quinta-feira, 2 de março de 2017

De Itália I

Sobre as minhas 3 semanas pelo norte de Itália, só tenho a dizer que foi a melhor viagem de sempre!
Sozinha, como eu tanto gosto. Mochileira, só eu, várias cidades, conhecer outros, muitas viagens de comboio, algumas de barco, uma mão cheia de caminhadas à chuva e, inesperadamente, uma grande dose de espiritualidade.
Vou começar por vos falar da mais famosa, que vive nas fantasias de muitos:

Veneza
Fui em pleno Carnaval. É tão bonito como dizem ou mais. Aqueles fatos, a atitude que os mascarados adotam, tão digna, burguesa, nobre... tudo é magico!
Não existem carros. Tudo tem por base barcos. Não andei de gondola porque era muito caro; 80€ 30min. Além disso, parece-me o tipico passeio clichet de casais apaixonados e eu ali sozinha, acho que também não me faria muito sentido. Fica para uma próxima que vá de coração "ocupado". Mas de todos os modos, ainda que possa não ser o mesmo, andei de Vaporetto muitas vezes, que é como quem diz o "metro" aquático lá da zona. Sobretudo ao fim de tarde / noite, é muito bonito. Quando nos sentamos cá fora e vemos Veneza ao anoitecer, com a brisa a bater-nos no rosto, as gondolas ao fundo a ondularem, as luzes, as silhuetas dos monumentos... é mágico. Dá vontade de congelar aquele momento para a eternidade.
Estive lá 1 dia e meio e posso-vos dizer que não chegou. Sinceramente, aconselho 4 dias para ver Veneza. Tinha lido em vários sitios que era um sitio pequeno que se via bem em 2 dias. Mentira. Ainda para mais em fevereiro, onde tudo fecha mais cedo por ter horário de inverno. Pessoalmente, que aprecio cada detalhe arquitectonico, entro em todos os museus, observo cada quadro, meto conversa com as pessoas, acho que vi um 30% da cidade... Pode parecer pequena mas tem milhares de ruas estreitas, becos, pontes. No último dia vi-me aflita para sair de lá! Andei tanto que me perdi. E como foi dificil regressar à famosa praça de São Marcos! Stressei tanto que enquanto me lembrar evitarei voltar a Veneza!
Não tive tempo para ir ao centro de arte moderna onde estava Klimt em exposição (damn it!). Nem consegui visitar as outras três ilhas: Lido, Murano e Burano. Mas comprei um travessão para o cabelo em vidro Murano, lindo!
A igreja de São Marcos é do estilo bizantino, grandiosa e muito trabalhada. Vale muito a pena visitar. Mas o palácio ducal é o mais impressionante.
Foi sobretudo dificil encontrar um sitio em conta onde comer. Veneza é a cidade de Itália mais cara que vi até à data! Um café? 3€ minimo. Uma pizza pequena? Nada menos que 20€. Um chocolate quente? Passa para cá outros 5€.
No entanto, espero voltar um dia com calma.

Igreja de São Marcos (interior)

Igreja de São Marcos (exterior)

Praça de São Marcos




Carnavaaaaaaal



Sem comentários:

Enviar um comentário