segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro



Quem me conhece sabe que sou uma bibliófila em recuperação.
Na minha adolescência comprava 3 a 4 livros por semana. Gastei rios de dinheiro.
Entretanto, com a ida para a Universidade, o tempo escasseava, fui deixando de ler e tive de aprender a não comprar em vão.
Ainda não estou totalmente curada, pois é um processo moroso e que necessita calma.
Tenho uma bela biblioteca pessoal com mais de 100 livros por ler. Como vêm, tive de pôr um ponto final no meu consumismo literário.
Houve um dia que, acabadinha de receber o meu ordenado, desci a rua e vi uma promoção em livros do Fernando Pessoa. Só vos digo que deixei o meu ordenado TODO naquela livraria. Foi aí que percebi que tinha um problema.
Mas como costumo dizer: não bebo nem fumo, algum vício tinha de ter! E antes este que outros.
Quero deixar aqui a minha homenagem a estes Pais. Sim, porque daí advém o meu vicio. Como cresci num ambiente problemático e péssimo, refugiava-me nos livros. Passava noites inteiras agarrada a eles, chegava a ir para as aulas de directa.
A literatura ensinou-me muito. Sempre procurei ler escritores diferentes, absorver diferentes realidades. Sei que se hoje em dia sou tão ambígua e aberta a novas experiencias, foi por todas as visões que consumi durante a minha adolescência.
Para mim, os livros foram os meus Pais e Educadores.
E agora que retomei os velhos hábitos de leitura, sinto-me renovada.
Escritores favoritos? Fernando Pessoa, Mário Sá Carneiro, Tolstoi e Luis Sepúlveda.

6 comentários:

  1. Também adoro ler. Em tempos que já lá vão, chegava a ler 1 livro por semana, e quanto maior melhor.
    A faculdade e o trabalho obrigaram-me a abdicar um pouco desse vicio... Mas quando não os podia comprar, alugava nas bibliotecas municipais, poupava muito dinheiro ;)

    ResponderEliminar
  2. Percebo-te perfeitamente. Tb sou viciada em livros, ainda que a coisa não tenha ficado ainda problemática. Tive foi de aprender a controlar-me a partir da altura em que começei a trabalhar numa editora e passei a ter descontos de 40% em todos os livros. Não podia deixar ali todo o meu dinheiro! :O

    De qq forma acho que os livros são a melhor forma de fugirmos para um mundo que nos parece muito mais bonito! :)

    ResponderEliminar
  3. Olha eu também sempre gostei muito de ler e só não tenho o mesmo problema que tu, porque gosto imenso de dinheiro, no entanto era capaz de dar 20por um livro mas já não era capaz de dar o mesmo dinheiro por uma blusa, por exemplo.

    O meu problema é que eu gosto realmente de ter os livros que leio, se mos emprestam ou se vou à biblioteca, depois tenho de os devolver, e esse processo custa.me!

    ResponderEliminar
  4. Compreendo bem o que referes, pois um dos meus maiores vícios também é ler. Se for a uma livraria, então vou perder-me e comprar vários livros, e infelizmente acabam por acumular-se na mesa-de-cabeceira à minha espera...

    ResponderEliminar
  5. Acho que é um vício muito melhor que a maioria dos vícios que se tem, mas como dizem.. "tudo o que é de mais cheira mal". E a verdade é mesmo essa. Fazer directas a ler não era saudável, bem como gastar o ordenado todo ahah mas pronto, se estás em recuperação és uma viciada muito forte!

    Tenho uma relação muito complicada com o Fernando Pessoa, nem sei se gosto dele.

    ResponderEliminar
  6. Kim: Então? O Pessoa é tão genial.

    ResponderEliminar