sábado, 17 de março de 2012

Das sogras


É sabido que 90% das mulheres detestam as sogras. Mas, grande parte, será um dia, certo? Então porque raio nenhuma geração inverte esta merda??
É entre colegas, mães e filhas, cunhadas, amigas, sogras e noras… mas as mulheres têm sempre de se odiar umas às outras??
Pois bem, admito e sem vergonhas que, infelizmente, faço parte dos 90% que adoraria ver a sua sogra a ser raptada daqui para a Indonésia por um grupo de Serial Killers.
E juro mesmo que a culpa não é minha, não é implicância nem nada que se pareça.
A mãe do meu ex-namorado é uma querida, tem uma doçura e um porte tão amável que é impossível não a adorar. Mas a mãe do João? Baaaah!
Tem mau feitio, parece sempre amargurada, ninguém lhe pode pedir nada, está todos os dias, a cada segundo, de mau humor. Haja paciência! Nem os filhos a aturam. Quer sempre que as suas crias estejam em casa a idolatrá-la. No outro dia, tanto insistiu, que o filho mais velho teve de lhe responder “Mãe, eu vou para minha casa, com a minha mulher e com a minha filha. Ok?”. Ao que a mãezinha respondeu com umas trombas daqui a Madagáscar.
O João agora gostava de restaurar uma casa que o avô lhe deixou, para ir viver sozinho, e ela só soube responder “Que estupidez! Sair de casa para quê?? És maltratado cá? As pessoas saem de casa para casar, deixa-te estar quieto! Além disso, o teu nome pode estar na escritura mas o Pai era meu e eu não permito que faças obras na casa”. Mas a velha está maluca???
E comigo? Se bem que não a posso acusar de me odiar ou perseguir, já que ela é amarga com todos, desde noras, a filhos, ao marido.
Uma vez, fui jantar lá a casa. Era Salmão. Adoro Salmão. Disse-lhe que adorava. Resposta dela “Então e se não gostasses azar o teu”. Disse-me esta pérola, assim, do nada… que fofa.
Ontem então, estive a um danoninho de a mandar a levar no cú.
A irmã do João vende cosméticos por catálogo. Eu não compro nada dessas coisas, a vida não está para gastar dinheiro nisso. Mas a minha BFF também vende e no nosso grupo de amigos, a malta compra-lhe essas coisinhas a ela. Ora a mãe do João vira-se para mim, que tinha lá ido jantar a casa, e diz “Podias levar a revista para mostrar à tua mãe, tia e amigas”. Eu expliquei “Levava de boa vontade, Dona M., mas não vale muito a pena porque a minha melhor amiga já vende”. A velha passa-se e lança-me a seguinte frase (num tom de decibéis bastante elevado) “E??? Essa é tua amiga mas esta é tua cunhada!! Sinceramente, estas mentalidades estúpidas!”.
Eu fiquei sem reacção. Fiquei a pensar se a mandava a merda ou a levar no cú. Optei pelo silencio em respeito ao João, o qual prontamente repreendeu a mãe, sem grande resultado, mas enfim.
Está-me cá a parecer que qualquer dia lhe tenho de explicar muito bem que o meu namoro não é como as promoções dos Supermercados, pague 1 leve 4. Eu namoro com o João, não é com o resto da família. Aliás, nem tenho interesse em ser “adoptada”, em ir aos almoços de domingo e fazer parte essa “linda união”. Quero mais é manter-me à margem. Porque se a puta da minha sogrinha já é assim e eu só estou há 1 ano com o filhote dela e sem lhe dar confianças, imagino com o tempo.
Ela que comece a fechar a boca, porque já enchi o suficiente durante 1 ano inteiro. Há próxima, se ela me apanha com a TPM, vai apanhar os dentes ao outro lado da estrada.

