terça-feira, 14 de maio de 2019

Das praias mexicanas

Tem sido uma incrível aventura poder conhecer um país que me causava tanto medo e inquietação.
E ainda que não seja muito de praias, aqui tenho-me pré-disposto a ver tudo aquilo que o México tem para oferecer, seja aventuras com animais, arqueologia ou simples veraneio.
Deixo-vos algumas imagens:


HOLBOX !
Li sobre esta ilha na revista Sábado e deixou-me com a pulga atrás da orelha. Apresentavam-na como o novo paraíso e, de facto, é. As ruas ainda são de terra, não permitem carros, qualquer deslocação deverá ser a pé, de bicicleta ou em carrinhos de golf. Não há portanto ainda contaminação, lixo, abusos, excesso de turismo. Águas azuis transparentes, vê-se sempre os peixinhos a nadar a par connosco.
Tive até duas possibilidades incriveis: nadar sozinha, lado a lado, com uma gaivota amarela (espécie comum por aqui) e com um pelicano. Nem se assustaram. E pudemos nadar nus! Nus e namorar de tão desertas que são as praias.
Outro atrativo da ilha é a bioluminescencia (aconselho! É bem giro, de noite, sob a lua, ler a água tornar-se azul ao nosso passo).
Outro detalhe deste paraíso são os graffitis muito artisticos e bonitos. E claro, experimentamos o ex-libris culinário da ilha: pizza de langosta.
Aconselho a quem puder vsitar este sítio apaixonante, cheio de espaços de reiki e yoga que, POR ENQUANTO, ainda não se transformou num qualquer Algarve.





Sobre Cancun... é o Algarve! Sem museus, só prédios, muita droga e prostituição, bares de strip, alcóol e festa. Praias de areal reduzido pela avanço da construção civil e assim vai...


Playa del Carmen... Igualmente muito turistico mas mais pequeno, com alguma cultura, museus, praias de com espaços menos urbanizados. Gostei mais!
Além da praia tem o ÚNICO museu 3D de todo o continente americano. E posso-vos garantir que é bem divertido e proporciona fotos geniais! 
Aqui também aproveitei para experimentar os famosos peixinhos que nos comem a pele morta dos pés (é uma optima sensação, não dói nada!) e brincar com um tigre bébe.













Tive a sorte de conhecer esta boneca! Encontrei-a no bairro onde nos alojamos logo na primeira noite. Meio desconfiada, aceitou um paté. Nos dias seguintes, já era ela quem nos esperava sempre à mesma hora ou simplesmente, batia-nos à porta. Chegou a dormir no sofá uma noite. Foi duro despedir-me dela. Espero que fique bem.

Sobre Tulum, o também recomendado paraíso turístico, tenho-vos a dizer que ainda é uma vila. Não é grande, não está tão saturado como Cancun ou Playa del Carmen e tem muitas ruinas e cenotes para visitar. Contudo, o mar está neste momento com um problema relacionado com lixo e a água está bem feia e não é nada agradavel entrar no mar e andar a pisar coisas.



Uns tipos bem simpáticos que podes ver à entrada das ruínas.


1 comentário:

  1. Imagens de fazer inveja :) ai, eu ficaria despedaçada por ter que deixar a gatinha ahah

    ResponderEliminar