segunda-feira, 30 de abril de 2012

Visita inesperada

Sábado de manhã toca a campainha e tal é o meu espanto ao ver, ali à porta, o meu avô paterno. Pessoa que há 2 anos que não se lembra que eu existo.
Como ouviu dizer que fui operada, decidiu vir verificar se ainda estou viva.
Tivemos uma longa conversa. Fiquei a saber das histórias do meu progenitor, do papel de vitima que desempenha, do discurso de “a minha filha é má, não me liga, não me fala”. Fiquei a saber que diz à boca cheia que sou uma ingrata porque me pagou os estudos (pagou 2 anos e eu nem pude terminá-los por falta de dinheiro). Diz que só quer resolver as partilhas pacificamente quando em tribunal recusa todas as propostas e diz querer dinheiro. Um mentiroso compulsivo, manipulador e sem carácter, portanto!
Contei a minha versão ao meu avô. Espantou-me a sua calma ao dizer: “Não sejas parva! Fala-lhe! Saca-lhe o que te der jeito. Não quer dizer que o tenhas de aturar. Finge que o toleras para conseguires coisas, sei lá. Que te pague a carta, te dê um carro.”.
Claro, vou-me prostituir, mais vale. Fingir por fingir e por dinheiro… Há gente muito idiota.
Enfim, como sempre fui a neta favorita por ser a primeira, gostei de ver o meu avô, a forma orgulhosa com que me olhava. Mas tenho pena que aquela família se continue a destacar pela falta de valores e princípios. Tenho muita pena.
Ainda me perguntou porque não atendia as chamadas aos meus tios. Fui directa. “Se não se lembraram de mim em 2 anos para perguntarem se precisava de um prato de sopa, não preciso que me liguem agora só para cuscar, para saberem onde trabalho, porque fui operada. Diga-lhes que podem apagar o meu número.”.
E assim ficámos. Nervosa mas aliviada pelo meu acto de frontalidade e pelo corte definitivo com aquela gente.

2 comentários:

  1. Há pessoas capazes de tudo por dinheiro... Mais vale conseguir as coisas de forma honesta e digna!
    Aplaudo-te de pé!!!

    ResponderEliminar