quarta-feira, 18 de maio de 2016

Da dor

Pedi 2 dias de férias para colocar o trabalho da faculdade em dia e aproveitei que hoje estava por casa para ir alimentar os miúdos mais cedo. Sou FAT de 4 cães, um dos quais uma cadelinha sénior, a única que não está para adopção e que tem uma tutora que a ama, que a resgatou, que a visita aos fins-de-semana e lhe trás biscoitos e medicação. A senhora que a resgatou agora já no seu fim de vida, tem-lhe um amor enorme, como se a tivesse criado desde sempre. Não a podendo ter, pediu-me que a cuidasse.
Sendo uma cadelita sénior, já surda e só vendo sombras, parecia-me bem. Tinha os problemas tipicos da idade mas ainda caminhava, comia e apanhava os seus banhos de sol.
Hoje decidi mimar os miudos e alem da ração, levei uma saqueta da Pedigree para cada um. Alimentei os 3 mais jovens e quando me dirigi à velhinha, ela estava quieta e vi moscas à sua volta. Não podia acreditar!
Fiquei de joelhos a chama-la e nada. Fria, dura.
Faleceu a nossa velhinha!

Pedi à presidente da Associação para dar a noticia à tutora. E ainda estou a ganhar coragem para ligar eu. É a segunda vez qe lido com esta situação. Na passagem de ano de 2014/2015 vi um gato preto ser atropelado e enquanto o tentei salvar, morreu-me nos braços a caminho do veterinario. Como era a minha primeira vez numa situação destas, fiquei ainda na duvida porque o gatinho tremia e abria a boca. Só depois me explicaram que eram espasmos post mortem. Nunca esquecerei aquele momento, a impotencia perante a fatalidade e sobretudo a insensibilidade do veterinario que o pegou pelo cachaço, o abanou no ar e disse "vê? Está morto?".
Enfim, o certo é que na altura fiquei em choque mas foi tudo muito rápido. Não como agora, que já estava há 2 semanas a cuidar desta querida, a ganhar hábitos com ela.

Fico ao menos tranquila com a certeza que conheceste amor e mimos neste fim de vida. Descansa em paz, B*


3 comentários:

  1. Lamento imenso. :( Sou um coração mole com bichinhos.

    Só de pensar que um dia me tocará a mim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nem quero imaginar! Se perco o meu Eros... ele é mesmo a minha vida.

      Eliminar
  2. Oh coitadinha :( eu adoro cães velhotes. Tenho a certeza de que quando voltar a adoptar algum, será um velhote. São mais dóceis e agradecidos ;) Eu bem vejo a minha menina, que está mesmo a passar uma fase complicada, o quão agradecida fico quando limpo o tumor dela para a ajudar a comer. Dói tanto :(

    ResponderEliminar