domingo, 12 de março de 2017

De Itália II

Florença

Imaginava-a muito maior. É pequena, fácil de percorrer a pé.
Tive sorte e num dos dias que a visitei (estive 3 dias nesta cidade), era uma data importante relacionada com a familia Medicci e muitas coisas tinham entrada gratuita.
Ainda assim vou ter de voltar para ver o Palacio Pitti e os jardins Boboli.
Foi curioso porque eu andava a ler o último livro do Dan Brown que se passa em Florença e assim pude visitar os cenários e compôr a minha imaginação.
Não a achei tão bela como dizem, mas de facto tem um patrimonio artistico incrivel. Completamente diferente de Roma, pouco tem para ver de época romana (para mim, ponto positivo) e tem uma grande oferta de pintura, escultura, frescos.
A catedral é a mais bonita que alguma vez vi. Muito diferente, com vários tons de rosa e verde. E a cúpula... aquela cúpula pintada por Vasari é de levar qualquer pessoa minimamente sensivel ao extasi. Eu paguei para subir aqueles mais de 400 degraus e vê-la frente a frente. Valeu cada gota de suor e falta de ar.
A Galeria Uffizzi vale realmente a pena. Foi magnifico ver tantos Boticellis ao vivo. Estão muito bem conservados.
Para viver é um pouco caótica. Tem muito transito e ruido, mal pude dormir entre carros, apitos, autocarros e bares abertos ao exterior. Parece que lei de ruído é algo desconhecido naquelas bandas.
Ainda fiz algum sucesso com o recepcionista do hostel, um tipo bonito, moreno, de barba, com uns 23/24 anos, que decidio providencia-me tudo o que fosse necessario ao meu conforto sem cobrar, como anunciam no site. No último dia, infelizmente, era a sua folga e não o pude encontrar para lhe deixar um convite para vir conhecer Lisboa...

O famoso "Salão de Quinhentos" onde uma personagem do Dan Brown morre e onde está exposta a máscara fúnebre de Dante

O gajo famoso, "David"

 Café com natas e pistaccio (tudo aqui leva pistaccio)

Pequeno-almoço em frente à Catedral


Campanário de Giotto

Massa com abóbora e menta

Cúpula de Vasari

Primeira vez numa Magnum Store. Aprovadissimo

Batistério

Duomo

Mantua

Chamam-lhe a "pequena Florença" tal é o tamanho do seu patrimonio artistico. E digo-vos algo: o titulo é merecido. O que pensei ser um sitio pequeno e agradavel, revelou-se uma caixa de surpresas impossivel de visitar num dia. Tem imensos palácios, todos bem conservados, com inúmeras exposições, frescos inacreditáveis. Pela primeira vez na vida dei por mim a soltar um "WOOOOW" em voz alta ao entrar numa sala. Senti-me esmagada por uma sala chamada "Quarto dos Gigantes", onde aquela pintura do chão ao tecto, tão viva, colorida e real me tirou o folego.
Recomendo e muito!




1 comentário:

  1. Apenas um comentário,

    Na tua 2ª foto a tua cara não está tapada...
    Por mim é indiferente, já que já tinhas outras fotos onde aparecia, mas dado que nas outras fotos deste post apareces sempre com corações achei melhor avisar...

    ResponderEliminar