quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Do México II

ILHA HOLBOX


Antes de ir para o México, muito tinha lido sobre a nova promessa do verão, a ilha virgem, ainda longe do pesadelo de betão, a ilha de Holbox.
Li que era um destino "novo", paradisiaco, não tão caro mas ainda com pouca adesão turistica.
O acesso à mesma é feito a partir de uma vila chamada Chiquila, onde se toma um ferry.
À chegada, facilmente percebemos que nada tem a ver com destinos como Cancun ou qualquer outra zona ao largo da Riviera. Para começar, não existem estradas de alcatrão, e por conseguinte, não existem carros. O único meio de transporte são bicicletas e carrinhos de golf (algumas, pouquissimas, motas). Não existem prédios, não existem estruturas gigantescas a desfigurar o horizonte. Todos os hoteis / alojamentos têm design muito natural, em madeira e tectos de palha. Quase todos oferecem aulas de yoga e meditação ao inicio e final do dia.
Os hoteis á beira mar têm os seus próprios bares e Dj's e existem ainda vários quilometros de praia sem alojamentos associados, o que proporciona diversas baias de água transparente sem ninguém (podemos até nadar nus).
O que mais me marcou foi um momento em que me afastei da praia, mar adentro e quando olhei em redor estava rodeada de peixinhos brancos e 2 gaivotas enormes a nadar lado a lado comigo. Senti uma paz incrivel, uma gratidão indescritivel por aquele momento de conexão comigo e com a natureza.
É sem dúvida uma ilha bonita, animada, natural, cheia de contacto com a fauna e flora (à noite fomos nadar e ver bioluminescencia e nos meses correctos, é possivel nadar com baleias e tubarões).
Senti-me "FORA" da realidade, da poluição, do trânsito, do stress. Um sitio onde sem dúvida, gostaria de voltar! E um sitio que sem dúvida, irá atrair muitos investimentos, perdendo a sua identidade.








7 comentários:

  1. Grande escaldão, na segunda foto. Bolas!
    😬

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o que dá ser cor lexívia... apanham-se uns raiozinhos de sol e pumba!

      Eliminar
  2. Estou a caminho de ver Alter Bridge...!!!

    Ass.: RR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No dia que fizeste o comentário? "Adonde"?

      Eliminar
    2. Que porra pah!! Fui pesquisar e já vi que estiveram cá! Como é que eu não me apercebi? Não vi nada, até a semana passada comentei que este ano eles não tinham vindo... !!! NOOOOOOOOOO

      Eliminar
    3. Sorry, já foi. :)

      Sim, nesse mesmo dia, Altice Arena.

      Foi bom!

      Ass.: RR

      Eliminar
    4. NAAAAAAAAAAAAAAAO !! Nunca me perdoarei! Acredito que tenha sido incrivel. Continuo à espera de um email teu um dia destes, âh? ;)

      Eliminar