terça-feira, 7 de julho de 2015

Dos bloqueios

Quando vejo aqueles filmes tão bonitos de amor, baseados nos romances do Nicholas Sparks, acabo sempre a chorar. Emociono-me. Fico com aquele sentimento de "também quero isto para mim". Mas aí vejo a realidade e tenho de reconhecer que sou eu que não contribuo para que isto suceda.
Acredito no amor, adoro sentir-me apaixonada. Mas não sei demonstrar os meus sentimentos. Cresci num lar desestruturado, não tenho a noção de familia nem de raizes ou laços fortes. Os únicos laços que conheço são os que criei com amigos. E quando se trata de amor, sou fria. Não consigo dizer que amo, não consigo dar um beijo ou abraço de forma espontanea, não consigo tomar a iniciativa. Sinto-me sempre presa. Claro que ao ter esta consciencia, tento melhorar a cada dia, contornar esta questão. Estou muito melhor. Mas falta-me um longo caminho.
Às vezes não sei se serei sempre assim ou se ainda não encontrei a pessoa certa que me faça saltar este muro interno.
Já amei. Uma vez. E demonstrei-o com atitudes, estando sempre presente nos momentos mais duros, aguentando coisas que me faziam mal. Mas no que toca a palavras, a beijos... sempre me mantive "afastada". Não sou uma pessoa calorosa, não sou pessoa de ligar várias vezes, de dizer que tem saudades, de mandar sms. Não sou de declarações de amor em redes sociais nem de grandes aparatos. Mas até gostava de ser.
Se bem que naquela relação que tive mais séria, em que descobri o que era amar, estive quase a quebrar em bom tamanho o muro que habita em mim. Mas a outra metade começou a desiludir-me, fazendo-me retrair de novo.
Hoje perguntou-me um amigo "Porque estás sozinha? Ainda para mais sabendo eu que é por opção". E fiquei a pensar na resposta. Realmente, se quisesse aventuras, teria bastante por onde escolher. Mas para que quero eu meros momentos sem importancia com tipos que só vêm em mim umas mamas avantajadas, ser magra e bonitinha? Eu preciso de mais. Preciso de alguém que queira ficar não pelo exterior mas pelo caos do interior e que queira organiza-lo comigo. Preciso de alguém que acredite no amor como eu e esteja disposto a fazer-me apostar. Preciso de alguém que me mostre que não serei fria para sempre, que posso muito bem gritar que amo alguém sem me sentir constrangida, que me faça acreditar que o amor não perturba nem causa embaraço. Porque este é o meu problema: achar lindo quando outros gritam o seu amor e sentir-me ridicula e envergonhada ao fazê-lo.
Acho que me habituei a ter de ser durona desde pequena e agora sinto-me exposta e pequena quando tenho sentimentos.

8 comentários:

  1. Vê lá não te armes em carochinha...
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rusty, não percebi, Contos infantis já não estão muito presentes na minha memória.

      Eliminar
  2. :)
    Podes sentir falta, mas não andes atrás do amor. O que é nosso às nossas mãos nos há-de vir parar. Basta ter as portas abertas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rusty, fizeste-me ir reler o texto. Eu penso que não disse ou dei a entender que andava atrás de romance, aliás, no texto digo que me tenho afastado de todas essas coisas. Evito dates e afins, uns porque sei que a outra parte só vê em mim interesse fisico, outros porque a pessoa não me cativa deste modo. Saí no ano passado de uma relação de 3 anos e decidi ir viver sozinha para me relembrar de como isso era bom. E estou a adorar. Ainda não sinto falta de ter alguém, parece que aqueles 3 anos ainda pesam, sufocam. Estou a adorar estar sozinha! :)
      Este texto é geral. Sempre pensei isto, sempre fui assim. Foi um desabafo.

      Eliminar
    2. Deixar portas abertas... gostei da ideia. Acho que é isso que tenho de reaprender a fazer agora que o passado já está mais lá atrás.

      Eliminar
    3. Acho que já estás um passo à frente disso tudo. Provavelmente, só agora te vais apercebendo, aos poucos.
      Quem passa por aqui há já algum tempo, percebe isso nos post que escreves.
      Não digo isto como se te conhecesse verdadeiramente ou me ache dono da razão, mas sim o que a vida me deu a experienciar, aquilo que transmito.
      Falar é fácil mas, em última análise, às vezes basta um simples deixar ficar para trás aquilo que, por conforto ou segurança, nunca nos iria trazer nada de bom à nossa vida.
      E sim, também é preciso pensar com a cabeça e não só com o coração!

      Nota: Espero, acima de tudo, que a tua entrada no ISCTE se concretize. E depois?! E depois pode ser tantas coisas, que não há tempo para as enumerar...

      Eliminar
    4. Obrigado pela força! 2f saem os resultados.

      Eliminar
  3. Passinhos de bebé, até porque como dizes o facto de teres noção que não és espontânea a fazer as coisas pode ajudar-te a fazê-las de forma consciente.
    E não confundas os grandes gestos românticos com os gestos em público. :) Eu e o Jack temos conta facebook (cada um a sua, obviamente) e dificilmente verás um a mencionar o outro seja a que propósito for. Estamos juntos na vida real, se eu quiser dizer-lhe que gosto dele basta esperar que ele esteja comigo para o fazer, não preciso de ir gritar isso para o facebook. O Jack pediu-me em casamento no mesmo local onde eu o tinha pedido em namoro, o que tornou tudo ainda mais romântico. Calhou foi ser em plena rua, mas felizmente não estava ninguém a passar e a assistir ao pedido de joelho no chão. =P Foi um pedido lindo, super romântico, mesmo à filme, e não foi preciso ter ali a família, os amigos e meio mundo de desconhecidos a assistir. Ser-se romântico só entre os dois é bom. :)

    E também não há problema nenhum em um ser mais romântico que o outro. O Jack é romântico mas eu sou dez vezes mais. E lido bem com isso, sem problemas. Afinal de contas, gosto dele como ele é. Mas quem já o arrastou para a chuva para lhe dar um beijo debaixo de uma carga de água, por exemplo, fui eu. :) E ele alinha, claro, não faz fretes, mas também não faz estas coisas de forma espontânea. :) Mas liga para saber como está a ser o meu dia, coisa que já eu raramente faço. :D

    Vai melhorando aquilo que achas que deves melhorar. Provavelmente nunca serás espontânea a fazer estas coisas mas muito provavelmente encontrarás alguém que vai fazer-te ter vontade de fazer essas coisas mesmo que tenhas de ter consciência que as estás a fazer. :)

    ResponderEliminar