11 comentários:

  1. Eu não tenho comparações de sogras a fazer... Esta foi a primeira que conheci, nunca me tratou mal e agora até gosto dela, mas ao inicio não ia muito com a "cara dela", aliás namoro há 6anos e meio, mas o namoro é mesmo só nosso, os nossos pais estão pouco envolvidos na nossa relação, não vá a relação acabar, nós ficarmos bem e eles devastados.

    A tua "sogra" é a típica, é a sogra da minha mãe xD... a minha avó quando o meu pai era vivo, era dos diabos!

    ResponderEliminar
  2. “Então e se não gostasses azar o teu”? Que horror. Deus te livre disso. E essa da revista de venda por catálogo ainda consegue ser mais insultuoso. Há muita mulher que se queixa das sogras sem motivo, mas tu tens motivos - e fortes. Pobrezinha. :/ Dou graças a deus diariamente por ter uma sogra fantástica, que me adora e está sempre a dizer que sou muito bonita (mesmo não o sendo, lol).

    ResponderEliminar
  3. Ritinha: a minha mãe e os pais do joão não são de se meter na relação. Por acaso, disso não me posso queixar. A minha "sogra" não é de perguntar como vai o namoro nem dar palpites. O que ela simplesmente faz é ser desagradável só porque sim. Mas é com toda a gente! Marido, filhos, noras, genro, cunhados. Parece que anda todos os dias a chupar limões! Ela passa a vida a dizer que a outra nora nunca lhe liga nenhuma. Agora entendo porquê? Quem é que tem prazer em conversar com este bicho do mato??

    S*: do que já li no teu blog, tens uma sogra de ouro! Se todas fossem assim... Tens sorte! A tua parece ser um doce.

    ResponderEliminar
  4. As sogras tem muito poder.
    Posso resumir te a "minha história". A verdade é que conheço mal a minha "sogra", passo alguns momentos com ela,
    como jantares, almoços, etc e tal. Por motivos de distância da minha familia passei o Natal em casa da mão do meu namorado, e confesso que foi o pior Natal de sempre.

    Ele é obsecado pela mãe, desde que o pai faleceu com cancro.
    Se por um lado, O compreendo, por outro,
    acho que está a invalidar-me e a deixar-me sempre em 2º plano.
    Infelizmente fiquei desempregada em Dezembro passado, e até agora, embora vá a muitas entrevista e me inscriva em tudo, ainda não consegui trabalho.
    Nós ja viviamos juntos, e eu tenho poupanças e sempre paguei as minhas contas, que logicamente dividiamos, Era a nossa casa. O nosso espaço.
    A minha querida sogra, ficou desempregada em Janeiro. Ele, deixou a nossa casa, a nossa vida a dois.. porque simplesmente ela lhe disse " XPTO, tens de vir viver comigo. Nao podes pagar duas casas."
    Aguentei me firme, e quis que ele ficasse comigo; conversamos e decidimos que eu pagaria a renda e contas. Mas que as contas do supermercado dividiriamos.
    4 meses se passaram, e apenas eu, pagava tudo. Renda, contas, alimentação etc.
    Ele apenas sustentou a mãe. Se acho isso correcto? Sim, claro.
    Se o nosso amor deixou ter a importancia que tinha? Obviamente.

    Acho que a mãe manda nele. E ele deixa.
    Hoje, estavamos a passear, ele tinha vindo ter comigo. A mae liga lhe e diz lhe para ir para casa fazer lhe companhia.
    Obvio que ele foi.

    Desculpa o alongamento de texto. Apenas tinha de provar que os homens amam as mães como nunca vão amar ninguem. E em caso de problemas, é a nós que abandonam.

    P.s. Para que não fiquem duvidas, eu tenho 27 anos, ele faz 30 este mes.

    Não se luta com as sogras. É uma batalha perdida.

