segunda-feira, 1 de junho de 2015

Triste mas dizem que é a Vida...

Uma grande amiga minha deixou de me falar, do nada, porque eu, ao sair de uma relaçao de 3 anos com casamento marcado, mudei de cidade, de vida, de emprego e estou a lutar por algo mais e ela, saindo da mesma situação, fechou-se em casa dos pais, sem emprego, sem ideias. Diz que a faço sentir mal.
Agora a minha melhor amiga, a mais querida, aquela a quem eu sempre contei o inconfessavel, mal me fala, só bom dia e boa tarde, como se meras conhecidas fossemos, porque o namorado, no final do ano, a chamou de Vaca de Merda e terminou com ela e, actualmente, situação perdoada, sonhos anulados em prol dele, bebés a idealizarem-se, ela tem vergonha de me encarar sabendo eu o balde de merda que ela tem como companheiro. Mas que fique claro que nunca opinei contra a relação, sempre a incentivei a escolher o melhor caminho, o que lhe fizesse mais sentido e trouxesse maior felicidade. No entanto, ela desistiu da carreira, do Doutoramento, de viagens e vive agora numa aldeia. Sim, uma aldeia. E esta desempregada só para poder ficar com o bronco provinciano que a chama de Vaca de Merda cada vez que ela quer ser uma mulher independente. E no meio disto tudo, ela afasta-se de mim. Porque agora, ele encaixa na vida dela e eu, a amiga de sempre, não.
Se isto não é triste... não sei o que será.

9 comentários:

  1. Acho que isto acontece muito na amizade de criança ou adolescência. Porque, depois, na vida adulta as pessoas deixam de ter coisas em comum, interesses e filosofias de vida... e ela escolheu um caminho que não te inclui, e que vai contra os teus princípios. Mantém-te fiel a ti mesma e estarás em paz.

    ResponderEliminar
  2. É a vida, tal e qual e nada existe para opinar sobre isso...
    Tu sabes melhor que ninguém que nem todos têm a capacidade de arriscar tudo por "nada".
    Existem 7biliões de pessoas, nunca se estará sozinho

    ResponderEliminar
  3. A vida por vezes é parva e estúpida...Nesse caso a tua amiga está a ser ainda mais parva e estúpida que a vida e quando vir isso talvez seja tarde...

    ResponderEliminar
  4. Se calhar terei uma visão diferente das coisas.
    Em relação à primeira amiga, de alguma forma entendo-a. Não somos pessoas iguais umas às outras, umas têm mais coragem que outras, umas são mais expeditas que outras, umas acabam por ter mais sorte que outras. A tua amiga não é como tu: tu foste à luta, mudaste de cidade, arranjaste um emprego mesmo que não gostes dele, viveste o fim da tua relação de uma maneira. Ela voltou para casa dos pais, se calhar para lamber as feridas, se calhar sem coragem para ir à luta, com mais medos. Cada um vive a vida da sua maneira. E ela se calhar, até gostaria de ser mais corajosa, de ir mais à luta, mas por alguma razão (nem que seja por feitio) não consegue. E se tu fores aquele tipo de pessoa que ao pé dela lhe diz "Nestes casos é preciso ir à luta! É preciso sair de casa! Que horror, voltar para casa dos pais!", só vais fazer com que ela se sinta ainda pior para consigo mesma. <=)

