quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Viva o abandono!



“A Ordem dos Médicos Veterinários não aceita que uma lei determine o número de animais por apartamento. No novo projecto do código do animal de companhia, o Governo quer dois cães no máximo, ou quatro gatos. Caso se queira as duas espécies, o máximo são quatro animais.
“O Estado, o Governo, o Ministério da Agricultura têm com certeza o direito de aconselhar o número que ache razoável, mas não que esse número seja limitado por lei”, considera.
As novas regras que o Governo está a estudar definem também que basta surgir uma queixa para a Câmara ter o dever de retirar do local os animais em excesso.”

In RR

É normal que num prédio não se possam ter 10 cães, devido ao ruído, cheiros e toda a dinâmica e rotina do animal. Afinal, vivemos em sociedade e tem de haver respeito. Mas restringir com lei esse número é ridículo. As pessoas deveriam apenas ter bom senso e fim.
O que é preferível, afinal? Um lar com 7 animais bem tratados, que recebem amor e têm barriguinha cheia ou uma rua cheia de animais decrépitos, escanzelados, fezes e tristes?
Não entendo… estamos numa época difícil em que as medidas deveriam ser de apoio à adopção animal, a incluir tudo e todos no núcleo familiar. Deveriam, como já se faz na Madeira, criar um banco alimentar animal, proporcionar através dos veterinários municipais certos tratamentos grátis, deveriam permitir que as despesas dos nossos anjinhos peludos contassem para o IRS.
Mas não. Este governo não se importa que os números de pobreza extrema estejam a aumentar e haja cada vez mais gente a viver na rua. Portanto, vão-se lá importar com “animais”?
Tenho vergonha deste país.

11 comentários:

  1. Ainda não percebi bem esta medida, as pessoas são conscienciosas, sabem que não podem ou não devem ter muitos animais fechados dentro de quatro paredes, agora, fazer disso lei????Não entendo..

    ResponderEliminar
  2. Eu acho essa lei bem aceitável e já devia estar há muito tempo!!
    Não acho muito normal as pessoas poderem ter 6 ou 7 cães dentro de uma casa todos mal tratados e à fome só porque sim.
    Para não falar da porcaria que para ali vai mas pronto, eu também sou suspeita que não gosto de pelos na roupa e a voar para a comida..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas quem deveria decidir isso, como muito bem disse a bastonária da Ordem dos Veterinários, deveria ser o veterinário Municipal. Porque quem tem 7 cães não significa que os esteja a matar a fome. Eu quando tiver uma casa minha pretendo ter vários cães e gatos sempre e quando os possa alimentar e cuidar com dignidade. Isso é como as crianças! Existem assistentes sociais para quê? Para verificar se está tudo bem e caso não esteja, a criança é retirada aos pais. O veterinário municipal poderia fazer o mesmo. Porque ainda não vi a imporem só 2 filhos por casal, pois não? E também existem crianças maltratadas. Esta medida vai é arranjar queixas e mais animais abandonados. O que, além de crime, é nojento e tipico de alguém sem valores. Mais valem vários animais amados e a roupa com pelos do que vários na rua soltos à intempérie e à fome.
      Se ando sempre com os casacos na última cheios de pelo do meu gato? Ando. Mas prefiro o amor dele a uma roupa, uma peça material, bem arranjadinha.

      Eliminar
    2. Epa por mim podem deixar a lei de 3 gatos e 3 cães, não sou eu que como os pêlos deles nem vivo no meio daquilo.
      E a lei é aplicada a partir de agora, logo quem já está assim não precisa de abandonar nada -.-'
      Agora que já vi muito animal a viver na imundice sem ninguém fazer nada já...e podem fazer? nao, a lei permite, então deixa andar! Porque se se tratar de crianças eles vão lá, mas quando são animais ninguém se importa!
      E sinceramente os animais na rua reproduzem-se quando e como quiserem, ninguém lá mete a mão, por isso se formos levar todos para casa porque estão na rua ia ser giro ia...ao menos controlem isso!
      E já tive colegas que nao foram aceites em certos empregos por causa da roupa assim, o que para mim nao faz muito sentido, mas ha gente para tudo.

