segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Chamem-me insensível mas já sei como funciona o jogo



Já estive frente a frente com potenciais suicidas 3 vezes.
Não foi fácil, foram momentos de grande tensão, toda eu tremia, achava que iria presenciar uma catástrofe que me marcaria para sempre. Foi necessário muito sangue frio, muito diálogo.
Por sorte, consegui evitar o pior. As 3 pessoas continuam vivas, de boa saúde e já vêm a vida de forma diferente.
Mas depois destes episódios assustadores, tive aulas de psicologia durante 1 ano. A minha professora era óptima e falei com ela sobre estas minhas experiencias. Ela explicou-me que quem se quer mesmo matar, fá-lo. Fá-lo sem avisar, sem dar sinais. Nada. Porque se realmente é algo que a pessoa quer muito, não correrá o risco de ser impedida.
Quem avisa, quem grita, quem faz chantagem, é porque pretende apenas fazer fitas. Este tipo de gente nunca tirará a sua própria vida, é demasiado mimada para tal.
Posto isto, tive já a infeliz oportunidade de colocar este ensinamento em prática. Um amigo meu, bastante arrogante e mimado, decidiu telefonar-me a chorar dizendo que queria matar-se, que tinha já a caixa de comprimidos na mão. Respondi-lhe apenas “Fá-lo. Se realmente achas que não tens estofo para este mundo, fá-lo. Melhor desocupares o lugar de outro do que andar por aí a chorar por cada problemita que tenhas”.
Sim, fui estúpida. Mas resultou. Ele ficou atónito e passaram-lhe as vontades de engolir os comprimidos.
Isto já foi há 2 anos e ele continua vivo e de boa saúde.
Portanto, acho ridículo que agora venha a minha sogra chantagear o próprio filho, dizer que se enforca, caso ele não volte para casa e passe os dias com ela.
Por sorte, apesar da preocupação inicial, o João conseguiu pensar de forma clara, entender que quem chama a atenção não comete loucuras e lidar bem com o esquema da maluca.
Resultado: ficou ressabiada e nunca mais falou em morte.
Simples.
E para os mais parvinhos, fica a dica: não é com esquemas baratuchos que vão lá. Cada um tem a sua vida, não tentem atrelar ninguém à vossa Roulotte.

6 comentários:

  1. É verdade tudo o que disseste, quem se quer realmente matar não telefona a avisar, mas nessas alturas acontecem acidentes que podem matar a pessoa em causa.

    Serei breve...
    Uma senhora corria sempre para o rio e avisava que se ia matar, levava sempre consigo álcool e comprimidos e sempre a foram lá buscar.
    Um dia não o foram e ela bebeu, bebeu tudo até cair inconsciente numa possa de agua acabando por morrer afogada.
    Ela não se queria matar, mas morreu.

    ResponderEliminar
  2. É que é mesmo isso! O meu pai há uns anos teve um esgotamento e andava tolo.. por tudo e por nada ameaçava matar-se. Mas a minha mãe só dizia "Então mata-te olha" ahaha e ele já não insistiu mais nisso.
    Por vezes as pessoas usam isso como forma de manipularem os outros. É triste mas acontece. Nunca ceder a essa conversa é a melhor opção.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que disseste...mas acho que eu não ia conseguir ter o sangue frio que tiveste com a situação do teu amigo! Quando fico a saber de casos de pessoas que mandam mensagens a dizer que se vão matar com isto ou aquilo penso automaticamente que essa pessoa está simplesmente a querer chamar a atenção...e até agora essa teoria confirmou-se sempre!

    ResponderEliminar
  4. Eu sei disso tudo, mas não tinha tomates para o dizer assim!Quanto à tua sogra, não lhe ofereceste ajuda? devias!

    ResponderEliminar
  5. Ritinha: apetece-me... este natal ofereço-lhe um kit com corda, pistola e veneno. Acho que vai gostar...

    ResponderEliminar
  6. Sim Raven, também concordo que quem realmente o quer fazer, faça sem aviso prévio! Fá-lo e pronto, não há margem para erros ou hesitações :(

    ResponderEliminar