sexta-feira, 4 de maio de 2012

Grandes mulheres e pequenos encostos

A Charlotte, a minha melhor amiga da qual já falei algumas vezes, é licenciada em enfermagem. Como tantos outros jovens, ainda não conseguiu trabalho na sua área.
Cruzou os braços? Anda por aí a chorar?
Não. Começou a fazer bolos e doces e salgados por encomenda. Aproveitou um talento inato, espalhou papelinhos de porta em porta e está a conseguir orientar-se monetariamente.
Uma prima do João, licenciada em química, que casou em Outubro e veio atrás do amor para este fim de mundo sem perspectivas de trabalho, decidiu começar a dar explicações em casa. O marido ganha bastante bem mas ela quis ajudar como soube. Ganha muitíssimo bem por mês.
Admiro estas pessoas. Mesmo desviadas do seu rumo, encontraram forças e levantaram a cabeça.
São heroínas.

Depois, claro, há aqueles espécies rascas que dão má fama à classe feminina.
A irmã do João tem 22 anos, já está casada desde os 20 e quer desesperadamente ser mãe. Tudo para esconder uma juventude triste, sem vida nem amigos. Só sabe estar colada à barra da saia da mãe.
Uma vez disse-me que gostaria de viver em Lisboa. Perguntei-lhe porque não o fazia. Resposta “Porque não preciso, o meu marido ganha bem”.
E por isso assim se mantém, a trabalhar como secretaria na empresa da família em que, porque é família, sentem-se à vontade para só lhe pagar 300€.
Tal facto não lhe faz mossa. Não precisa dos 300€. Tem o marido e a conta bancário do dito cujo.
Também não anda a pé. Mesmo que tenha um supermercado a 15min de casa, não vai se não lhe derem boleia.
Goza com as pessoas gordas. Chamava “pote” á Fanny da Casa dos Segredos. Ora ela é do tamanho da Fanny e mais gorda e atarracada. Ai os telhados de vidro…
O centro de emprego chamou-a para fazer limpezas numa instituição. Disse há família que tinha lá estado 2 semanas e que não se tinha integrado com as colegas. Mas a minha tia que é uma das directoras contou-me a verdade. Ela esteve lá uma manhã e foi-se embora alegando que não estava para lavar o chão. Ela tem o 9ºano. Acha-se importante e com um nível demasiado elevado para fazer limpezas.
Então, Charlotte, como é que tu fazes rissóis?? É uma ofensa para ti enquanto licenciada, não?

Ps: se algum dia atingir este nível de arrogância, baixeza e estupidez e quiser fazer de um homem o meu galho, batam-me. Mas com muita, muita força.

4 comentários:

  1. Há pessoas maduras, e que sabem que trabalhar é uma forma de se manterem úteis e de conseguir algum dinheiro e depois há pessoas que não sabem fazer nada e são parvas! :p

    ResponderEliminar
  2. Há gente muito pequenina...Enfim! O que compensa é que ao mesmo tempo existe gente muito grande, como a tua amiga!:)

    Está um selo p'ra ti no meu blog!:)

    ResponderEliminar
  3. É o tipo de pessoa que me faz confusão... Conheço uma menina que é mais do estilo: tem 24 anos e o 8º ano por concluir. Engravidou, tem uma miuda com 4 anos (recebe a pensao do pai da miuda), engravidou de novo, tem um miudo com 2 anos (recebe a pensao do pai do miudo). "trabalha" na apanha da ameijoa. Tem um namorado que nao faz ponta da vida, e vai engravidar de novo. ja está tudo a espera disso lol

    ResponderEliminar
  4. Lia: Essa ainda é pior! Como é que esta gente se olha no espelho?

    ResponderEliminar