sexta-feira, 30 de março de 2012

Da traição


Nunca seria capaz de trair!
Sim, não tenho problemas em dizer a palavra nunca, no que se refere a este tema.
Não sou santa nem púdica mas tenho algo mais valioso: a consciência.
Não entendo, juro que não entendo como se pode trair alguém e depois simplesmente olharmos para a pessoa que está connosco, sorrir e dizer “amo-te”.
Se nunca traí, nem penso em fazê-lo, admito que não é por uma questão de certo ou errado, nem por ética ou valores morais.
É somente porque se traísse, estaria a pôr término ao meu namoro. Sei que seria o fim porque eu não minto. Como digo sempre, sou demasiado arrogante para fazê-lo. Quando faço algo, assumo-o. É uma atitude minha, ninguém se deve meter. Devido a este pensamento, não minto.
Por isso sei que se traísse, a minha consciência torturar-me-ia até que eu falasse a verdade. Tenho sempre uma enorme necessidade de fazer o que julgo ser mais justo. Ás vezes, até me dá raiva de tão correcta que sou.
Acredito piamente que sexo e amor são coisas diferentes que se encontram separadas. Mas amor e respeito, esses não vivem um sem o outro. Como se pode trair sem desrespeitar o nosso namorado/a e o sentimento que temos? Aliás, acho que o maior desrespeito é para connosco. Quando se trai alguém, traímo-nos primeiramente a nós, às promessas que fizemos, aos olhares que trocamos, às palavras que proferimos. E haverá maior vergonha que trairmo-nos a nós próprios?

8 comentários:

  1. Concordo com o que dizes. Seria impossível viver comigo própria sabendo que menti à pessoa com quem estava, ou isso seria sinal que efectivamente o relacionamento estava terminado e já não faria sentido!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo, seria incapaz de trair alguém, e depois ainda mentir na cara da pessoa. É uma questão de respeito para comigo e para com a pessoa com quem estou.

    ResponderEliminar
  3. Eu não concordo em absoluto, ou seja, percebo o que queres dizer quando falas em consciência e respeito por nós mesmos, até porque eu quero ficar com o meu marido para sempre (apesar de alguns problemas) mas as coisas não são assim tão simples. A minha melhor amiga dizia exactamente o mesmo que tu e ao fim de dez anos de casamento e com um filho... traiu o marido. Durante dois meses envolveu-se sexualmente com outro e nesses momentos a consciência nunca lhe pesou. Não sei se agora lhe pesa mas quando penso no assunto não me atrevo a dizer "nunca". Eu tinha na minha melhor amiga o exemplo máximo da fidelidade e quando ela traiu cheguei à conclusão que nunca se sabe o dia de amanhã... ;)

    ResponderEliminar
  4. Cuca: não digo que nunca seja capaz de trair. Às vezes, surgem certas circunstancias, como a carencia, ou a relação estar menos bem ou até uma simples e fortissima atracção por outro. Nunca posso dizer nunca, apesar que achar mesmo muito pouco provável. Contudo, acredita que contaria. A minha consciencia é a coisa mais irritante do mundo! Pesa pela mais pequenina coisa. É impressionante! E quando digo que nunca minto, não o faço mesmo. Porque mesmo quando acontece, 10min depois já me estou a desbroncar toda! Acredita que não dá, é impossivel eu mentir ou esconder algo durante muito tempo. Se traisse contaria. E isso levaria, obviamente, ao fim da minha relação. Fim esse que teria de aceitar porque, tenham-me santa paciencia, a carne pode ser muito fraca, mas o que nos distingue dos animais é justamente sabermos lidar com os intintos. Quem trai, trai em plena consciencia, independentemente do motivo.

    ResponderEliminar
  5. Somos mesmo Peixes!!! Também não sei mentir porque das inúmeras vezes que o fiz dez minutos depois era apanhada na mentira porque me desbroncava sem dar por isso!!! Deixei de mentir, claro! A mentira é horrível e sim tb a minha consciência me pesa pela mínima coisa, por isso, não minto e tento não fazer mal a alguém. Mas concordo em absoluto com a última frase "Quem trai, trai em plena consciencia, independentemente do motivo." Nada mais certo.

    ResponderEliminar
  6. Cuca: Eu sempre li que Peixes é o signo mais complexo do zodíaco. Como é o último, tem caracteristicas de todos os outros e carregamos as culpas de toda a gente, sentimo-nos sempre invadidos por enormes tristezas e grande solidariedade. E comigo é mesmo assim.

    ResponderEliminar
  7. Tenho pena de quem não sabe amar e respeitar.

    ResponderEliminar
  8. "Acredito piamente que sexo e amor são coisas diferentes que se encontram separadas. Mas amor e respeito, esses não vivem um sem o outro" dizes tudo aqui.
    Trair e acabar o namoro é uma coisa. Trair e fingir que não aconteceu nada é incompreensível para mim.

    ResponderEliminar