    ResponderEliminar
  5. Oh minha nossa, essa mulher deve ser do pior. Se fosse comigo passava-me com tanta má educação. Não tenho pachorra para estar a agradar a gregos e troianos. Distância das sogras é o que se quer. Mai nada*

    ResponderEliminar
  6. Ai Raven até dá vontade de rir!! A mulher não bate todas de certeza!! Haja paciência para certas pessoas! Não ligues, é o melhor =)

    ResponderEliminar
  7. Anónima: O meu namorado também tem 30 anos. Bem, a tua situação é bem pior! Isso já não é uma sogra, é uma inimiga mortal. Estás numa situação delicada... e que poderá terminar bem mal =(
    Mas como já disse anteriormente, a minha sogra não é assim só comigo, é com todos. Aliás, tenho cá para comigo que ela é assim porque o marido ainda nunca lhe deve ter dito o quão insuportável ela é. E os filhos também já a deveriam ter mandado à merda umas quantas vezes. Mas eu estou a uma unha negra de explodir. O meu namorado, por sorte, compreende-me. Eu disse-lhe que preferia não frequentar a casa dele. Ele aceitou e vai ele ter comigo todos os dias (factor que a mãezinha dele aproveita para mandar umas boquinhas às vezes, do tipo "Vê lá se mudaste de casa e não avisas-te"). E também, ele já teve algumas brigas com a mãe devido à forma como ela fala comigo. Isso é bom, dá-me segurança. Mesmo sabendo que tens razão, em caso de colisão, eles escolhem sempre a mãe (o que eu até entendo). De resto, a partir desta última situação nesta semana, e depois de 1 ano a aturá-la, optei pela técnica de só convivermos em eventos indispensaveis. A partir de agora é que ela vai ter muitos motivos para dizer que o filho nunca pára em casa.

    ResponderEliminar
  8. Há muitaa coisa engraçada neste post!
    Mas bem, acho que deves ter paciência, a senhora deve ter muitos problemas para ser assim tão amarga. Se vires que é melhor, evita ir a casa dele até que ela perceba que está a afastar-te com o seu feitio.

    ResponderEliminar
  9. Eu também não tinha uma relação fácil com a minha ex-sogra. Ela queria mandar em tudo o que o filho fazia, e consequentemente em mim... Na verdade, acho que ela achava que eu não era suficientemente "boa" para o filho, mas na verdade, ele é que não era suficientemente bom para mim...

    ResponderEliminar
  10. Poison: Tocaste no ponto fulcral. As mães protectoras acham sempre que os filhos arranjam bruxas manipuladoras que os vão roubar. Não entendo. Acho normal que todas as mães reajam menos bem à independencia dos filhos. É o chamado síndrome do ninho vazio. Uma mãe carrega connosco 9 meses, crescemos e saimos de casa, tirando-lhe acesso a muitas vertentes da nossa vida. Compreendo que seja triste. Mas ainda assim, é obrigação da mãe respirar fundo e ajudar/apoiar o voo. E toda a gente namora, casa, enfim. Haverá sempre uma mulher na vida dos filhos delas. Não entendo esta eterna perseguição e guerra entre sogras e noras. E isso que disseste, dela querer mandar em ti, é outro factor que me irrita. É que nós não saimos do útero dela. É parvo! É o tal pensamento de que a nora é da familia, como uma filha mais a educar. E não é. Chamem-me antipática, mas familia de namorado ou marido é isso mesmo. Cunhados, sogros... isso para mim não é parentesco em parte alguma do mundo! No inicio, o irmão do João tinha a mania de dizer à filha com 3 anos "Olha a tia Raven!". Tive me chatear! A miuda não é minha sobrinha. Eu não chamo tio/a a quem casou com os meus tios de sangue. Não quero confusões de termos.

    ResponderEliminar
  11. A tua sogra continua a achar que os filhos ainda são crianças e que têm de viver ao redor dela e da forma como ela idealizou... Eu não teria paciência para as situações que descreves aqui no blog...

    ResponderEliminar