    Quanto à segunda amiga: bom, de alguma forma ela sabe que tu o achas um balde de m*** e de alguma forma sente que tu a criticas por ter ficado com ele. Tenho uma amiga que está com alguém de quem eu não gosto, olho para ele e não vejo ali nada de bom, não acho que a trate como ela merece, mas ela não sabe. Claro que não sou hipócrita e não lhe gabo o namorado, mas tive sempre o cuidado de, mesmo perante as coisas escabrosas que ela me conta, eu não dar a entender aquilo que verdadeiramente penso dele (nem de forma superficial). E sei que se ela tivesse a mais pequena ideia do quanto eu não gosto dele, se afastaria de mim.
    Até porque lá está, Raven, não é por lhe dizeres que a apoias em qualquer decisão que ela tome que ela não sente bem qual é a tua posição. Eu afastei-me de uma amiga de muitos, muitos anos, por variadas razões mas uma delas foi o facto de ela me dizer que o Jack era uma péssima influência para mim mas que eu é que sabia o que fazer da minha vida. O meu caso era diferente já que até à data nunca me tinha queixado do Jack, não tinha nada a apontar-lhe e sei que o que motivava esta amiga a não gostar da relação era o facto de ter ciúmes, mas por muito que ela dissesse para eu escolher o que me fazia feliz, a verdade é que eu sabia o que ela pensava desta relação e por isso nunca estava confortável para falar dela ou sequer juntá-los aos dois. Se a tua amiga não se sente confortável contigo para falar dele ou para estar convosco os dois, é normal que se afaste. <=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu entenderia isso tudo se eu fosse uma pessoa que lhe criticasse o namorado, Tete.
      Eu sempre tive optima opinião sobre ele até ela, no fim do ano, decidir contar-me tudo o que se passava na realidade e que eu, nem por sombras, desconfiava. E fê-lo, na expectativa de isso lhe dar forças para entender a realidade, para não voltar para ele após uma situação grave. Ela disse-me que ao verbalizar os acontecimentos a alguém em quem confiasse, isso a ajudaria a livrar-se dele, que ela reconhecia ser mau. Posto isto, e ficando eu em choque porque o rapaz parecia-me um doce, nunca em momento algum a critiquei ou dei opinião quando ela voltou para ele 2 dias depois. Mas agora, já meio ano passado, ela afastar-se por não saber lidar com as coisas que me contou... chocou-me! Porque não houve nada da minha parte que levasse a isto, nunca mais falamos do sucedido... enfim!

      Eliminar
    2. Bom, nesse caso realmente nem sei que te diga. E teres uma conversa franca com ela, já que eram/são assim tão próximas? Perguntares-lhe directamente o que se está a passar. Talvez o motivo do afastamento seja outro, não sei. =S

      Eliminar
    3. Tentei e ela disse-me que contou-me o que eu nem imaginava para que depois isso lhe desse forças mas agora só a faz sentir vergonha, porque eu sei que ela está com a pessoa errada. E é isto. Ela às vezes admite que ele é a pessoa errada, sabe que está a desistir de si mesmo por ele mas... depois muda o discurso e tem fé que ele mude e de certeza que vai correr tudo bem e para quê sonhar com carreira e sucesso (como ela sempre quis) se já tem 31 anos e casamento e filhos é o que os outros já lhe exigem? Acho que estar a viver numa aldeia, com os pais, avós, lhe está a causar a tão famosa "pressão social". Mas esta coisa de ela reconhecer que ele a destrata mas ter esperança que ele mude... tenho receio, faz-me lembrar o discurso das vitimas de violência domestica.

      Eliminar
  5. Sem qualquer dúvida! E acho que devias insistir em manter-te por perto. Diz-lhe que aquilo que ela te contou já lá vai e que para ti o importante mesmo é a amizade dela, e que se ela quiser, nem se fala nele e pronto, mas que gostavas mesmo, mesmo, mesmo de continuarem amigas. Sei lá...<=) Não digo que resulte porque se ela não quiser, não há nada que a faça mudar de ideias. Eu sei disto porque eu estou "na posição dela", ou seja, tenho uma amiga que quer à força voltar a ter a amizade antiga mas eu não tenho esse interesse.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois... eu deixei-lhe uma mensagem a dizer isso, o quanto a adoro e desejo a sua felicidade e o quanto ela sabe que não lhe cobro nada. Não respondeu. Enfim.. Parece que resta-me aceitar, digerir e entender que a "vida é feita de fases e ciclos que se fecham" não é frase feita.

      Eliminar