sábado, 18 de fevereiro de 2012

Mammy and Valentine’s Day

A minha mãe não teve uma vida fácil.
No meio de tudo, acabou por perder a juventude.
Resumindo: teve o azar de se apaixonar por um tipo que namorava com umas poucas ao mesmo tempo e que, aproveitando a ingenuidade dela, a convenceu a perder a virgindade com ele. Com a enorme sorte que tem, pimba! À primeira cavadela, minhoca! Ficou logo grávida.
A mãe expulsou-a de casa e, mais tarde, ao perdoá-la, exigiu o casório.
O namorado, contrariado, lá deu o nó.
Em Janeiro de 1989, a minha mãe fez 19 anos e em Fevereiro nasci eu.
Isto de não ser desejada pelo Pai tem muito que se lhe diga… O meu pai era agressivo, não no sentido de violento. Nunca bateu na minha mãe mas fazia outro tipo de jogo igualmente duro. Adorava violência psicológica. Passava os dias a mandá-la abaixo, a dizer-lhe que ela era feia, que não fazia nada bem, que era gorda, desinteressante. Tanto disse que a mulher se convenceu disso até hoje!
Passados 2 anos de casamento, surgiu uma nova gravidez. Como na época não existia a tecnologia que há hoje, ninguém detectou que o bebé trazia uma deficiência.
Em 1991 lá nasceu o meu irmão com Trissomia 21.
A partir daqui tudo piorou. Se o meu pai já tinha uma filha saudável mas indesejada, imaginem uma criança deficiente, cheia de complicações e despesas?
O meu pai nunca aceitou o meu irmão, acho até que tinha uma certa vergonha.
Com esta família indesejada, as brigas e agressividade eram cada vez maiores.
Cresci neste ambiente horrendo sonhando todos os dias que os meus pais se divorciassem e que a minha mãe pudesse ser feliz.
Depois de 18 anos deste inferno, o meu pai lá se enrabichou pela amante brasileira dele e saiu de casa. Nem queria acreditar que finalmente seriamos livres!
Em 2010 o meu irmão morreu. Ele era o mundo da minha mãe. Ela perdeu assim 80% dela. Nunca tinha trabalhado, nada, apenas se dedicava ao filho.
Começou uma vida nova. Aprendeu a ter uma conta bancária, a trabalhar, a gerir a sua vida.
Mas continuava com um sonho: encontrar o Amor.
Há 2 anos surgiu um pretendente. Simpático, animado mas… casado! Há gente muito porca!
O ano passado surgiu outro pretendente. Bem vestido, conduzia um Jaguar, transpirava dinheiro. Viemos a descobrir uns meses depois que era dono de uma casa de prostituição.
Como vêm a minha mãe parece destinada a atrair montes de merda.
 

No dia dos Namorados começo a vê-la muito agarrada ao telemóvel, a receber montes de sms. Estranhei.
A meio da noite vem-me dizer que vai beber café e começa-se a rir, toda vermelha. Mau Maria! Enchi-a de perguntas!! Lá me confessou. O técnico que repara os elevadores aqui do prédio passou há uns meses por um processo de divórcio e costumava desabafar com a minha mãe. E como também tem uma filha, parece que se identificaram. Vai na volta o tipo deu o número à minha mãe para o caso de algum dia ela precisar de algo. Mas a minha mãe como parou na adolescência, já nem sabe engatar nem percebe quando uma pessoa está interessada nela, não fez nada com o número. Aí há umas 3 semanas parece que o rapaz insistiu com ela e deu-lhe novamente o número. Só aí se fez luz na cabecinha dela!
E no dia nos Namorados lá decidiram ir beber café os 2 sozinhos.
Nunca a vi assim, a arranjar-se, a pôr-se cheirosa, a maquilhar-se, a querer ser mulher, a querer agradar. Gostei de ver.
Agora passa os dias as sms e à noite ouço-a no quarto ao telemóvel com voz melosa, toda querida. É estranho. Gozo tanto com ela!! Eheh
Mas é bom. Só espero que este seja de confiança e que ela pare de ser enganada. É que este até telefonava para saber como eu estava nos primeiros dias de cólica renal e quer levar a minha mãe a almoçar fora, quer levá-la à terra dele, diz que sempre teve uma queda por gordinhas… Estou para ver!

7 comentários:

  1. Que vida! A tua mãe merece o mundo como costumo dizer. Espero que desta seja de vez, é tempo de a tua mammy ser muito feliz! E tu também! Um grande beijinho ***

    ResponderEliminar
  2. Admiro muito a tua mãe por nunca ter deixado o teu irmão, por nunca ter desistido dele! (Conheço casos tão tristes...) Boa sorte pra ela :)

    ResponderEliminar
  3. Dreamer: obrigada ;)

    M: Infelizmente, também oiço com cada coisa lá da instituição onde a minha mãe trabalha... há pais que tratam os filhos abaixo de cães.

    ResponderEliminar
  4. Depois de tudo o que se passou espero sinceramente que a tua mãe encontre a estabilidade e a felicidade que merece! E o mesmo para ti, obviamente!:)

    ResponderEliminar
  5. Isso tem mesmo ar de história com final feliz, estou a torcer pela tua mãe que bem merece um bom homem ao seu lado :)

    ResponderEliminar
  6. oh é querido! Pode ser que dê certo, pelo menos ela já se esta a tentar valorizar :)

    ResponderEliminar