sábado, 22 de março de 2014

Mais um sábado à noite…



Mais uma noite solitária a olhar para o tecto.
Descobri que os fins-de-semana são os meus piores inimigos. Que inútil me sinto!
Hoje ofereci-me para fazer tudo, acompanhar todos, tal é o meu desespero por companhia. Fui com uma vizinha velhota ao oftalmologista, fui comprar pão com uma tia.
E mais uma vez me pergunto: onde estão os meus numerosos amigos?
Ah sim, a limpar as casas e a jantar com os mais que tudo.
Ontem a Charlotte, a minha melhor amiga fez anos. Lá fui jantar a casa dela. Fui à boleia com os pais dela, uma vez que ela, quando se juntou com o namorado, foi viver para uma casa dos sogros para poupar na renda, algures no meio do nada, uma aldeola a 30km daqui. Sabem que mais? Que aniversário desolador. Eu era a única amiga! A única! Só os pais e tios e sogros e cunhados. E eu, a amiga.
A vida avançou tanto assim? As mudanças estão a ser esmagadoras.
Hoje, no supermercado, encontrei uma colega de escola que, tendo menos 1 ano que eu, vai casar em Maio. Mas porque está tudo obcecado com a vida a dois?? Somos crianças!
E num sábado à noite têm todos jantares românticos, jantares de família, saídas em casais e eu aqui, na cozinha, às 23.39h, a fazer gelatina. Sim, esta deprê dá-me para comer.
Fico contente pelos meus amigos, claro. Mas já estou a sufocar com esta solidão e falta de gente com quem me identificar. Se alguém jovem, porreiro, espiritual e com espírito de aventura me estiver a ler, é favor mandar email para undertheclothes@sapo.pt
Precisam-se amigos novos! Partilho gelatina.

14 comentários:

  1. Raven,
    Mas se calhar já não são assim tão crianças. :) Para ti, ainda podem ser, mas há quem já na casa dos vinte tenha desejos de uma vida de casal, de casar, ter filhos. Os sonhos não são iguais para todos e embora tu ainda queiras fazer muita coisa antes de assentar, há quem tenha o objectivo de assentar antes de começar a fazer outras coisas. :) Eu juntei-me aos 28 anos e vou casar aos 29, mas só porque a vida não nos permitiu fazê-lo antes. Namoramos desde os 20 e há anos que andamos os dois a pensar juntar os trapinhos. :)
    Eu queria ser mãe cedo. Queria ser mãe aos 24 anos. E não acho que com essa idade fosse uma criança. Esta era uma das coisas que eu não queria mesmo deixar para depois dos 30, mas vai ter de ser. Tudo isto para dizer que se calhar para ti há coisas que fazem sentido fazer aos 30 e daí achares que tens ainda muito tempo,mas para outros os planos são outros. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tete, eu compreendo e fico contente pelos meus amigos quando vejo que realmente é esse o seu sonho e não um subterfugio de zona de conforto aliado a medo de ficar sozinho. No entanto, mesmo em 3 anos de relação nunca meti de parte os meus amigos, sempre equilibrei o tempo com todos, porque cada prisma da vida é importante e não se deve descurar nenhum. É isto que não entendo. O prevalecer da relação acima da vida social e pessoal. Não vejo como esta falta de equilibrio e igualdade contribua para a felicidade de alguém.

      Eliminar
  2. Acho que estás a passar um fase de luto/revolta. Tenho que te dizer que os meus fins de semana são assim há uns bons anos e embora esse habito de olhar para o tecto já não me faça diferença, tenho muito medo que o resto da minha vida seja assim, em solidão.

    Força.*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A., acho que acaba por ser inevitável pensar se esta fase se tornará eterna e diária. Quanto mais se prolonga, mais pensamos nisso. E a solidão é como um buraco negro que suga toda a nossa felicidade. Porque estas assim há uns bons anos?

      Eliminar
    2. Porque apesar de ter muitos e bons amigos, eles estão longe e não tenho conseguido criar laços de amizade e confiança, como tenho com eles, perto de mim.

      Eliminar
  3. LOL! Vim aqui parar através de vários links no qual um era do site shiuu (nunca sei se escrevo bem) e lá li que criaram um shiuu friends além do shiuu love... acho que é o que estás a pedir. Gostei deste teu desabafo mas infelizmente acho que a vida é mesmo assim. Quem não segue "a carneirada"... E sabes porque tantos querem logo fazer parelhas? Exatamente porque temem a solidão e lhes custa levar a vida sozinhos. A dois é a escolha mais covarde e segura... Os amigos «desaparecem» engolidos pelos relacionamentos e casamentos. Afastam-se para longe, têm pouco tempo das suas rotinas e preferem fazer planos com outros conhecidos casais ou com filhos do que com aquela pessoa solteira que depois destaca-se dos demais...