      Eliminar
    3. Tem de haver uma noção. Eu ando sempre com fita adesiva, daquelas dos raptos, atrás a tirar pelos dos casacos! lol
      Mas não me imagino a viver sem animais! Mas entendo-te, eu não gosto de crianças, por exemplo, algo que poucos entendem. Cada um é como é. Mas acho que a lei deveria ser aplicada mesmo como disse a Bastonária, haver supervisões, visitas, ver queixas e ser tudo bem analizado. Não restringir assim sem mais! Por exemplo, eu amo animais mas tenho real noção das coisas, vivo num T2, passo o dia fora de casa, logo tenho apenas 1 gato. Adoraria ter mais mas não tenho espaço nem rotina para isso. Há que pensar nos vizinhos e na dignidade do bicho. Tenho só um mas é tratado que nem um Rei! Mas conheço uma pessoa que tem 14 gatos em casa e a coisa resulta. Aspira todos os dias, a casa dela cheira bem e está tudo em ordem (eu não conseguiria). Como vês, é tudo uma questão de civilização. Animais ao molho e com necessidades nunca!
      Quanto há questão dos animais de rua, não os podemos acolher a todos, claro. Eu faço parte duma Associação Animal e sei como é complicado. Mas daí a incentivar a mais abandono, já é crueldade e falta de consideração pelas Associações que vivem com a corda ao pescoço. Além de que esta lei abordava também a ideia de que qualquer animal em Associação ou Canil que esteja doente deve logo ser abatido para libertar espaço. Mesmo que seja uma doençazita curável com 3 dias de antibiotico. Isso é crime, a meu ver. É exterminar porque sim. Para mim é intragável.
      Mas pronto, a Assunção também já voltou atrás e relevou a coisa. Menos mal. Já tinha o Eros a afiar as unhas! ;)

      Eliminar
  3. Ahaha eu também era assim com crianças! Até que estagiei com elas e percebi que neste mundo não há nada mais puro que as crianças e os animais.
    Para mim não dá viver com os pêlos porque me faz imensa confusão, então quando vejo os gatos da minha sogra a lamberem os nossos pratos das refeições depois de lamberem o cu .... epa :S
    Mas o problema está na sociedade. Quem é que se interessa por ver se os animais estão bem tratados? Quem é que gasta recursos para isso? Ninguém! Porque não os valorizam quando são a melhor coisa que alguém pode ter! Por isso prefiro que haja uma lei que limite os maus tratos porque é mesmo isso que se vê. Eu fiz um domicílio em que haviam 6 cães com uma quantidade de comida mínima, estavam magrinhos magrinhos, nem conseguiam andar, sem pelo e todos feridos. Se calhar se só pudessem ter 2 não era assim...ou então se alguém neste país lhe desse valor :S

    ResponderEliminar
  4. Eu concordo e não concordo com a lei.

    Já comentei hoje num blog isto, eu vi e vejo muitas vezes os ditos "amantes de animais" (e considero-os pessoas egoistas, odiosas, que jamais tomaram em consideração o bem-estar dos seus animais) - pessoas que têm cães praticamente enjaulados toda a semana num apartamento minusculo (cães como labradores que têm energia para dar e vender que só vão à rua ao fim-de-semana, quando calha, quando não está a dar o FCP ou quando não está a chover, etc; gatos aos montes; etc.)
    E isto eu também não acho normal.

    Se deveriamos contar com o bom senso das pessoas? Qual bom senso?! Vocês já viram o nosso povinho a ter bom senso? Não são todos, claro que não mas, há uma grande percentagem de portugueses que não querem saber dos animais para nada. Gostam de passar por bons samaritanos, amantes de animais (apesar que isso é algo que eu desprezo que se auto-intitulem). Se alguém for dizer alguma coisa são bem capazes de dizer "por lei não estou a fazer nada de mal"... blablabla

    Eu não acho normal terem certo tipo de animais, com determinado porte num apartamento. Não acho que quem os tenha e não se dê ao trabalho de os passear todos os dias, de manhã e à noite (e se tiver por perto ao meio-dia) seja um bom dono. Não acho. E quem os adquire sabendo que não tem essa disponibilidade ou não quer ter não gosta do seu animal. A meu ver não gosta. São pessoas egoistas que querem ter um animal porque está na moda e eles até são fofinhos até crescerem e cag***** o apartamento todo.

    No entanto, parece-me errado que isto seja visto como um "pró" ao abandono de animais. Acho que é mais um "pró" para as condições dos animais.
    Claro que entendo que as pessoas sintam que estão a ser invadidas, etc mas a verdade é que se não for assim quantos mais animais se vão encontrar obesos, com doenças, etc? E já só falo do desleixo e da negligência e não de casos de falta de nutrição e de serem maltratados (como já foi referido acima).

