sábado, 8 de novembro de 2014

Conselho!

Pessoal, alguém aí desse lado entende de ansiedade? Alguns sei que sim e aguardo grata as vossas palavras.
Eu sempre fui “gozada” pela minha eterna calma. Os meus colegas de trabalho até me diziam que o dia que o Mundo terminasse, nem me daria conta ou ficaria simplesmente a ver. Quando haviam situações de conflito, era a mim que o chefe chamava para as gerir, tal era a minha calma e descontracção. Nunca me lembro de elevar o tom de voz numa discussão e inclusive irrito quem discute comigo porque pensam sempre que o meu tom inalterado só pode ser gozo. No call center, os supervisores também exaltam sempre a minha extrema simpatia e a forma como termino com a agressividade dos clientes.
No entanto, sinto-me nervosa no geral. Não durmo, sinto-me ansiosa e com o corpo a tremer por vezes, dou por mim a ter receios tontos. Estou numa fase que às vezes tenho medo e receio até da minha sombra, começo a ponderar em cada palavra dita, tenho medo de magoar ou gerar situações… eu nunca fui assim! Sempre fui bruta e directa. Pronto! Agora tenho medos e nervos e já aconteceu ter episódios complicados, de ter dificuldade em respirar e isso condicionar a minha vida. E sem motivo! Acho eu… Eu já acordo assim.
O que devo fazer? Truques? Yoga? Técnicas de respiração? Tudo menos medicação, sff.
Vá, contem-me!

4 comentários:

  1. O facto de sermos calmas não significa que não soframos de ansiedade. Quando entre na Universidade diziam-me que era tão calma que até falava demasiado devagar, nunca berrei com ninguém, nunca perdi o controlo no trabalho embora me visse em situações por vezes injustas, nunca chorei à frente de estranhos, nunca digo asneiras....mas isso é uma questão de feitio e educação. ;) Por outro lado, consigo ser um poço de ansiedade, cheguei a ter vários ataques de pânico por dia, e tenho naturalmente um ritmo cardíaco elevado que todos os médicos me aconselham a acalmar.Posto isto, vou dar-te conselhos que nunca apliquei a mim mesma mas já vi terem resultados noutros:

    1. Vai a um psicólogo. Falar. Explicar o que sentes. Esta ansiedade que sentes vem de algum lado e ele pode ajudar-te a descobrir de onde e a saber lidar com ela. Nada de drogas.
    2. Yoga. A minha mãe era como eu e desde que se iniciou no yoga o ritmo cardíaco dela desceu e bem. Está farta de me aconselhar a fazer.
    3. Respirar fundo. Este foi o meu método, uma vez que numa fase pior da vida (a tal dos ataques de pânico diários) me recusei a consultar um especialista (a não ser um cardiologista pois tive que tantos ataques me afectassem o coração). Meti na cabeça que não podia continuar assim, que a vida ainda me vai trazer muitos stress e que eu não posso ficar assim toda a vida. E respirei fundo. E comecei a controlar a pouco e pouco a ansiedade. Recusei-me a viver assim. O desporto também ajuda porque cansa o corpo, faz-nos parar de pensar, chegámos à cama e adormecemos logo, e desligamos do mundo um bocado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou realmente a pensar procurar um ginásio e aulas de yoga. O desporto também já me foi bastante útil numa fase negra da vida. A meditação tem-me feito muito bem, mas é apenas 1x por semana e às vezes nem consigo ir.
      Obrigado pelos conselhos!

      Eliminar
  2. eu conto que o que entendo de ansiedade deve-se ao que sinto - que resumiste muito bem. quanto ao que fazer... eu respiro fundo e tento convencer-me de que não há razões para me sentir assim, a maioria das vezes consigo, outras dou por mim sentada na cama a pensar no que me faz sentir assim, como se o tempo tivesse gelado durante alguns minutos; pelo menos fico mais calma. :)

    eu sei os motivos da minha ansiedade e acredito que tu também sabes os teus porque tudo o que sentimentos tem uma causa. talvez ainda não os reconheças porque os escondeste inconscientemente para te protegeres.

    espero ter ajudado, nem que seja só um bocadinho! :)


    ... sigo-te há pouco tempo mas do pouco que li gostei, pareces ser muito sincera e transparente e eu gosto disso. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Racionalmente não sei porque estou assim, mas talvez tenhas razão, pode ser algo que não esteja a encarar.
      Se gostas de transparencia... já fui mais! eheh
      No inicio deste blog era pura e dura até demais mas depois, fui conhecendo pessoalmente alguns bloggers, e tornou-se mais dificil dizer certas coisas menos púdicas. Espero que continues por cá.

      Eliminar