sexta-feira, 15 de julho de 2016

De Italia IV

Nápoles.


E de como eu fui idiota e cedi na minha politica de sempre viajar só.
Nápoles não é Roma. Nápoles é a 2a cidade por excelencia da Máfia, sendo que controlam a recolha do lixo e quando há problemas com a população local, o mesmo não é retirado das ruas, tornando-se a paisagem e o cheiro intensos.
Nápoles parece um grande bairro social, tudo é cinzento, marcas de balas nas paredes dos prédios mas o povo é muito humilde e só quer é ganhar os seus trocos com os turistas. Comparativamente a Roma é bem mais barata!
É a partir de Nápoles que se apanha uma especie de metro que vai para Pompeia.
Ora a amiga que viajou comigo só foi a Pompeia. Portanto, ela só conheceu a estação de metro. Foi o suficiente para ela se recusar a ficar em Nápoles, alegando o mau ambiente, as pessoas "estranhas" e a criminalidade. Portanto a minha viagem de 8 dias que incluiria 2 em Nápoles e um em Sorrento ficou completamente lixada. Ela recusou-se a ficar por estes motivos que eu considero ridiculos (o povo é pobre, não se pega nem te vão deixar com piolhos) e conseguiu, do alto da sua postura tipica de turista chines (fotografar tuuuudo sem respirar e nem olharem redor) sem assaltada no Vaticano, ser assaltada no metro, apanhar uma insolação e que o multibanco lhe comesse o cartão ficando totalmente dependente de mim. Eu já estava farta! Aliás, explodi mesmo num determinado momento. Pela primeira vez numa viajem, não pude falar com estranhos, fazer amigos, perder-me. Tinha de estar sempre de olho nela que se metia em cada situação, parecendo uma idosa de 80 anos de Piodao que via a capital pela primeira vez.
Enfim... ainda assim consegui pelo menos ir a Nápoles sozinha um dia.
Impressiona e de facto a primeira reacção quando se chega à estação é agarrar bem a mala mas quando começamos a caminhar pelas ruas e vemos que tudo é assim, que não existe uma zona bonita, menos cinzenta e com menos lixo, vemos que aquilo é o "normal" da zona e ninguém te vai tirar um pedaço por isso. Sinceramente, gostei! Sociologicamente foi interessante. E pude ver no Museu Arqueologico os frescos de Pompeia que se encontravam nas casas de prostituição.





Pompeia é giro e vale a pena pagar por um guia. É muito barato e fiquei arrependida de não o ter feito.
Neste dia sim, conheci pessoas e vivi experiencias fantasticas.
E memorizei, bem fundo no consciente e sub-consciente e inconsciente: NUNCA MAIS VIAJAR ACOMPANHADA!

1 comentário:

  1. Tens que encontrar alguém com o mesmo nível de loucura que tu e principalmente com o pensamento que sobrevivemos para mais um dia de aventuras :) o risco é e será sempre inevitável cá ou em qualquer lugar

    ResponderEliminar