quinta-feira, 19 de março de 2015

Apresento-vos a cozinheira com quem trabalho:


Às 7h da manhã, ao abrir a porta da cafetaria, já está a pronunciar um valente “Ai que fartão do dia”.
Acho que nunca trabalhei com ninguém assim, tão negativo, sempre a reclamar, até entre os dentes vai resmungando. Sempre, a toda a hora e momento.
Como já seria de prever, hoje a coisa deu-se; discutimos.
Eu estou neste emprego há precisamente 15 dias, fez hoje. E logo de manhãzinha a cozinheira veio perto de mim e berrou-me. Sim, leram bem, ela gritou comigo. A dar-me ordens e a fazer exigências. Se isto acontecesse há uns anos atras, eu até era miudinha para ter medo de uma senhora de 46 anos efectiva na casa, mas hoje em dia? Só lhe expliquei, calmamente, e em baixo tom, “Conhecemo-nos há 2 semanas, não somos próximas, não me grite”. Confesso que esperei que ela fizesse pior, pois é do tipo peixeira, muito dada a barracadas e tom de voz sempre elevado, nariz altivo. Mas surpreendentemente, ficou a observar-me. Deu mais umas ordens e tentou pressionar-me até me saltar a tampa e lhe explicar, “Eu obedeço a quem me paga. Não a colegas. Está incomodada com a minha postura? Vamos falar com a chefe”. Aqui, foi notório que ela balançou. Creio que teve receio.
O dia começou assim, em clima bélico mas lá se passou. Claro que pelo meio ela ia tentando ameaçar-me, ia dizendo que me notava pouco activa, que a chefe não iria gostar nada, que iria reparar e despedir-me, que me fazia e acontecia. Mais uma vez passei-me e aqui sim, fui arrogante, “Oiça, felizmente eu não preciso disto para comer. Se ela me despedir, despede. Se estiver descontente, ela e só ela mo dirá”.
No fim do meu turno, nem de propósito, a chefe veio-me elogiar, dizer que gostava muito da minha postura e empenho. Ora eu, que estava com isto tudo entalado na garganta, arrisquei e desabafei. Fui sincera. Não ofendi ninguém. Contei da briga com a cozinheira e deixei claro que não queria problemas mas que não suportava trabalhar num sitio com mau ambiente. Confessei até tudo o que disse, a minha arrogância. E para meu espanto a chefe desabafou também: “Raven, eu estive gravida há 5 anos e tive um filho com problemas ósseos. Fiquei estes 5 anos em casa com ele e deleguei aqui funções a pessoas que, afinal, não seriam as mais indicadas. Agora que voltei, todas pensam ser chefes, não estão a lidar bem com o meu regresso e ordens e tem sido um caos. Eu sei que o ambiente está mau, noto-o mas nem sei que fazer. De todos os modos, não se deixe intimidar e qualquer coisa, conte-me. Eu não grito com os funcionários, a cozinheira muito menos o poderá fazer. O importante é que eu lhe estou a dizer que gosto do seu trabalho. Se não gostar, falo consigo e acertamos as coisas porque eu sei que está cá só há 2 semanas e não tem experiencia, é obvio que não vai saber fazer tudo bem e depressa. Não tenha medo, vamos falando, eu vou estar atenta e fique descansada”. E eu fiz questão, para ser mesmo, mesmo directa de terminar a conversa dizendo “O negócio é seu, as decisões são suas. Eu virei sempre falar consigo. Por algum motivo, quando sugiro esta conversa entre funcionário e chefia, elas recusam. Mas eu tenho a consciência tranquilo e pode ter a certeza que ao próximo problema venho directa a si, e sempre só a si”. E sai.
Detesto estas merdas! Esquemas, gente com a mania, umas a lixarem-se às outras… e ainda só passaram 15 dias! Sinto que estou neste antro há anos!
E sabem que mais? Eu vou mesmo arriscar passar fome. Inscrevi-me hoje nos exames nacionais e vou começar 2f um plano de estudos intensivo. Vou para outra cidade sem nada garantido, vou em busca de um part time, vou-me candidatar a quantas bolsas de estudo existirem… sei lá! Pena que só em Setembro sei se fico ou não colocada. Tenho de ficar, Meu Deus. Que eu aqui, frustrada e cheia de inimigas, não aguento.

PS: tenho tanta fé de ficar colocada na licenciatura que acho que estou a aguentar estas cobras melhor porque me sinto em contagem decrescente. Elas dizem que o verão será caótico, esplanada cheia, muito trabalho e pouca conversa. Portanto, verão vem depressa! Quero é trabalhar muito, ver as horas a passarem rápido e que Setembro chegue em força, glorioso. 

5 comentários:

  1. Revi-me muito no que escreveste! Recentemente estive a trabalhar num sítio onde o ambiente era mesmo assim, empregados com a mania de serem patrões! Felizmente arranjei outra coisa e saí de lá, porque estava a ficar insustentável, porque pior do que complexo de superioridade é complexo de inferioridade, sou licenciada mas nunca me armei em boa, as cobras de serviço é que se armavam em coitadas para eu me sentir tipo culpada por ter estudado! E melhor do que o último dia de trabalho e ver tudo aquilo pelas costas foi ver a raiva delas por terem percebido que me estava a cagar para elas e para aquele trabalho! E hoje só me arrependo de não lhes ter respondido à letra em certas ocasiões! Quanto a ti, força ai! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem mais! Esta mulherzinha já chegou a olhar para mim e outra rapariga nova que tem um doutoramente, e a dizer "Agora temos doutoras a servir cafés". Claramente sente-se inferiorizada. Confesso que também estou a contar os dias para me despedir em grande e ignorá-las. Agora, confesso, está dificil. Aquele mau ambiente afecta-me.

      Eliminar
  2. Bem, que situação! Não há saúde mental que aguente conviver todo o santo dia com gente assim... Adiante, acho que fazes muitíssimo bem em voltar a estudar e em Serviço Social, não te conheço mas acompanho o teu blogue e parece-me que vais ser daquelas que veste a camisola...e não mais uma que só quer um canudo e que a tratem por Dra. Eu licenciei-me em Educação Básica e assim que terminei entrei em SS, pedi equivalências e espero concluir o curso em 2 anos... Para a tua sanidade mental se manter tenta entrar em pós laboral porque uma turma de 1ºano só com miúdos de 18 anos e insolentes...é horrível ...estou a ter 1 aula com uma turma de diurno e a semana passada "fui para a rua", o professor expulsou a turma inteira porque não tinha condições de trabalho...o caos... Em relação às bolsas tenta informar-te bem porque acho que se fores trabalhador estudante não tens direito a bolsa... e se tiveres bolsa geralmente os resultados só chegam já o 1ºsemestre vai lançado... e os serviços académicos arranjam tudo e mais alguma coisa para não te darem bolsa. Hmmm...outra coisa que talvez te interesse já que és toda aventureira talvez sejam as mobilidades erasmus...eu estudo no alto alentejo e na minha escola é super fácil conseguir uma bolsa de estudos (a minha foi de 1200€) isto porque somos poucos alunos e muitos não aproveitam esta oportunidade. Quanto ao curso tem cadeiras muito interessantes e outras que valhamedeus só estão ali por que sim... Boa sorte!! Eu sei que não pediste a minha opinião mas pode ser que seja útil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. CATARINA DE DEUS!! Caiste-me do céu! Alto Alentejo... olha que acho que possivelmente estas na instituição para a qual pretendo ir... agora fiquei curiosissima! Mas pela tua conversa deverá ser mesmo. Essa bolsa é optima! Podes-me enviar um mail? Gostava de falar contigo mais aprofundadamente. Realmente, vou-me inscrever em pos-laboral, ja tinha pensado nisso. Acho que seria um choque grande, de repente, no meio de jovens em praxes. Esse valor de bolsa... o que me foste dizer! eheheh
      Era optimo!

      Eliminar
    2. Ainda bem que foi útil :) Será o IPP? fica à vontade o meu mail é catarina_polido@hotmail.com ... qualquer dúvida que tenhas não hesites. Se for no IPP, o melhor é mesmo entrar em pós laboral...também é um choque porque encontras muitas pessoas que já estiveram fora do ensino muito tempo e às vezes é preciso abrandar o ritmo das aulas para eles se começarem a orientar..,mas turmas de diurno é para esquecer...dá vontade de correr aqueles miúdos todos à chapada...e eu até sou uma pessoa da paz!! Das bolsas sociais tenta ver se reúnes condições para receber... é que tenho mesmo essa ideia que os trabalhadores estudantes não recebem... e se receberes bolsa social podes acumular com erasmus ...o que é maravilhoso!! Outra coisa que pode ser útil é pedires acreditação de cadeiras que já fizeste antes...normalmente eles dão em tudo o que é cadeiras de opção... eu como já tinha uma licenciatura fiquei apenas com as especificas para fazer... entre este ano e o próximo espero estar despachada e ir fazer o estágio para as ilhas ou norte... ;P

      Eliminar