domingo, 12 de abril de 2020

Sogras!

Da fama de bruxas não se livram elas!
E infelizmente, grande parte das vezes bem que a merecem.
Numa relação do passado, tive uma sogra que se aliava a uma cunhada e entre as duas davam cabo de mim! Pareciam filhas do Demo e foi uma experiencia pavorosa. Eu tinha até sintomas fisicos quando, por acaso, as via na rua. Era euzinha a correr para um wc, tal não eram os dramas estomacais que se me caiam em cima.
Actualmente, Deus foi mais simpático comigo e meteu um oceano entre mim e a minha sogra.
No inicio, ela até era bem simpática. Acolheu-me de forma excelente desde o primeiro dia e tudo corria bem. Até casarmos... até o filho casar com a estrangeira que é conivente com os ideais dele que ela nunca aprovou e sempre esperou que fossem passageiros.
O meu marido é um ateu convicto que sempre jurou que não casaria. E a mãe dele, mexicana 100% raça pura (com o machismo incluido) que sempre achou que isto lhe passaria no futuro, quando encontrasse uma boa moça casadoira que o fizesse assentar nos valores de Deus e da Familia. Eis que lhe sai eu na rifa! Casar até casamos... os dois num registo civil. Sem convidados, sem vestido. Ela bem tentou de forma beeeeem insistente, convencer-me a aceitar como prenda um vestido de noiva. E bem tentou de forma aiiiiinda mais insistente, que aceitassemos pelo menos um almoço de familia. Ambos dissemos que não.
Pior mesmo foi o dia que o Marido saiu de casa com um blazer, segundo ela, amarrotado. E a senhora vira-se para mim, euzinha, e tem a audácia de me dizer "Viste? Não te dá aflição?".
E eu perdida, olhava em redor, pensando que eventualmente estariam a espancar alguma velhinha na esquina. "Aflição de?".
Ela: "O blazer do meu filho. Esta amarrotado! É tua função como esposa garantir que ele ande sempre limpinho e apresentável. Uma boa esposa mexi..."
É que a cortei logo! "Da última vez que verifiquei ele tinha as 2 mãos. Portanto, ele fará apresentar-se da forma que lhe parecer melhor a ele. E recordo-lhe que não sou nem nunca serei mexicana".
Desde aí que ela me observa com estranheza, como se fosse alguma ave exótica. E vão sempre surgindo as observações, "Porque não comes a nossa comida? Agora és mexicana". Ou "Não critiques aquele que agora é o teu país". E eu sempre a cortar "Não, é o país do meu marido. O meu é outro". Ou "Não aprecio a vossa comida. O seu filho também não chega a Portugal a sonhar com bacalhau".
Assim vamos levando a coisa enquanto o stress dela aumenta.
A sua última invenção passou por fazer ao filho um jantar surpresa de aniversário, sendo que ele detesta surpresas. Independentemente da opinião pessoal de cada um, há que respeitar a postura dos outros; se ele não gosta de surpresas, não as deverá fazer, certo? Mas ela fez. Fez e da seguinte forma: convidou apenas 4 amigos dele e 12 amigos dela. Como nas festas infantis, sabem? Quando o vosso filho faz 1 ano e obviamente os convidados são a familia e amigos dos pais. Assim fez ela. E no fim os convidados DELA bazaram sem pagar e o aniversariante terminou a noite a pagar uma super conta por ter alimentado gente que vê 1x há década. Imaginem a briga que foi entre eles depois, não é?!?
Percebo que se sinta deslocada com a nova realidade; o filho casou, saiu de casa, tem uma nora duma cultura que lhe é estranha... mas caramba! Faz parte da história do Mundo, os pais adaptarem-se à saída dos filhos do ninho.
Só lhe desejo boa sorte!

4 comentários:

  1. Boa sorte para ela e para ti, também vais precisar

    ResponderEliminar
  2. Ui, coitada de ti. Eu de vez em quando já ando às turras com a minha mas tranquilamente ehehe de vez em quando lá sai um "coitadinho do meu filho, não fazia nada e agora cozinha é limpa", respondo sempre o mesmo que tu "continua com duas mãos e duas pernas... E até está mais gordinho". A conversa acaba logo ahahah ou quando diz "a comida da mãe é que é boa não é?" respondi logo torto "por isso é que até você e as suas amigas dizem que foi preciso ir viver comigo para engordar" ahaha mas tirando isso, gostamos muito uma da outra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As mulheres por vezes são as principais machistas e nem se apercebem... que tenhamos muita paciencia, amiga! Elas até têm sorte que somos pessoas empáticas e não fazemos filmes. Sorte!

      Eliminar
  3. Ui.... também me passava com o comentário da "obrigação" por ser mulher. Ai, que aí também me saltava a tampa (como saltou a tua). Em suma, eu sempre ouvi este ditado: "Sogra não é parente, é castigo". No teu caso, é bem verdade!
    Força aí!

    ResponderEliminar