sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Help, povo da Capital!

Para quem é de Lisboa ou apenas cá decidiu viver, coloco uma questão: como se sobrevive feliz aqui?
Nos transportes parecemos sardinhas enlatadas, demora-se horas para fazer algo simples que na minha anterior cidade demoraria 15min, tudo é ruidoso, tudo são estrangeiros. Diz uma grande amiga minha que ama Lisboa por ser impessoal e cada um ter a sua vida. Credo! Justamente por ser impessoal, me transmite algo sem sabor, sem identidade. Sinto que não conheço outros seres humanos e sim que tropeço em gente e mais gente. Isto é claustrofóbico!
Esta semana entrei em modo de negação. Não quero viver aqui. Não vou ser feliz aqui. Não vou conhecer pessoas interessantes aqui. Tudo é correria, tudo é vazio, as pessoas são superficiais. E dei por mim a não ir um único dia às aulas e hoje aconteceu o surreal: entrei numa Igreja e chorei. Igrejas? Eu? Valha-me...
Depois, só para ser minimamente coerente, fui a um centro budista conhecer um monge amoroso e ouvir uma palestra de mindfulness. Que dada a minha ansiedade não serviu de nada.
Eu mudo sempre de cidade, não é novidade. Tenho em mim uma enorme necessidade de não criar raizes, de conhecer mais. De ano a ano, lá estou eu de mochila às costas. Mas desta vez, sendo que ainda nem passou 1 mês desde que aqui vivo, bati o meu próprio record.
Detesto esta cidade!

7 comentários:

  1. Hahahaha
    Tanta gente ao teu redor e sentes-te sozinha.

    Sim, É um comentário maldoso.

    ResponderEliminar
  2. Lisboa é de facto uma cidade muito grande, atrasada e impessoal...
    Quanto ao tempo que se demora em qualquer deslocação eu comecei a andar bastante a pé... muitas vezes demorava o mesmo ou menos que andando de transportes, para além de que fazia exercício e via pessoas...
    De facto é extremamente difícil não andar sempre atrasado, mas com o tempo habituas-te ao ritmo e isso acalma...

    Quanto ao impessoal, bem, ai não te posso ajudar, eu sempre morei em bairros que eram pequenas cidades dentro da cidade, e depois nós alentejanos temos sempre a sorte de em todo o lado haver alentejanos, e por sua vez são sempre muito sociáveis...

    Não desmotives já... ainda é cedo...

    ResponderEliminar
  3. Ai Raven, pareces eu nos primeiros dois anos em que vivi em Lisboa! Gostava de dizer que isto passa mas nunca me senti realmente em casa, apesar de viver bem cá e há 10 anos! Mas não há nada melhor do que quando chega o fim-de-semana e vou a casa... tranquiliza-te, é uma questão de te habituares! É assustador, grande e deslocado mas isso para quem vem de meios pequenos e mais acolhedores! Tudo melhora;)

    ResponderEliminar
  4. Nasci e vivi em Lisboa muitos anos, apesar de agora viver no campo continuo a trabalhar em lá. Sempre fui feliz na capital e considero-me um alfacinha :) Às vezes passear pela cidade serve-me para desanuviar. Basta conhecer alguns bairros de Lisboa para perceber que de impessoal não tem nada. Mas há que ter em conta que a maioria das pessoas que vemos nos transportes públicos vêm dos arredores da cidade, é em Lisboa que têm o emprego, parecem zombies. Lisboa continua a fascinar-me.

    ResponderEliminar
  5. Quem está mal, muda-se.
    Mas, se quiseres, sempre podes tentar encontrar o teu lugar aqui.
    Quantos milhares e milhares de pessoas em Lisboa há, cujas raízes são fora daqui?
    Pensa nisso.
    Há tanto mas tanto de Lisboa por conhecer e aprender que até assusta.

    ResponderEliminar
  6. Eu detesto as pessoas de Lisboa... não se respeitam nem nas ruas, acham que é tudo delas. Individualidade a mais dá lugar ao egoísmo.... Estou cá há 2 anos e mal posso esperar para ser totalmente independente, não quero viver nesta cidade de loucos para sempre

    ResponderEliminar
  7. Eu estudei em lisboa durante 2 anos, as minhas aulas eram só ao fim de semana, todos os santos fins de semana, e só te digo assim, era um terror chegar à sexta feira e saber que tinha de ir para lá. Tudo em Lisboa me fazia sentir repudio, o cheiro nauseabundo, os transportes publicos (tempo de espera, novamente o cheiro nauseabundo) ; as pessoas.. Perdi inclusive a minha vontade de estudar, e chorei algumas vezes a caminho da capital, ia e vinha de comboio e autocarro, ficava num pequeno hotel sozinha, foi dificil! Mas mentalizei-me que era mais forte a minha vontade que o meu repudio, e aguentei até ao fim, e só te digo assim, espero não ter que voltar a Lisboa no minimo nos proximos 10 anos. Nem que me pagassem , eu ia morar para lá.
    Fico-me pela minha querida cidade Neve! :)

    ResponderEliminar