sexta-feira, 21 de junho de 2013

Posso te ofender enquanto grito?



Em 2009 fiz uma redução mamária. Era inevitável, eu pesava 52kg e não tinha mais massa corporal nem estrutura para aguentar um 44 copa D. Estudava uma noite e depois faltava ao exame devido às dores na zona lombar que até as pernas me apanhavam não me deixando mover facilmente.
Além das questões físicas, havia também a auto estima, bastante afectada por estes seios gigantes indesejados que me obrigavam a vestir um XL e a parecer gordinha.
Como me desenvolvi muito antes das minhas colegas e de forma exagerada, como toda e qualquer adolescente, tentei esconder. Resultado: tantos anos andei curvada a tentar colocar o peitoral para dentro que agora, 4 anos após a redução, mantenho essa má postura, a curvatura na coluna, os ombros descaídos para a frente e as malditas dores.
Procurei recentemente uma fisioterapeuta que me fez uma massagem acompanhada de uma avaliação física e o diagnostico não foi simpático.
Estou cheia de nós e más ligações. Cada vez que ela me apertava um certos sítios, eu gritava! Foi horrivelmente doloroso. Estalou-me a coluna, fez-me uns alongamentos e observou que eu não sei respirar e que os meus pulmões funcionam como os de um fumador. Ou seja, como eu falo imenso tempo seguido sem nem parar para inspirar ou expirar, consumo pouco oxigénio e, não bastasse isto, eu apenas respiro com o peito, nunca uso o diafragma. Resultado: a parte de baixo dos meus pulmões nunca é usada, não se expande, está atrofiada, por isso me canso tão facilmente e não tenho nenhuma resistência.
Ela ensinou-me a respirar com o diafragma, a inchar a barriguita em vez do peito e só vos digo.. é difícil! É preciso concentração e cansa.
Saí de lá a sentir-me idosa, dorida como se me tivessem dado uma sova mas… direita! Caminhava direitinha só porque sim. Que bem me soube. E não é que já lá vão 4 dias e não me tem doido nada?
Conselho da fisioterapeuta para me manter firme e indolor: ginásio.
Vou ver se procuro um porreiro e bem em conta.

5 comentários:

  1. Isso de respirar pela barriga é uma questão de hábito :)

    ResponderEliminar
  2. Cuida de ti, parece-me mesmo aconselhável... o teu corpo passou por mudanças bruscas.

    ResponderEliminar
  3. Vou dar uma de Dr. Oz!!! Exprimenta comprares um par de óculos com lentes pequeninas e usa-os na ponta do nariz enquanto caminhas. Em menos de um ano aposto que corrige a tua postura. Outra hipótese é recorreres aos sempre muito úteis conselhos do professor Karamba.

    ResponderEliminar
  4. Raven, não deixes que a situação se vá "agravando"! Por isso... Toca a tratar de ti! Beijinho* :)

    ResponderEliminar
  5. Ora ai está uma coisa que o (bom) Yoga ensina: a respirar bem!

    ResponderEliminar