    A lei como está pode não estar bem redigida mas eu acho bem que existam limites sim. Não desta forma mas que tenham atenção, que peçam p.ex para saber em quantos m2 um cão vai viver. Qual a lógica de tanta coisa, de chips, disto e daquilo se depois entregam um cão (ou qualquer outro animal) nas mãos de qualquer pessoa, que pode fazer o que quiser e por os pobres animais a viverem nas condições que bem entender (ou falta delas).

    Acho que o maior problema com os animais, principalmente o abandono vem da falta de cultura, civismo, respeito e conhecimento da maioria das pessoas. Impondo um limite legal não seria o pior nestes casos. Se calhar até haveria muito menos abandonos e casos de maus-tratos aos animais.

    ResponderEliminar
  5. ps: só que acho que deveria estar mais bem delineado. Porque ter 3 chiuauas num apartamento T2 pequeno, pex, é muito diferente de ter 3 rotweillers no mesmo espaço - eles simplesmente não têm espaço suficiente para viver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era exactamente o que ia dizer agora. Exigir 2 cães por apartamento é vago. Porque num T1 até um labrador se pode sentir preso. Basta um. Eu adoro cães, a sério que adoro. E custa-me muito não ter um. Mas vivo num apartamento pequeno e passo o dia fora de casa. Seria justo o animal estar só e sem quase poder ir a rua? Não. Por isso tenho um único gato, independente, com caixinha de areia e tudo mais para estar à vontade. Bom senso.
      Tens razão quando dizes que as pessoas não têm noção mas ainda assim essa lei é vaga, tonta e continuo a achar que é um incentivo ao abandono. Porque há gente que consegue ter muitos cães em apartamentos e ter muito tempo para os tratar. Uma amiga minha tem mais de uma dezena de gatos e um part time que lhe permite ser limpa e presente. Cada caso é um Mundo. A lei que obrigasse antes a uma vigilancia, tipo Assistentes Sociais mas através dos veterinários municipais. Parece-me mais coerente.
      Agora o que me ofende sobretudo é aquela parte da lei que afirma que os animais em Associações ou Canis que tenham uma doença, qualquer doença ainda que tratável deverão ser logo abatidos de modo a dar espaço a outros. Mas que é isto? Lei Hitleriana? Selecção da raça perfeita e saudável? Eu faço parte duma Associação Animal e esta parte da lei então deu-me a volta ao estomago! Ando eu a apanha-los da rua, a ver-me grega com verbas para os alimentar e levar ao veterinário e agora vem uma lei a mandar-me mata-los porque surgiu uma infecçãozita??

      Eliminar
    2. Pois com a parte da lei que "obriga" o abate também não estou de acordo. De todo mesmo.
      Eu acho que é muito difícil conseguir-se ter o tipo de fiscalização porque isso acarretaria custos e eles, infelizmente, não estão para isso. Mas acho que um bom ponto de partida seria sensibilizar quem está nos canis e associações para não darem os animais a qualquer um mas haver uma análise (nem que minúscula) das condições que têm para tomar conta de animais, se já foram denunciados como tratarem mal os animais, etc... Posso dizer-te que já fui a um canil para pedir informações (porque queria perceber se reunia condições para adoptar o animal que queria) e sabes que quando dei por mim tinha a folha de adopção toda preenchida e já só faltavam os meus dados e assinatura? Ficaram mesmo chateados comigo por eu não o trazer mas eu não sabia se poderia tratar do animal, se teria condições para lhe dar as vacinas, a comida que precisa, etc... isto a meu ver também proporciona muitos maus tratos e negligência. A pessoa em questão não me conhecia de lado nenhum, nunca me tinha visto e, no entanto, empurrou-me aquele animal como se fosse minha obrigação levá-lo mesmo que ele viesse para minha casa para ser maltratado ou que viesse para minha casa e eu não conseguisse pagar as consultas, a comida, etc. Era-lhe igual. Não gostei da atitude.

      ps: também acho que cada caso é um caso mas infelizmente muitos casos só acabaram quando forem penalizados legalmente pelas más condições que proporcionam aos animais.

      Eliminar
    3. Tens razão nesse ponto. Impingir animais desenfreadamente, por mais que o Canil esteja a abarrotar, tão pouco é gostar dos animais. Nós temos já a Associação lotada, não podemos apanhar mais nenhum e custa-nos deixar vários sem apoio mas acima de tudo temos a noção de que a nossa obrigação é para com aqueles que já vivem connosco. E alguns estão lá há anos porque a Presidente é super cuidadosa, mete imensos entraves a adopção e exige algumas visitas antes de poderem levar os animais.

      Eliminar