter a cabeça no lugar, não te deixes ir abaixo. E vai desabafando, pode não parecer grande coisa, mas ajuda. E se precisares, o meu blog estará sempre à disposição :)

    ResponderEliminar
  3. Há coisa de 6 anos, quando entrei para a faculdade, a minha mãe também ficou no desemprego e não tive direito a bolsa porque tínhamos casa própria! Infelizmente, ninguém quer saber se passamos ou não reais necessidades comparativamente com outras pessoas!

    Falar é fácil mas acredita que melhores dias virão!
    Muita sorte para vocês*

    ResponderEliminar
  4. Eu-sou-eu: sim, desabafar no blog ajuda bastante. Obrigada.

    Rita: Estou a ver que temos muito em comum, além dos namorados ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente as dificuldades acabam por ser a realidade de muitos! Mas acredito sempre que as coisas acabam por melhorar! Para mim melhoraram! Tirei o meu curso, estou a fazer a tese de mestrado e sempre trabalhei para ajudar a pagar as contas... se custou conseguir ter tudo pago? Como o caraças (desculpa a expressão) mas estamos vivos, estamos bem e, se Deus quiser (ou mesmo que não queira!lol), sei que tudo melhora.

      Vai correr tudo bem, vais ver! No fundo podes contar com essa força que te faz continuar... é a essa que tens de agradecer ;)

      Eliminar
  5. Situação complicada... desabafa, que é para isso que o blogue serve. Força.

    ResponderEliminar
  6. A vida está muito complicada, as pessoas já nem sabem para onde se virar.
    Achei graça ao facto da tua Mãe trabalhar na APPACDM, a minha Avó foi uma das fundadoras.

    Muita força, tudo se vai resolver.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Estou a ver que as coisas andam complicadas...
    Sabes que neste momento o mais importante é manteres a calma, apesar de saber que não é fácil manter a calma e ter pensamento positivo, neste momento é o melhor que podes fazer!
    Vais ver que tudo se vai resolver!

    ResponderEliminar
  8. Enfim, este país vai de mal a pior e por enquanto não podemos fazer mais do que aguentar. Melhores ventos hão-de vir, eu acredito que sim :) força!

    ResponderEliminar
  9. Don Juan: Fundadora? uau! Deve ser um orgulho para ti.

    ResponderEliminar
  10. Apesar de não nos conhecermos, ajudo no que for preciso. Bem sei o que estão as duas a passar, as tuas insónias e ataques de pânico. Pode ser que a luz ao fundo do túnel surja mais cedo do que o previsto. Assim o desejo. Boa sorte ;)

    ResponderEliminar
  11. O problema está mesmo aí, já não vale a pena sermos bons naquilo que fazemos, porque se chegar um pior que nós mas que possa ganhar menos, somos imediatamente trocados!

    Eu quero ver quando não houver mais desempregos para as empresas comerem aos trabalhadores, como é que lhes vão pagar os salários completos!

    A culpa é do governo e destas merdas de leis que só prejudicam quem realmente precisa!

    Eu sou como tu, eu angustio imenso com esse tipo de coisas, mas olha tudo se vai resolver de alguma maneira, és uma menina forte e corajosa, eu sei que vais ultrapassar mais esta e dar apoio à tua mãe! :)

    ResponderEliminar
  12. Cuca: obrigada!

    Ritinha: realmente, estas leis... o governo parece o pior inimigo do povo, é o que é!

    ResponderEliminar
  13. Raven, sei que isto parece um chavão mas não é: muita força e empre em frente. Eu acredito (porque tenho provas disso) que quem continua a batalhar consegue sempre tirar a cabeça fora de água e tu es inteligente, desenrascada e tens muito senso comun. Vai ser dificil mas nada na vida dura para sempre. Nem o bom, nem (felizmente) o mau.

    Beijo!

    ResponderEliminar