    Sabes o filme Bridget Jones? Só peca pela mentira onde contam que ela está rodeada de amigas e amigos que a qualquer problema basta estalar os dedos e estes largam tudo nas suas vidas e aparecem a correr para a animar... Esse é o lado realmente fofo do filme. Mas não é a realidade de muitos. Acho que acabarás por "ceder" à pressão da casalite... e para não ficares só, juntas-te a alguém e assim divides a vida a dois porque entre amigos, que é como ela realmente sabe melhor, está cada vez mais complicado. Mas não tenhas pressa. Vive a vida, a tua liberdade, a tua pessoa. Estuda, tira cursos, faz actividades para conhecer novas pessoas, com interesses parecidos aos teus. Ao longo da vida isso fará sempre falta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Duvido que ceda á pressão da "casalite", como dizes, porque já 2 relações minhas acabaram por a outra pessoa querer avançar, casar ou juntar, pelo menos e eu não ter querido. Quem sabe um dia tenha como sonho vestir-me de noiva ou decorar uma casa para mim e para o meu amor mas a verdade é que até à data ainda nada disso me fez sentido. E a ser sincera, por muito que ame o meu ultimo namorado (foi mesmo o meu grande amor até á data), sinto que ele não era o tal. E nisto sou muito romantica. Só quero dar certos passos se não tiver a mínima dúvida sobre a pessoa que está ao meu lado. Coisa que também nunca aconteceu...
      O teu conselho é óptimo mas o problema é que na cidade em que vivo não há muitas actividades e muito menos daquelas que eu gosto e que tenham a ver comigo.

      Eliminar
  4. Olá Raven, eu me identifico 100% com o teu post, podia ter sido escrito por mim! Se fores ver o meu blog, os sábados são exactamente assim, mas sem a gelatina que não gosto lol.
    Tanto, que evito falar dos meus sábados no blog, é mais do mesmo. Vou fazer daqui uns tempos 35, e a malta toda está casada, a namorar ou a viver junta, e com filhos, e como tal, não me enquadro nos programas deles. Sinto-me muito só, vivo sozinha já alguns anos e acredita que a solidão dói. E quando chega o verão ainda pior, já são alguns nessa tristeza. Moro em Lisboa numa boa zona, perto de tudo, das Docas, de Santos, do Bairro Alto, e no entanto, estou sempre em casa só por não ter companhia. :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens um google + ou lá como se chama, não é? Não o entendo muito bem... ou tens mesmo blog?
      Acredito que seja doloroso, Katy. Escreve-me se quiseres. Sente-te à vontade. Não gosto de saber que há gente a sentir-se como eu há demasiado tempo.

      Eliminar
  5. Sinto-me tentada a perguntar a tua idade Raven... Com já alguém o disse acima, acho que estás numa fase de revolta. Também eu a tive, há uns meses, depois do fim da minha última relação. As minhas amigas não vivem na cidade onde vivo, a minha família também não. Mas olha, rapidamente me juntei a este e àquele, saí muito à noite com pessoas que nem conhecia bem, dancei muito, conheci um erasmus, andei com ele (sabendo que seria por pouco tempo)... Tudo me ajudou a ultrapassar aquela fase.

    E depois, num feliz acaso, quando nem procurava ninguém (até porque andava com o espanhol...) apareceu-me o namorado atual. Se tiveres curiosidade...

    http://1632hs.blogspot.pt/2013/01/voyage-voyage.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho 25. Não creio que esteja revoltada. Eu já tinha notado que os meus amigos estavam a seguir um rumo muito oposto ao meu mas como tinha a minha própria relação, nunca olhei muito para esta questão. Agora tenho mais tempo para ver, encarar, entender. Agora tive o choque com a realidade. Vi que os meus amigos estão mais distantes do que pensava e eu me sinto mais deslocada do que julgaria. Isso de sair com todos, até com os que mal conheço, para mim não dá. Ou me sinto bem ou não vou. Dançar é bom mas sair de bar em bar, discoteca em discoteca já não me preenche. Aos 19 anos sim, actualmente já me parecem ambientes vazios. E, tomando o teu exemplo como tema, começar agora a curtir com alguém sabendo que seria passageiro não me faria bem. Estou cansada de toda a gente entrar e sair da minha vida. Gostava de conhecer alguém que se deixasse ficar. Não tenho paciencia já para casos fugazes e brincadeiras. Dou-me se valer a pena. Mas acima de tudo, após 3 anos, não será em meses que vou sentir vontade de me envolver com alguém só porque sim. Não consigo envolver-me com alguém, seja a que nivel for, tendo o coração ocupado. Porque querendo muito esquecer o meu ex, 3 anos são 3 anos e não se apagam em 2 meses.
      Vou espreitar o teu blog, sim.

      Eliminar
  6. Provavelmente não te recordas de mim, mas sou uma leitora antiga e...sempre que precisares, aqui estarei! (Com ou sem gelatina :))

    ResponderEliminar
  7. Compreendo, mesmo tendo um relação, sou uma pessoa muito dada e dou sempre imensa atenção aos meus amigos... mas tenho reparado que nem todos têm as mesmas prioridades...

    ResponderEliminar