domingo, 20 de setembro de 2015

Please, introduce me Lisbon

Mudei-me na sexta-feira de manhã, após 48h sem dormir. Primeiro, por ansiedade, depois pela noitada mesmo da minha despedida.
Vinha exausta, de olhos inchados de tanto chorar e pouco receptiva a tudo.
Colegas de casa, antes de mais: uma tem 17 anos e mal a vi. Como era sexta, entrou a correr para voltar à terrinha, para junto dos pais e amigos. Só lhe sei o nome.
A outra tem a idade da minha mãe, nunca fez mais nada da vida a não ser estudar e é sustentada desde sempre pelos pais. É muito simpatica, prestativa mas... damn! Mais de 40 anos a estudar e a ser sustentada?!? Eu trabalho desde os 19 e não chulo ninguém! Faz-me confusão. Ela não tem redes sociais porque é perigoso, aconselhou-me a nunca ir ao Bairro Alto que lá só há bebedos. Gente... ou muito me engano ou esta moça veio da aldeia e é virgem, nunca beijou macho nem fémea e vai passar pela vida sem viver. Credo!
Na sexta pouco fiz, então. Foi despejar as caixas e sacos por onde havia espaço, fui às compras, liguei a tooodo o pessoal para partilhar a minha chegada e era meia-noite estava a dormir. Acordei sábado às 17h. Precisava mesmo descansar!
Sábado andei a vaguear pela net e decidi ir jantar sozinha e conhecer o bairro. Após colocar no Facebook algumas fotos da minha despedida e da minha chegada a Lisboa, começo a receber mensagens surpreendentes. Um colega de escola que não vejo há 8 anos comunicou que vive cá, anda a praxar a miuda de 17 anos que vive comigo (como o mundo é pequeno) e convidou-me para ir ser praxada, se quisesse, na Universidade dele que é aqui no bairro, uma vez que no meu curso só há gajas e bué novinhas e eu vou dar em doida. O curso dele é mais de homens e há mais pessoal da minha idade. Aceitei logo! Conhecer pessoal e diversidade é comigo!
Recebi depois um telefonema de uma rapariga da terrinha dos meus pais, que costumava fazer meditação comigo quando lá vivia. Ela está há 2 anos em Lisboa e disse-me que havia cá muita malta lá da Cidade e que iam fazer uma saída em grupo no Bairro Alto e convidou-me. Eu até nem estava com grande vontade. Não gosto daquela Cidade terrivel e com pouca gente de lá me dou. Mas enquanto decidia o que fazer, pedi informações a uma senhora na rua e expliquei-lhe resumidamente que era uma alentejana perdida na Capital e... adivinhem! A mulher adorou-me, deu-me dinheiro para os transportes e um cartão já com algumas viagens pagas. Fiquei atónita! Tentei devolver-lhe tudo mas ela insistiu, entrou no carro, disse-me onde trabalhava para que eu lá fosse depois e foi embora. Julgando tratar-se de um sinal da Vida, lá usei o cartão da senhora e fui para o Bairro Alto. Ainda parei na Baixa para beber um café e comer algo e... adivinhem! Não paguei a conta porque o empregado de mesa fez questão de me oferecer o que consumi porque alega nunca ter visto olhos tão belos como os meus. Pediu-me para voltar.
Portanto, cheguei ao Bairro Alto já com a moral nas nuvens. Lá, um indiano veio-me acariciar o cabelo, dizendo o quanto sou bonita. E mais tarde, um rapaz preto apareceu do nada, com um pente rosa choque no cabelo a contar piadas racistas sobre pretos. Até agora não sabemos o que foi aquilo. Ele apenas disse que adorava contar piadas a desconhecidos. Vá-se lá saber. 10min depois veio outro tipo pedir um cigarro, falou sobre os "beneficios" de fumar e no fim, como ninguem no nosso grupo fumava, ele disse "Ah que se lixe! Eu tou só a meter conversa para passar o tempo, nem sequer fumo!". Meu Deus...! Mas isto aqui é só gente doida?
Resumindo: entre desconhecidos a oferecerem-me coisas, gente maluca a meter conversa do nada e o grupo da Cidade que até foi bem porreiro, posso dizer que gostei e me senti bem em Lisboa.

Eros Miguel a inspecionar o sitio
 
Eros já a dominar o espaço

O caos!



Aproveitei para mudar de visual. Cortei o cabelo e pintei
 
 Eros já vê filmes com a Mammy mais tranquilo e adaptado

3 comentários:

  1. Boa sorte e que tudo corra bem. Não é à toa a letra daquela canção "São os loucos de Lisboa...".

    ResponderEliminar
  2. Tu tens a vida mais mirabolante que já conheci. Tens uma sorte louca! Não é que seja só sorte, claro que estas coisas acontecem também porque és corajosa, te atiras para a frente e vais aceitando oportunidades, mas ainda assim, tens uma sorte louca e uma vida que nunca fica aborrecida :P Boa sorte, bem vinda e força :)

    ResponderEliminar