terça-feira, 1 de maio de 2012

Conversas #17#

Lá fui fazer o penso e encontrei um enfermeiro diferente, um vizinho meu que ainda nunca me tinha atendido.
E começa-me com uma conversa muita estranha.
 
 
Ele: Ai estás tão grande! Lembro-me de ti em pequena. Não hei-de estar velho!
Eu: Ah mas ainda é novo! Tem o quê? 30 e poucos?
Ele: 41!
Eu: Ah mas está muito bem conservado!
Ele: Então e que fazes agora? Estudas?
Eu: Não. Já estudei. Estive na Universidade a estudar História. Mas por falta de verba fiquei sem terminar o último ano.
Ele: Só te falta o último ano? Então tens de acabar isso! Além do mais, história é complicado, é preciso ter muita cabecinha, inteligência e cultura. Mas não tinhas bolsa?
Eu: Tinha. Mas cortaram-ma no último ano por falta de aproveitamento. É que no meu 3º ano só fiz 2 cadeiras. O meu irmão morreu na época de exames e depois surgiram-me muitas complicações familiares. Mas lá me mantive 1 ano ainda, porque trabalhava.
Ele: Estudavas e trabalhavas?? Tens muito valor. A sério. Acaba o curso. Com essa carinha? És tão gira, depressa arranjas trabalho em alguma câmara.
Eu: Ah obrigada… (já sem jeito) Pois, isto está complicado. E a área de história não é valorizada, não tem saída nenhuma.
Ele: E ires a um concurso? Aquele do elo mais fraco! É bom para ti com essa inteligência. De certeza que vinhas de lá cheia de dinheiro e era uma forma honrada de acabar o curso. Eu inscrevo-te, queres?
Eu: Não, não! Deixe estar. Essa coisa de aparecer não é para mim. Sempre que vejo uma camara fujo logo. Não me sinto muito à vontade com essas coisas, sou muito discreta.
Ele: Cá agora! Vais ao concurso sim! Tenho um pressentimento! Olha, acreditas no destino? Hoje é feriado, eu não era para estar aqui. Tu já andas a fazer penso há 1 semana e nunca me viste nesta sala, pois não? Eu trabalho noutra ala. Hoje surgiu um imprevisto e tive de vir substituir uma colega que chega agora, dentro de 10min. Por isso é um sinal, tínhamos de nos encontrar e eu tinha de ter esta conversa contigo. Pensa em tudo o que te disse e vai ao concurso sim! Quero-te ver na televisão.

Ps: Confesso que fiquei a pensar na conversa… Não na parte de ir a um concurso, obviamente. Mas no episódio em si. Gosto de coisas espontâneas e únicas. Esta vai-me ficar na memória.

3 comentários:

  1. Realmente é uma pena deixares um curso por acabar quando te falta apenas um ano. Não sabia que o teu irmão tinha falecido e penso que em casos como esses, a questão do aproveitamento devia ser avaliada mas enfim, neste pais as leis só são intransigentes quando era escusado. Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. O senhor foi bastante simpático e é normal que tenhas ficado a pensar na conversa... Quanto ao curso, pensa no que queres :)

    ResponderEliminar