segunda-feira, 2 de abril de 2012

Finalmente, o início da liberdade


Aung San Suu Kyi, Nobel da Paz e membro da oposição birmanesa eleita deputada nas eleições de domingo, pediu hoje aos seus compatriotas que se unam com vista à consolidação da democracia na Birmânia, congratulando-se com uma “nova era” no país.
A nova deputada pronunciou algumas palavras na sede do seu partido, a Liga Nacional para a Democracia (LND), um dia após as eleições que ditaram o seu regresso à vida política, ao fim de três décadas de sucessivas detenções ordenadas pela junta militar que governa o país.
Foi um discurso de vitória breve e solene, indica a AFP. “Esperamos que isto seja o início de uma nova era, na qual o papel do povo no quotidiano político se irá acentuar”, declarou a líder birmanesa perante algumas centenas de apoiantes que a esperavam com flores.
“Não está aqui tanto em causa o nosso triunfo mas o triunfo daqueles que decidiram que deveriam participar no processo político deste país”, disse. “Aquilo que importa não é o número de assentos conquistados – apesar de estarmos extremamente satisfeitos de termos conseguido tantos – mas antes o facto de as pessoas terem mostrado tanto entusiasmo na participação neste processo democrático”, indicou ainda a Prémio Nobel.
No seu discurso de vitória, Aung San Suu Kyi lançou ainda um apelo à união: "Esperamos que todos os partidos que participaram nestas eleições estejam em condições de cooperarem connosco a fim de criarem uma atmosfera verdadeiramente democrática na nossa nação”.

Estava a ver que não!
Esta mulher é o exemplo máximo de amor, esforço, determinação, coragem.
É um verdadeiro ser humano em todas as vertentes.
Força! A Birmânia vai conseguir.

1 comentário:

  1. Mulheres como esta fazem falta. Quando vi as notícias fiquei bastante contente..
    Foi esta e a modelo iraquiana que chocou toda a gente mas correu atrás do seu sonho. Claro que de forma muito menos "importante" e muito mais superficial, mas o que conta ali é a coragem que ambas têm.

    ResponderEliminar