domingo, 7 de dezembro de 2014

Momentos inesquecíveis


Há dias fui até Cáceres, um tranquila cidade espanhola, para conhecer alguém único. O maior exemplo de humildade que tive o prazer de conhecer até á data.
Anna Ferrer é uma mulher de poder interior gigante. Fiquei de olhos esbugalhados, ávida por cada palavra sua.
Anna tinha 16 anos quando foi estudar para a Índia. É inglesa. Lá conheceu Vicente Ferrer, um espanhol, na altura missionário Jesuíta, que estava a braços com uma polémica: fora banido da Companhia Jesuíta por querer ficar na Índia e mudar o rumo de uma aldeia, Anantapur. Anna, estudante de jornalismo, foi entrevista-lo e apaixonou-se. Apaixonou-se pelo homem e pelo idealismo e nunca mais abandonou a Índia. Juntos construíram a Fundação Vicente Ferrer que presta auxilio na tal aldeia, tentam abrir a mente da homens e mulheres para o papel da mulher como ser pensante e digno, incentivam as mulheres a terem o seu próprio negocio sem dar o lucro ao marido, incentivam a escolaridade através de apadrinhamentos internacionais, apoiam pessoas com vários tipos de deficiência, tendo até construído a sua própria fábrica de próteses.
Vicente faleceu em 2009, Anna segue com o projecto e fala do companheiro com um amor e devoção emotivos.
Foi um prazer ouvi-la e conhecê-la pessoalmente no fim, onde me autografou o seu livro, me convidou a ser voluntária na Índia e me incentivou a ser mais e melhor no meu objectivo de entrega ao próximo. 

Sou a do casaco vermelho

1 comentário: