segunda-feira, 23 de março de 2015

É merda até ao horizonte!

- Descobri que não posso concorrer a bolsa de estudos por várias razões, desde questões relacionadas com a minha última licenciatura aos rendimentos da minha mãe;
- Descobri que a Camara Municipal lá da terra é uma porcaria e ninguém me sabe explicar o regulamento de candidatura à bolsa de lá. Basicamente, a resposta foi “Candidate-se em Julho e depois logo se vê”;
- A minha chefe comunicou-me que a Cafetaria necessita que faça horas extra, então esta semana (e provavelmente as próximas) estou a fazer 45h semanais (grande lata! Nem pergunta se posso, se me importo);
- Hoje a sala de refeições encheu e deixaram-me lá sozinha. Resultado: clientes insatisfeitos, muito tempo de espera, gente mal educada e eu levei com tudo;
- Descobri que o exame por “Maiores de 23” é mesmo sobre serviço social. Não deveria ser sobre uma área neutra, que se tenha aprendido no secundário? Eu sei lá onde vou arranjar informação sobre serviço social para fazer já um exame? Se entendesse do assunto não me inscrevia numa licenciatura!

PS: são tantos obstáculos, tanta merda a acontecer ao mesmo tempo que parece o Destino a querer que eu desista. Sem bolsa do Estado, a da Camara só Deus sabe… vou-me despedir e mudar-me para uma cidade com uma mão à frente e outra atrás na fé de arranjar um emprego lá? Se não conseguir, endivido-me e perco tudo. Que se lixe! Já não tenho medo, viver nesta cidade maravilhosa com um emprego frustrante deixou de fazer sentido, que se lixe isto tudo! Vou arriscar a minha ruina atrás desta licenciatura dos infernos!


10 comentários:

  1. Quando fazes um exame para maiores de 23 anos, tens sempre disponível uma lista de bibliografia acerca do mesmo. Pelo menos é assim que funciona na minha universidade.
    Relativamente à bolsa de estudos, devias informar-te melhor, procura no site da DGES, porque apenas podes concorrer quando já entraste no curso e mesmo que te digam que não tens direito, podes sempre concorrer, porque, tratando-se de uma universidade publicas (não sei se é o caso), a atribuição das bolsas cabe à DGES, e basicamente tem a ver com os rendimentos do agregado familiar, e se tu vives sozinha, são só os teus rendimentos que contam. Falo por experiencia própria, não desistas já e informa-te bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu informei-me de tudo hoje e li a legislação. Não tenho mesmo direito por causa de uns prazos e umas situações da minha anterior licenciatura. Enfim...

      Eliminar
  2. Não te deixam candidatar-te aos exames nacionais normais? Acho isso dos exames +23 serem sobre a área específica tão parvo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. sim, eu candidatei-me aos exames nacionais. E vou tambem fazer o Maiores de 23. Vou tentar pelas duas portas de entrada. O que não me dão é bolsa de estudos.

      Eliminar
  3. É por estas coisas que eu te disse que nunca considero as coisas como certas e que prefiro informar-me bem sobre tudo antes de tomar uma decisão convencida que terei direito a isto e aquilo e que de certeza que isto e aquilo se passam assim. :)

    Mas espero que de uma forma ou de outra consigas aquilo que queres, mesmo que surjam pedras no caminho (como surgem e surgirão sempre. É a vida :) ).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah mas eu sou muito positiva e tomo o bem como garantido ;)´
      E espero, peço a todos os santinhos, que a Vida me mantenha sempre assim. Ser negativo deve ser complicado, deve limitar bastante. Apesar disto tudo, ja vi outros caminhos e aconteça o que acontecer, nem que vá só na fé. Quando tomo uma decisão, decido um rumo, não há volta a dar.

      Eliminar
    2. Concordo contigo e adianto-te já que não sou nada negativista. Não olho para o copo e vejo meio vazio da mesma forma que não olho para algo e penso logo que vai correr mal. Mas sou cautelosa nos passos que dou e não tomo o bem como garantido. :)
      Por exemplo, só vim para França quando juntos fizemos contas à vida e percebemos que conseguiríamos viver apenas com o ordenado dele caso eu não arranjasse trabalho. Não é que eu não achasse que ia arranjar, aliás, eu até estava convencida que ia. Mas a vida trocou-me as voltas e França não é neste momento um país propício a arranjar trabalho. :) Estava confiante mas não com a certeza que o conseguiria, e daí fazer primeiro as contas. Nunca embarcaria nesta aventura se depois fosse obrigada a deixá-lo para regressar a Portugal por não nos conseguirmos sustentar.:)

      Eliminar
    3. Entendo. E foi isso que me levou a escolher a cidade para onde vou estudar (se entrar...). Porque perto fica a casa da minha mãe e se as coisas correrem mal, sempre posso voltar a casa e ir e vir, continuar estudando.

      Eliminar
  4. Peço desculpa de ainda não ter respondido ao teu mail...recebi uma notícia que me puxou o tapete e esta semana nem meti os pés nas aulas. Em relação à bolsa era o que já desconfiava :/ Sobre o exame de maiores de 23 amanhã pergunto a um colega como foi o dele e se ele ainda tem a cópia..mas acredito que sejam questões do tipo...defina serviço social, porque escolheu esta área...blá, blá...não pode ser mais do que isso ;) Qualquer coisa mail, e eu respondo assim que conseguir :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava a estranhar, sim... Espero que esteja tudo bem contigo, dentro dos possiveis. Obrigado pela ajuda! ;)
      beijinho

      Eliminar