quinta-feira, 26 de março de 2015

Opostos dispostos

Desde sempre, desde bem pequena, que pessoas opostas a mim eram as que mais me atraiam. Sempre achei fascinante a forma como outros viam a vida e me explicavam essa visão, tentando depois encaixa-la na minha. Adorava fazer de conceitos diversos, puzzles na minha mente.
Actualmente, noto que talvez a minha ingenuidade de criança me tenha feito falhar numa noção chave: pessoas opostas são interessantes sim, mas apenas as visões opostas, não os valores. Começo a notar que tenho amigos com valores que considero deformados e está a ser complicado. Noto que tenho mais conflitos no meu quotidiano, que estou mais selectiva.
Dizem os Mestres que o Reiki limpa a nossa vida e selecciona o que realmente nos faz falta. Talvez tenha sido isso, não sei. Mas é visível que desde que fiz o nível II de Reiki que tudo se começou a manifestar. Tive aquela amiga que se revelou, que mal me fala porque me inveja por ser independente e trabalhar; ultimamente noto que algumas pessoas com quem nunca tive qualquer conflito se tornam agressivas comigo com bastante facilidade quando me mostro bem e feliz; hoje um amigo de longa data ficou furioso comigo, quase me ofendeu até, porque queria vir sair à noite para esta cidade onde vivo e queria dormir cá em casa e reagiu muito mal quando lhe disse que sim, podia cá dormir MAS tínhamos de ver bem os horários porque ele não conhece cá nada e eu teria de ir a pé, ao frio, busca-lo depois e, vamos lá ter dois dedos de testa, ele às tantas ia para alguma Disco até às 4h ou 5h e eu levanto-me todos os dias às 6.30h, trabalho de sol a sol a carregar uma esplanada 9h ao dia, ando a estudar para vários exames, mais a carta de condução… ando exausta!
Este amigo de há quase uma década, ao invés de entender, ficou chateado e agressivo. E comecei então a analisar-me: o que raio ando eu a fazer para atrair tantos conflitos na minha vida? E lá está, entendi que tanto este amigo, como algumas pessoas que se têm mostrado agressivas comigo, têm já a minha idade ou são mais velhos, são desempregados ou têm part-times e vivem em casa dos pais do dinheiro destes. Posto isto…
Chego a um ponto que, infelizmente, nem fico mais triste. Entendo e aceito. Há pessoas das quais podemos gostar muito, mas se não respeitam os nossos objectivos e vida não adianta gostar. Amigo apoia e compreende. Não julga, exige, magoa. Enfim… a reduzir a lista de “amigos” em tempo record. 

3 comentários:

  1. Mas isso também é gente doente da cabeça. Tenho 20 anos, estudo e a minha mãe ainda me sustenta. Nunca na vida me passaria pela cabeça ofender-me com uma atitude como a que tu tiveste e muito menos ficaria triste pelo sucesso dos meus amigos. Nem admito ter amigos que lidem mal com as coisas boas que acontecem na minha vida, sou muito criteriosa a escolher as pessoas com quem me relaciono precisamente para não ter que lidar com gente invejosa e parvinha.

    ResponderEliminar
  2. Acho que chegamos a uma altura na vida em que os amigos com interesses/objetivos de vida se vão afastando. Acho que é normal. Começa a existir incompatibilidades.
    Não te zangues. Não vale a pena.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Já eu tenho tendência para me aproximar de pessoas parecidas comigo, mas as pessoas nunca serão iguais a mim e por isso também têm atitudes que às vezes não gosto e que passados uns anos nos afastam, por eu ou elas nos fartamos desse pequeno conflito. Exemplo:
    - Tenho um amigo que é capaz de insistir todos os meses para que viaje até à cidade dele para o visitar, que até fica ligeiramente aborrecido comigo por eu não ir (porque questões de tempo e dinheiro) mas nunca, nunca, se propõe a vir ele ter comigo. E quando lhe faço o convite, diz que não tem dinheiro nem tempo. A razão é válida para ele mas ele não a acha válida para mim. E eu não gosto que me façam sentir assim culpada, como se não fosse uma boa amiga, principalmente quando do outro lado o comportamento é igual ao meu. Este meu amigo é boa pessoa, gosto dele mas acabamos por ficar sempre meio afastados quando há estas "chatices".

    Por outro lado, tive uma amiga que acabei por considerar "tóxica". É boa pessoa, muito amiga do seu amigo, mas não para mim porque o meu feitio não permite que viva em paz com uma pessoa assim. É o tipo de pessoa que te liga e te informa que vai passar 3 noites em tua casa. É o tipo de pessoa a quem dizes que só tens disponibilidade para um café na sexta, e ela marca o café para...quinta. É o tipo de pessoa que marca uma viagem contigo mas tudo tem de ser feito nas datas que melhor lhe convêm. E que à última da hora é capaz de cancelar porque apareceu um plano melhor. E eu não consigo lidar com isto sem ficar em stress, embora lhe reconheça muitas qualidades e saiba que está lá para os amigos quando precisam. Por isso, embora me custe porque ela tem outras 1000 atitudes muito boas, acabei por terminar a nossa amizade. Porque assim, não entro em stress constantemente com ela.

    ResponderEliminar