terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Qual a vossa opinião?



O Tribunal de Sintra ordenou que fossem retirados a Liliana Melo sete dos seus dez filhos.
A decisão judicial sustenta-se nas dificuldades económicas da família e no incumprimento, ao longo de anos, de algumas das medidas previstas no acordo de promoção e protecção de menores de que esta estava a ser alvo. Uma dessas medidas era que a mãe tivesse que provar que estava a ser acompanhada num hospital tendo em vista a laqueação de trompas. Mas esta nunca o fez. E, em 2010, o tribunal dava nota de que a progenitora persistia na rejeição à laqueação das trompas.


Esta manhã, no Você na Tv, era este o tema de debate e intrigou-me. Confesso que não sei o que pensar… Creio que não deverá ser um Tribunal a decretar que uma mulher tem já demasiados filhos para as suas poucas posses e colocando-a entre a espada e a parede dizendo-lhe “Laqueação ou perde a guarda das crianças”.
É notório que esta mulher é negligente, uma vez que tem 10 filhos e uns meros 34 anos. É visível que brinca com a vida e as situações. Ela não maltrata os filhos mas devido às condições económicas, os meninos não estão vacinados nem têm acesso a certos cuidados básicos de saúde e higiene mas, independentemente disso, e compreendendo que lhe tirem a guarda destas crianças, será possível obrigar uma mulher a agir de forma radical sobre o seu corpo?

5 comentários:

  1. Eu não sei bem, mas não posso dizer que discordo. Ela pode não maltratar os filhos através da violência. Mas, para mim, não lhe prestar cuidados básicos de saúde também é uma forma de maltrato. Quanto mais não seja, por negligência! Além disso, de certeza que nem a nível da educação escolar os consegue manter. Acho que não é totalmente descabido que lhe digam para laquear as trompas porque é a única forma que têm de garantir que ela não coloca mais crianças nesta situação! Mas é como te digo, não sei bem o que pensar também...

    ResponderEliminar
  2. Jude: por tudo o que disseste, acho correcto que lhe tirem as crianças mas daí a aobriga-la a intervir sobre o seu corpo...

    ResponderEliminar
  3. É um pau de dois bico. Por um lado, cada um deve ter o direito de fazer o que bem entender com o seu corpo. Mas por outro, é muito triste ver que quem acaba por sofrer são as crianças que apesar de não serem mal tratadas, não recebem os cuidados a que têm direito. E se ninguém intervir, é possível que continue a ter filhos, que também vão acabar por não receber os cuidados todos.

    ResponderEliminar
  4. Segundo li, já tem duas filhas adolescentes que estiveram grávidas e um filho com 7 anos nunca foi à escola. Não podem nem devem forçá-la a intervir sobre o corpo, mas é óbvio que é totalmente negligente.

    ResponderEliminar
  5. Má decisão dos juízes. Percebe-se a intenção mas não deviam dizer "faz isto ao teu corpo senão". Podiam ter nomeado uma assistente social para acompanhar o caso e fazer a mulher entender que não pode ter mais filhos mas forçá-la a fazer uma laqueação nao me parece a forma mais correcta

    ResponderEliminar