domingo, 31 de agosto de 2014

Questões, questões...

Na cidade em que vivia, existe uma grande comunidade chamada Catecomunato. Eles estão por toda a parte e, para quem não sabe o que são, consiste apenas num grupo de católicos que levam a sua fé muito a sério e a seguem ao extremo. Por exemplo, são contra o uso de pílula, preservativo, aborto. O sexo só serve para procriar. É comum que os casais pertencentes ao Catecomunato tenham sempre 8, 9, 10 filhos.
Na escola tive várias colegas pertencentes a este grupo e lá as via, umas a seguirem os ensinamentos da sua comunidade à risca, outras a tomarem a pílula às escondidas nos balneários. 
São cheios de moralismo, condenam com frequencia quem vive em união de facto, quem não faz isto ou faz aquilo. Gastam imenso dinheiro em viagens a perseguir o Papa para onde quer que ele vá e organizam encontros nacionais todos os meses, quando não são todas as semanas.
O que me faz alguma espécie é: então o Deus deles fica contente que eles se reúnam para comer e beber? Fica orgulhoso de andarem a fazer vénias ao papa na China, no Brasil ou em Espanha? E a ajuda ao próximo? Nunca vi nenhum membro do Catecomunato a fazer voluntariado. Nem nos peditórios do banco Alimentar, nem a dar uma esmola ao único sem abrigo que existe na cidade!
E posto isto, sendo agora as festas de Barrancos, que como sabem tem aquela incrível "tradição" de chacinar um touro nas ruas e a seguir desmembra-lo e dá-lo a comer aos visitantes, espantou-me ver no Facebook dessas minhas colegas tão católicas, tão cheias de amor em Deus, inúmeras fotos do touro morto, de língua de fora, ensanguentado, a ser recolhido por uma grua e a seguir "desmanchado" (como dizem elas) e colocado na brasa para que o comam com as ruas ainda pintadas com o seu sangue.
Resumindo, resta-me um dúvida: não podemos tomar a pílula nem usar preservativo porque estaríamos a interferir com a Vida, que é apenas opção de Deus. Claro que também não podemos abortar, pois estamos a privar um ser de nascer. Portanto... o touro é movido a pilhas?

2 comentários:

  1. Sou católica e até faço algumas viagens religiosas e uma das coisas que mais me mete nojo na igreja são precisamente os moralistas. eu sou a favor de uma série de coisas que a igreja mais tradicionalista condena (contraceptivos, sexo antes do casamento desde que com respeito por nós e pelos outros, masturbação, uniões de facto, aborto - não tanto o acto em si, mas a possibilidade de escolha por parte da mulher e outras mil e uma coisas) e muito honestamente as melhores pessoas e os melhores católicos que já conheci - e já conheci muitos, de todos os cantos do mundo - não se preocupam com essas coisas secundárias e sim com serem boas pessoas, ajudarem os outros e eles próprios e estarem próximos de deus através da oração.

    ResponderEliminar