quarta-feira, 1 de maio de 2013

Capitã ao mar!



Tripulação, acudam-me!
Já reservaram passagens de avião pela net?
Pretendo viajar em Agosto e vi na Easyjet preços bem agradáveis mas não sei como funcionam estas coisas, nem nunca entrei num aeroporto, nem nunca andei de avião.
Expliquem-me, marinheiros, expliquem-me!

9 comentários:

  1. Ahaha é mais comandante ao ar!

    Em primeiro lugar tens de ter um cartão de crédito ou uma conta paypal para pagar a viagem. Nunca consegui pagar com os meus cartões de débito e se houver, desconheço (se alguém souber também agradeço a info porque evito usar crédito ao máximo). Depois tem em atenção que o preço que eles põem na tabela não é o preço final porque a seguir adicionam portes e despesas e coisas. Tem também atenção em desmarcar tudo o que sejam extras, incluindo bagagem se só vais levar uma mala de mão e atenção às medidas! Já paguei 50 euros de multa na easy jet porque uma bagagem de mão estava muito cheia e excedia as medidas. Se acontecer isso e tiveres de reclamar faz a reclamação no sitio! Não esperes a chegar a terra porque a easy jet simplesmente não tem sucursais cá, é uma outra empresa que gere várias low cost. Mais coisas que me lembre... Acho que são assim as coisas mais rasteirosas em ter atenção mas no geral é seguro pagar e isso.

    Acho que é isso!

    ResponderEliminar
  2. Raven e Só Sedas: é possível pagar "com cartão de débito". Faço viagens há varios anos sem ter cartão de crédito. :) O que é necessário fazer é criar uma conta no MBNEt. Tens lá os passinhos todos a seguir para criares a conta (é necessário ir a multibanco de forma a associar a tua conta ao cartão de débito). Depois da conta criada (e olhem que é simples, mas se precisarem de ajuda, digam), o MBNet permite criar cartões de crédito temporários. O que é isto? Fácil, criam um cartão virtual cujo número só pode ser usado uma vez (o que é óptimo pois se alguém da agência, hotel, etc, quiser aldrabar e usar o vosso cartão de crédito outra vez, simplesmente não vai conseguir :)). Na zona de pagamento do que quer que seja que estão a comprar (viagens, estadias em hotel, etc...) colocam os dados do cartão temporário, o dinheiro sai-vos da conta e voilá, está feito. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O seguro é obrigatorio? É para quê? Caso caia do avião? lol (sou uma naba nisto)
      A mala de cabine equivalera a uma mais ou menos com? Levo sempre uma trolley não muito grande.

      Eliminar
    2. O seguro não é obrigatório, tanto que nas últimas viagens nem o tenho acrescentado. :) Penso que te cobre perda de bagagem e assim. :)

      Quanto à mala de cabine, lê isto com atenção para não teres surpresas (e lê a lista de objectos não permitidos): http://www.easyjet.com/pt/acerca/bagagem
      Aqui tens as medidas que a mala de mão pode ter. E Raven, atenção mesmo às medidas (rodas incluídas), porque a maior parte das vezes confirmam as medidas pedindo-te para colocares a tua mala dentro de uma caixa metálica (neste site tens uma foto: http://arthurfrancabrasil.blogspot.fr/2012/07/ryanair-e-easyjet.html). Se a mala ultrapassar nem que seja por poucos centímetros as medidas correctas, não vai entrar na caixa e eles vão logo perceber que a mala não cumpre as normas. Ah, e a mala deve ser colocada na tal caixa e retirada por ti e sem ajuda. Já vi uma rapariga que apertou bem a mala e a enfiou lá dentro. Mas para tirar precisou de ajuda pois de tão apertada a mala não saia. E assim sendo, foi considerada mala fora das medidas certas. :)

      Ah,e ATENÇÃO: na easyjet só podes entrar no avião com UM volume. Ou seja, se levares mala de cabine não podes levar a tua carteira. :) Esta tem de ir dentro da mala (e depois no avião tiras se for necessário). :)
      Podes levar o casaco fora da mala por exemplo. Vê o site que te dei, diz lá tudo. :)

      Eliminar
  3. Raven, viajo muitas vezes com a Easyjet e não tenho grandes queixas a fazer, à parte da simpatia dos hospedeiros não ser a mesma que a na TAP ou assim. Mas como também não viajo para casar com um hospedeiro, não me interessa muito a simpatia deles ou não.:)

    A compra no site da easyjet é fácil: escolhes as datas, escolhes a hora que te dá mais jeito, e vais avançando. Escolhes se queres seguro de viagem ou não (paga-se). Escolhes se queres mala de porão (paga-se) ou não (atenção às medidas da mala de cabine. Não são muito grandes e a maior parte das vezes eles confirmam se a tua mala tem mesmo aquele tamanho ou não. Quanto à mala de porão tens de ter em atenção o peso). Na altura de pagar, confirmas se está tudo direitinho (para não comprares viagens erradas) e pagas. :) Podes pagar como indiquei ou se quiseres pagas com o teu cartão de crédito (o risco é maior pois se alguém quiser usar o teu número de cartão indevidamente pode fazê-lo. Mas conheço quem use sempre o número do cartão de credito e nunca teve problemas).
    Depois podes fazer o check-in online ou no aeroporto. E imprimes o papel da tua reserva ou o teu bilhete, para levares para o aeroporto.

    No aeroporto, procuras o teu balcão de check-in onde deixas a mala de porão (se levares) e onde fazes check-in com o teu papel da reserva (se não o tiveres feito on-line e não tiveres já contigo o bilhete electrónico).
    Depois passas pela alfândega, onde a tua mala passará por raio-X e onde verão se legas algo metálico ou não. :) E bom, depois é só procurar a porta de embarque e entrar no avião quando te chamarem. :)

    Alguma dúvida? :)

    ResponderEliminar
  4. Vai à rede social da companhia. Costumam ser bem simáticos. bjs

    ResponderEliminar
  5. Nunca andei de avião pah, sou uma alentejana pouco viajada :p infelizmente :(

    ResponderEliminar