sexta-feira, 10 de abril de 2015

Humanos Vs Gente



Ou eu sou muito boa pessoa ou o mundo está uma porcaria mal frequentada.
Hoje estiveram 2 jovens rastafáris, com uma cadelita, a tocar acordeão e pedir esmola perto da Cafetaria onde trabalho. Foram até perguntar no fim do dia, se iriamos deitar comida fora ou se lha poderíamos dar. Todas as minhas colegas as olharam com desdém e despacharam. No fim, quando eu saí debaixo de chuva para lhe oferecer 2 pães de leite com queijo e um iogurte liquido que tinha na mochila, as minhas colegas olharam-me como se eu fosse louca. E logo vieram os julgamentos, “Eles vivem assim porque querem, espíritos livres. Não tenho pena nenhuma! Fossem mas é trabalhar”. Eu entendo esta visão. A sério que sim. Mas entendo acima de tudo que somos todos unos, viemos e vamos para o mesmo sitio, somos peças do mesmo puzzle e cada um toma o seu rumo. Elas são nómadas e pior são aqueles que tendo uma casa e um trabalho, tudo destroem em drogas e álcool. Elas não fazem mal a ninguém, apenas vivem de outro modo que deve ser respeitado. Se posso ajudar, porque não?

PS: irónico é ter descoberto que estas colegas tão cheias de moralismos e opiniões e preconceitos têm tectos de vidro. Uma está a cumprir 2 anos de pena suspensa por relacionamentos com tráfico de droga e outra é de etnia cigana e já viveu em acampamentos. Esta gente…

2 comentários:

  1. Desde quando é que ser cigano e ter vivido num acampamento é ter 'tetos de vidro'? E desde quando é que uma coisa justifica aquela que estás a tentar provar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim parece-me lógico que se alguém viveu num acampamento e faz parte de uma minoria descriminada, deva entender o que é sentir preconceito na pele e não o faça posteriormente aos outros.

      Eliminar