Notei que existe uma grande simpatia em relação a nós, portugueses. Houve um vendedor que me disse "Tu portuguesa?!? Tu tesa. Eu teso. Portugal pobre como nós!".
Inclusivé visitámos Al Jadida, a antiga fortaleza portuguesa conhecida por Mazagão e o centro histórico ainda hoje em dia tem o nome de "Citá Portugaise". Havia uma farmácia chamada Portugal e as ruas conservam as originárias placas com nomes lusitanos.
E os vendedores falaram-me desse passado de forma muito pacífica, guardando as palavras mais duras para nuestros hermanos, os espanhóis.
A única coisa em que os marroquinos diferem dos turcos, é no interesse material. Talvez por serem um país mais pobre, mas nas cidades, é rara a pessoa que te ajuda, que dá uma simples informação sem pedir logo dinheiro em troca. Em Marraquexe foi onde vivemos algumas situações mais tensas envolvendo pessoas que nos davam indicações e depois nos tentavam extorquir de forma até agressiva. Confesso que houve um episódio específico que até me fez sentir insegura.
Nos sitios mais pequenos, nas zonas costeiras, nada disto se passa.
Ainda assim, situações pontuais à parte, Marrocos é um país extremamente seguro. E como sempre, pela minha experiencia em países árabes, os marroquinos são extremamente cavalheiros, respeitosos com as mulheres e com os felinos (adoro este respeito pelo Corão e pela sua mensagem de que os gatos são divinos!).
- AL JADIDA (antiga Mazagão)
Zona costeira, muito marisco e a preços incriveis!
Arquitectura portuguesa, gente amável e sitio muito tranquilo.
Gostei!
Antiga cisterna portuguesa
Este senhor, era um comerciante local que "arranhava" o português e tinha um livro onde pedia aos turistas que lhe deixassem uma dedicatória depois de uma agradável conversa com ele
Tomar café com uma companhia destas nas pernas é outro nivel!
- GARGANTAS DO TODRA
Desfiladeiro famoso da zona.
De enorme beleza.
ResponderEliminarSorrisos de elegância.
Megy Maia