sexta-feira, 29 de junho de 2012

Coisinhas irritantes

Gente comodista mas que ainda assim se acha o Einstein da aldeia.
Gente que diz “Não vale a pena mudar”, “Para quê tentar”, “Mas para quê reclamar e arranjar confusão”.
Isto a propósito do anónimo que me disse num comentário sobre os meus post’s futebolísticos que não via o porquê de eu estar a reclamar, já que o dinheiro/patrocínios despendidos no futebol não seriam utilizados para sustentar o povo.
Caro anónimo, alguém aqui disse o contrário? Agora, lá porque esse dinheiro não seria dado ao povo, não quer dizer que me pareça normal que um tipo de dá pontapés num bocado de borracha ganhe mais num dia que uma senhora que anda de sol a sol a varrer as ruas ganha em vários anos!
É uma questão de valores, princípios e revolta social.
Porque se assim não fosse, eu ainda teria 4 negros no terraço e mandava-os para a Senzala. E quem defendeu o fim da escravatura? Não foram os pobres negros sem poder, seguramente. Foram os brancos.
E por isso eu sempre hei-de reclamar, sempre que veja algo ridículo, mesmo que disso não tire proveito.
Quero lá saber se o dinheiro do futebol não é aplicado nos sectores carenciados! Quero é que se pare de esbanjar e gozar com os pobres!
Eu também sou hetero e defendo com unhas e dentes os direitos dos homossexuais.
Revoltem-se, batam o pé mas não percam o espírito, os valores e a opinião.
Porque crise mesmo, grave, é a de ausência de valores que está por toda a parte e nos trouxe a esta actual calamidade.

10 comentários:

  1. Concordo, concordo. Haja alguém que pensa como eu.

    ResponderEliminar
  2. És muito emotiva. Afirmar que alguém é conformista por ter uma opinião diferente da tua, parece-me algo completamente díspar da tua suposta "liberdade". Desconheces obviamente o funcionamento socioeconómico do mundo para assumires que opiniões banais como essas revelam uma atitude revolucionária.

    ResponderEliminar
  3. Reclamar é sempre uma opção muito mais válida do que "comer e calar"! Irritam-me estas pessoas que acham que é mais bonitinho e importante viver uma paz fingida do que uma verdade dolorosa! Grrr

    ResponderEliminar
  4. Também me irrita quando dizem que não vale a pena mudar o estado das coisas...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo: lê novamente. Escapou-te o texto, certemente. Não chamei conformista a quem tem uma opinião diferente da minha. Acho conformista sim, quem se cala, quem acha que se "deve ir andando" e volto a repetir, defendo as causas e opiniões em que acredito mesmo que delas não tire proveito. Quer-me parecer que o anónimo será alguém com uma crise de valores gigante.
    E se achas que os principios que defendo são banais, é porque certamente serás um preconceituoso de primeira que não entende a dificuldade de um homosexual ao ser olhado de lado por meramente demonstrar o seu amor, o desprezo que é dirigido aos negros porque se pensa que serão todos ladrões...
    Talvez eu não entenda o funcionamento socioeconomico do mundo, meu caro. Mas entendo certamente o funcionamento dos seres humanos bons e iguais entre si.
    Boa sorte com essa postura.

    ResponderEliminar
  6. tu és uma exagerada. Onde é que está aqui a homossexualidade em causa ou algum comentário em relação à orientação sexual? Tu deves pensar que és muito original e aberta só porque não és homofóbica e racista. Se assumes que toda a gente que tem uma opinião díspar é porque é homofóbica e racista, então problema teu. Este comentário deveu-se unicamente às tuas ilações tiradas de uma frase que eu disse há uns posts atrás sobre os jogadores de futebol. E continuo a achar pointless a discussão, porque o problema não é o ordenado dos jogadores de futebol, a desigualdade salarial sempre existiu e tu contribuis para tal ao consumires produções de massa nomeadamente filmes, música, usares internet, facebook, entre outras banalidades. Se queres tanto ajudar na solução da pobreza mundial, aproveita o tempo para fazer voluntariado, compra alimentos a pequenos produtores e investe em produtos nacionais, entre milhares de outras coisas, não venhas é com clichés baratos de que o problema do mundo está nos jogadores de futebol quando te esqueces dos actores, jogadores de NFL, NBA, músicos, etc etc etc etc. Não me lembro de os países africanos ou do médio oriente gastarem muito dinheiro com jogadores de futebol, deve ser por isso que são tão ricos.

    ResponderEliminar
  7. Este texto está demasiado demagogo e simplista. Os futebolistas ganham mais porque também produzem mais. Nada tem a ver com justiça, senão polícias, bombeiros, mereciam ganhar mais. Mas nem todos os polícias estão em zonas perigosas e ganham o mesmo.
    Já agora foram os pretos sim que quiseram abolir a escravatura, mas precisavam de ajuda. A guerra civil americana, foi ganha pelos estados do norte, precisamente porque tinham a ajuda dos escravos. Assim como em África do Sul e o apartheid.
    Ser demagogo é muito fácil, como dizer que o 1.º ministro só faz merda, mas as solulções, NUNCA, repito, NUNCA, foram tão simples, como simplesmente ter boa fé e querer trazer justiça.
    Aposto que já foste a uma loja electrónica comprar um PC ou um iPOD e achar que são muito caros. Pois seriam ainda mais caros, se a apple não estivesse a recrutar quase trabalho escravo na China que leva alguns a quererem suicidar-se.
    Longe de ser apenas conformismo

    ResponderEliminar
  8. Anónimo: também és daqueles que fala da vida dos outros sem conhecê-los? Só qualidades, ãh? De voluntariados entendo eu muito, idosos, crianças e pessoas portadoras de deficiencias, é só escolher. Inclusive faço parceria com uma assistente social e costumo fazer pequenas compras de bens alimentares para familias carenciadas. Farás tu o mesmo? E sim, há um enorme exagero também nos actores e tudo o que mencionas-te mas eu não estava a escrever um ensaio social e sim o MEU ponto de vista sobre uma parte do tema que me irrita em particular. Se não concordas não tens porque ler ou frequentar o meu espaço. Simples assim.

    ResponderEliminar
  9. Demagogiasnao: Que não tem a ver com justiça, sei eu! E por isso me indigno! Porque sem dúvida que os bombeiros e médicos deveriam ganhar bem mais. Entendo perfeitamente o funcionamento do mundo, não quer é dizer que não possa reclamar e expôr os meus pontos de vista, porque parecendo que não, isto ainda é uma democracia e a censura já se foi.

    ResponderEliminar