quarta-feira, 9 de abril de 2014

Da merda do SNS

Não consigo engolir comprimidos. Afligem-me. Também não sou fã de químicos em geral. Evito-os. Logo, prefiro não ir a médicos nem hospitais. Para procurar sítios destes, tenho de estar mesmo muito mal.
Após 1 ano sem ir ao médico de família e já com vários sintomas, decidi ir hoje.
Tenho enxaquecas que me metem de cama todo o dia desde o verão (portanto, quase há 1 ano), desde Novembro que tenho ansiedade e taquicardias, por vezes até dores no peito, tenho tido há quase um mês dor na mama direita e no abdómen (ovários, talvez?), cheguei até a pensar que poderei estar grávida e ser daqueles casos raros em que se descobre tarde demais, o período se mantem, essas coisas.
Entro no gabinete, começo a dizer estas coisas todas e, tal não é o meu espanto, quando comprovo da pior maneira possível que os boatos de que os médicos estavam a ser pressionados para poupar em exames são verdade.
Segundo a minha médica, as enxaquecas são algo normal, toda a gente tem, não vale a pena fazer um TAC. Para quê? Se tiver um tumor na cabeça o exame não muda nada, ele já lá está (juro que ela me disse mesmo isto). Mas de certeza que é enxaqueca como toooooda a gente tem e eu estou a exagerar. Mandou-me meter um comprimido qualquer de nome estranho debaixo da língua quando tiver dores, comprimido esse que não me receitou nem escreveu o nome em lado nenhum. Sobre o coração estou também a exagerar, tenho 25 anos. Tenho de ter bom senso! A ansiedade… bom, isso é porque sou uma menina traumatizada com uma história de vida muito pesada e começou a dissertar e a contar à colega estagiária futura médica vários episódios da minha vida que, na opinião dela, estão a ficar recalcados no meu subconsciente e me fazem ter ansiedade e enxaquecas. Basta pensar positivo e vai desaparecer tudo. A nível ginecológico… mandou-me ir ao privado porque já me estava a alongar e as consultas são de 20min
Mas que merda de país é este?!?
Nunca fui patriota mas neste momento é oficial: ODEIO PORTUGAL.

8 comentários:

  1. Provavelmente estar a culpar um sistema de saúde quando a culpa é apenas de um mau profissional... Porque não vais a um hospital? Lá podem ser mais atenciosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se pode chegar a um hospital e dizer: quero marcar uma ecografia! Ou então "quero uma consulta de senologia". Tudo parte do médico familia, só ele avalia e encaminha a pessoa para as especialidades. Ora se a minha médica se recusa a fazer-me até os exames básicos...!Só se for ás urgencias e fingir que estou a enfartar.

      Eliminar
  2. Bem.... essa médica realmente é bem pior do que o geral!! Quanto aos diagnosticos de segundos é o normal, ainda nós não acabamos de dizer tudo ja eles estão a arranjar desculpas, é sempre problema da nossa cabeça, exageros, e é normal... bla, blá, bla.... cá nervos!! ;) kiss

    ResponderEliminar
  3. Não odeias nada...-))....até disseste que amas o norte e as suas gentes...-)))....tenta mudar de médico de família...às vezes consegue-se...
    Fica bem
    Nuno

    ResponderEliminar
  4. Vou esperar fazer as análises e voltar lá para lhas mostrar. Voltarei a falar das enxaquecas. Se ela voltar a ser negligente, mudo de médica mas não sem antes termos uma bela chatisse!

    ResponderEliminar
  5. Tiveste muito azar com a tua médica de família! A minha médica é o oposto...na última consulta até me perguntou pela minha irmã! E vê lá tu que eu já não punha os pés no centro de saúde há uns bons anos (quando fui para a faculdade, basicamente).
    Ela sempre foi assim? Pelo que ouço andam a "cortar" em certos exames :s

    ResponderEliminar
  6. Não, foi mesmo a primeira vez. Eu nem respondi à altura, fiquei simplesmente calada a ouvi-la porque fiquei estupefacta. Pensei que aquilo era para os "Apanhados".

    ResponderEliminar